conecte-se conosco


Tecnologia

Preços sobem antes da Black Friday; confira quais produtos são mais atingidos

Publicado

compra online arrow-options
Shuttersock

É importante ficar de olho nos preços para não cair em promoções falsas

Uma pesquisa realizada pelo comparador de preços JáCotei mostra que os valores dos produtos estão subindo no período que antecede a Black Friday , que ocorrerá em 29 de novembro. Em média, os preços subiram 5,7% no último mês – os dados foram coletados entre os dias 29 de setembro e 29 de outubro. 

O estudo analisou a variação de preço de 16 produtos, que são os mais buscados na plataforma. O produto campeão na variação de preços foi o micro-ondas, que subiu 11%, seguido da fralda, lavadora de roupas e impressora. A única categoria que registrou queda de preço durante o período foi a de notebooks , com redução de 0,4%. 

tabela arrow-options
Divulgação/JáCotei

Variação de preços por categoria

Black Fraude

Conhecida como “ Black Fraude ” ou “ metade do dobro ”, essa estratégia feita por e-commerces se tornou comum durante a data. Aumentando o preço antes e dando descontos no dia da Black Friday , as empresas geram falsas promoções para atrair os consumidores. O lado bom é que quem compra já está com os olhos mais abertos em relação a isso. 

Leia mais:  Ansioso pelo PlayStation 5? Confira tudo o que já sabemos sobre o lançamento

Leia também: Conheça 6 golpes que podem te fazer perder dinheiro e saiba como evitá-los

De acordo com Antônio Coelho, CEO do JáCotei, a Black Friday é a época do ano que a plataforma de comparação de preços tem mais acessos. “Isso mostra que os consumidores estão atrás de ferramentas que comprovem que ele está comprando o produto com o desconto real”, afirma. 

Como garantir o menor preço na Black Friday

O fato de os consumidores estarem de olho nos preços antes da Black Friday é uma boa garantia de adquirir descontos realmente bons na data. Para analisar as promoções, uma dica interessante é estar sempre de olho no histórico dos preços dos produtos. 

Leia também: Xô, Black Fraude: extensões do Google Chrome vão te mostrar o menor preço

Para isso, algumas plataformas geram gráficos fáceis de visualizar, dando para entender se os preços realmente caíram ou se é uma estratégia de vendas. Além do JáCotei , sites como  ZoomBuscapé fornecem esse serviço. Outra boa dica é instalar extensões no seu navegador , que indicarão as melhores promoções

Leia mais:  Netflix quase iguala número de assinantes da TV paga no Brasil; saiba quantos

Durante a Black Friday , também é importante estar atento a onde se compra. Para isso, é importante analisar a reputação da empresa em sites como Reclame Aqui  e Portal do Consumidor .

Comentários Facebook
publicidade

Tecnologia

WhatsApp deixa de mostrar status ‘online’ e ‘visto por último’, relatam usuários

Publicado

por

O WhatsApp se tornou um dos assuntos mais comentados no Twitter nesta sexta-feira (19) depois que usuários perceberam mudanças inusitadas em seu funcionamento. O aplicativo de mensagens deixou de mostrar o status “online”, “visto por último”, “digitando” e “gravando áudio” em suas conversas. Ao atualizar o aplicativo mudanças serão percebidas.

As novidades deixaram os internautas confusos sobre um possível erro no sistema, já que a empresa de Mark Zuckerberg não anunciou as atualizações. Antes, os usuários do aplicativo conseguiam apenas optar por desabilitar a função de “visto por último” e a de “confirmação de leitura” nas configurações de privacidade.

REUTERS/Thomas White

Segundo o site Downdetector, que monitora o relato de erros em redes sociais, o número de reclamações sobre o mau funcionamento do Whatsapp começou às 13h e atingiu seu pico às 14h.

Downdetector gráfico

Gráfico do Downdetector mostra pico de reclamações sobre mau funcionamento do WhatsApp

Entre os afetados pelas alterações repentinas, existem os que ficaram felizes pela maior privacidade e aqueles que lamentaram a falta de informações sobre seus contatos. E ainda no final da tarde desta sexta, alguns perfis no Twitter também começaram a relatar o retorno da visualização do status.

Leia mais:  De graça! 30 aplicativos e jogos para Android estão abertos por tempo limitado

Já entre os concorrentes, o Telegram ironizou a suposta falha no sistema, convidando os insatisfeitos com as novidades a “convidarem um amigo para ficar online” no aplicativo.

Procurada pela CNN, a assessoria do WhatsApp ainda não respondeu ao contato para explicar as mudanças.

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana