conecte-se conosco


Mato Grosso

População cuiabana marca presença na avenida Getúlio Vargas para assistir ao desfile cívico-militar

Publicado

Nem mesmo o forte calor que fez na manhã deste sábado (07.09) impediu a população de ir até a avenida Getúlio Vargas, região central de Cuiabá, para asssistir ao tradicional desfile cívico-militar em comemoração aos 197 anos da Independência do Brasil.

As atividades iniciaram com o hasteamento da bandeira, seguido da revista à tropa, realizada pelo governador Mauro Mendes.

Logo depois, foi realizado o desfile militar, com a participação de quase mil militares das forças armadas, polícias militar e civil e guarda municipal. 

Conforme o governador Mauro Mendes este é um dia muito importante para que todos possam reviver e relembrar os valores que fazem uma nação nesses mais de 500 anos de história do país. “Temos muitos desafios pela frente ainda para termos o Brasil do futuro e que tanto sonhamos. Para isso precisamos trabalhar muito para construir a nossa independência. Que nesse dia possamos comemorar tudo de bom que temos, mas também lembrar dos desafios que temos pela frente”.

Desfilaram também 21 instituições, entre escolas públicas e privadas. 

Leia mais:  Câmara aprecia nove projetos de lei nesta quinta

Participaram as escolas estaduais Liceu Cuiabano, André Avelino, Mariana Luiza Moreira, João Brienne de Camargo, Demétrio de Souza, Adalgisa de Barros e a Creche Estadual Nasla Ascha. Também desfilaram as escolas municipais de Cuiabá Ana Teresa Arcos Krause, Maria Dimpina Lobo Duarte e Ranulpho Paes de Barros, além do Instituto Federal de Educação de Mato Grosso (IFMT).

Participam também a Legião da Boa Vontade, Projeto Siminina, Centro de Valorização da Vida, Fundação de Apoio e Desenvolvimento da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) – Fundação Uniselva, Guarda Mirim Ambiental Assembleia de Deus Madureira, Orquestra de Metais e Percussão de MT, Ordem Demolay Capítulo Cuiabá, União de Mocidade das Assembleia de Deus de Cuiabá e Região (Umadecre), Projeto Rafael Rueda e Clube de Carros Antigo.

Segundo a secretária de Estado de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, esse é um momento em que as escolas se preparam para desfilar e apresentar para toda a sociedade cuiabana o trabalho que desenvolvem quanto às questões cívicas. “É um momento muito importante porque estamos resgatando valores morais, patriotas e de cidadania que são fundamentais para a formação de qualquer cidadão”, disse a secretária. 

Leia mais:  PGE avança e moderniza serviços para contribuintes e na defesa do Estado

Para o comandante do 13º Batalhão de Infantaria Motorizada, Fernando Dias Herzer, o Dia da Independência representa liberdade. É um dia para deixar as diferenças de lado e trabalhar em conjunto, trocando ideias para que o Brasil cresça com desenvolvimento, tanto econômico, quanto social. “Toda sociedade necessita de uma transformação, não chegamos ao ideal ainda, estamos longe disso, mas trabalhando juntos chegaremos lá”.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Dia da Bandeira reúne estudantes e lideranças em ato cívico

Publicado

por

Nesta terça-feira (19.11), Dia da Bandeira, o 12º Batalhão da Polícia Militar em Sorriso (420 km de Cuiabá) reuniu policiais, estudantes, professores, lideranças e autoridades civis e militares em ato de elevação e depois de incineração do principal símbolo nacional.

Pontualmente as 12h, como prescreve o regulamento, e em uma unidade militar, nesse caso na frente do quartel do 12º BPM, o pavilhão nacional foi hasteado. Logo depois, os presentes entoaram o hino à Bandeira e em seguida ocorreu a leitura da ordem do dia (o tema e finalidade do evento).

Somente depois desses procedimentos aconteceu o ritual de incineração. Em uma pira metálica, o praça mais antigo do Batalhão, sargento Izaias Moura, acendeu a chama que incinerou 10 bandeiras, exemplares danificados pelo tempo de uso que foram recolhidos em unidades da própria PM ou levados até o quartel ao longo do ano por representantes do Poder Judiciário, escolas municipais e da Escola Militar Tiradentes.

O comandante do 12º BPM, tenente-coronel Jorge Almeida, também convidou para participar do ato estudantes do Projeto social ‘Luz do Amanhã’, desenvolvido pela PM, alunos de escolas municipais, policiais do Corpo de Bombeiros Militar.

Leia mais:  Câmara aprecia nove projetos de lei nesta quinta

Jorge Almeida observa que o ato teve a finalidade de despertar na comunidade o amor e o respeito à pátria e aos símbolos nacionais.

Você sabia?

Que somente no dia 19 de Novembro, Dia da Bandeira, o símbolo nacional pode ser incinerado?  E que as bandeiras em desuso ou mau estado de conservação(rasgadas, descosturadas ou envelhecidas) devem ser entregues em unidades militares para que possam ser guardadas até a data determinada para incineração?

Essas são exigências previstas no artigo 31 da Lei 5.443, de 28 de maio de 1968, que dispõe sobre a forma e a apresentação dos Símbolos Nacionais e dá outras providências.     

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Deixe sua Opinião

Como você define o governo de Mauro Mendes, até agora ?

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana