conecte-se conosco


Cidades

Praça Alencastro é palco de mais uma grande ação do Outubro Rosa

Publicado

Cerca de 500 pessoas passaram pela Praça Alencastro nesta sexta-feira (26) – Dia Estadual de Combate ao Câncer de Mama, para participar de mais uma ação em alusão ao Outubro Rosa – campanha de prevenção ao câncer de mama e de colo do útero. Em sua 9° edição, o encontro anual, organizado pela a Associação de Apoio à Pessoas em Tratamento e Pós-Tratamento do Câncer de Mama de Mato Grosso (MT Mama), tem como parceiro a Prefeitura de Cuiabá e diversas entidades e apoiadores da causa.

Durante todo o dia os voluntários e assistidas da instituição intitulados “Amigos do Peito” abordaram o público que passava pela praça com orientações, informações e recomendações sobre prevenção e combate à doença.

“Infelizmente a maioria dos casos de câncer de mama tem sido cada vez mais precoce. Para nós, isso é motivo de muita preocupação. O trabalho que realizamos durante todo o ano é mais forte durante este mês, justamente para que a população tenha o hábito de anualmente fazer o autoexame. Somente dessa forma é possível identificar a doença no estágio inicial. O Câncer de mama, não tem idade e quanto mais cedo descoberto maior a chance de cura”, explicou a presidente do MT Mama, Cleuza Leite.

Leia mais:  Prefeito lamenta o falecimento da mãe do Drº Vinagre

O trabalho educativo da entidade promove a conscientização de todas as pessoas quanto à importância da detecção precoce de doenças nas mamas, além de fornecer todo o suporte às pessoas e familiares durante o tratamento.

Para a professora aposentada, Elizabeth Conceição Almeida Alves, a prevenção e o controle anual da mamografia fez toda a diferença para seu diagnóstico da doença.

“Por estar sempre examinando as mamas e fazer anualmente a mamografia, quando descobri que tinha a doença logo comecei o tratamento e desde então faço os acompanhamentos. Foi um momento muito difícil, a retirada da mama é algo que meche muito com emocional da mulher, ao mesmo tempo me tornei uma mulher mais forte e hoje dedico meu tempo retribuindo todo o suporte que recebi em trabalhos sociais”, contou Elizabeth.

De acordo com o MT Mama no estado os dados oficiais apontam 680 novos casos, sendo 220 em Cuiabá. Em homens, a doença atinge 1% do total.

Além de todo o trabalho de orientação, quem passou pela praça recebeu alguns serviços de cuidados com a saúde oferecidos pelos alunos do Centro de Ensino Técnico Mato-grossense (Cetem). Os cidadãos puderam contar, por exemplo com aferição da pressão arterial, orientação sobre hipertensão e diabetes, triagem sanguínea oferecidos pelo Cedic-Cedilab. Os alunos ainda agraciaram o público com design de sobrancelhas, massagem Quick e Reiki, manicure, corte masculino e feminino.

Leia mais:  Dia das Crianças: especialista dá dicas para compra segura na internet

Além da atividade na Praça Alencastro, 10 palestras estão programadas até o final do mês em empresas, órgãos públicos e escolas realizadas por voluntários e assistidas.

 

Comentários Facebook
publicidade

Cidades

Prefeitura publica calendário de pagamento do IPTU; veja datas

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá estabeleceu a programação para pagamento do IPTU em 2021, que deve começar a partir de 1º de março. O Decreto nº 8.285, que determina o cronograma, foi publicado na Gazeta Municipal.

 

Assim como em outras edições, o pagamento poderá ser feito em cota única ou em até oito parcelas. O valor mínimo de cada parcela será de R$ 57,26.

 

Aqueles que não tiverem débitos de anos anteriores e optarem por quitar o IPTU em cota única até o dia 14 de abril, terão desconto de 10%. Os carnês serão enviados para todos os contribuintes que contam no Cadastro Imobiliário do Município.

 

Já as guias do IPTU de imóveis territoriais deverão ser retiradas nos postos de atendimentos do Município ou por meio do site.

 

A retirada presencial poderá ser feita no Centro Integrado de Atendimento ao Contribuinte (CIAC), nas Lojas de Atendimento ao Contribuinte (LAC-Norte e LAC-SUL), e em outros postos de atendimento que serão indicados pela Prefeitura de Cuiabá.

Leia mais:  Emanuel Pinheiro recebe homenagem dos servidores da Educação

 

Outra informação que o munícipe deverá ficar atento é em relação ao pedido de isenção do pagamento, que neste ano poderá ser feito no período de 1º de junho a 30 de julho, com validade até 2024.

 

Caso a solicitação seja indeferida, será concedido um prazo de 30 dias, a partir da ciência do contribuinte quanto à decisão, para que o valor seja pago sem desconto e sem a incidência de juros e multa.

 

“De acordo com os termos do art. 5º da Lei nº 5.355/2010, alterado pela Lei nº 5.797/2014, estão isentos do Imposto Predial e Territorial Urbano os imóveis residenciais com valor venal atualizado igual ou inferior a R$ 33.921, excluindo-se os imóveis territoriais, comerciais, unidades autônomas desdobradas com cadastro individualizado para fins tributários, chácaras de recreio e garagens de edifícios”, explica o decreto municipal.

 

Veja calendário de pagamento: 

 

Primeira parcela e cota única: 14 de abril

 

Segunda parcela: 14 de maio

 

Terceira parcela: 14 de junho

Leia mais:  SUGESTÃO DE PAUTA – Prefeito vistoria canteiro de obras da ETA Sul

 

Quarta parcela: 14 de julho

 

Quinta parcela: 13 de agosto

 

Sexta parcela: 14 de setembro

 

Sétima parcela: 14 de outubro

 

Última parcela: 12 de novembro

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana