conecte-se conosco


Cidades

Políticos e fiéis lamentam morte de Dom Bonifácio

Publicado

Governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, fiéis e outras personalidades, lamentaram a morte do arcebispo emérito de Cuiabá, Dom Bonifácio Piccinini, aos 91 anos, na noite de sábado (28). Mendes decretou luto oficial de 3 dias. Velório acontece na Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá até às 9h de segunda-feira (30), quando o corpo será sepultado na cripta da igreja.

 

“Recebemos a notícia com grande pesar. Perdemos hoje um homem que fez a diferença com suas ações e sua fé. Ele sempre foi um exemplo para todos nós”, afirmou o governador e a primeira-dama, Virgínia Mendes.

Já Pinheiro, destacou que recebeu a notícia com tristeza. “Todos perdemos uma  referência,  por sua dedicação ao fortalecimento da comunidade católica em mais de 45 anos de trabalho destinados a ajudar as pessoas”, declarou o prefeito ao lado da primeira-dama, Márcia Pinheiro.

 

O ex-governador de Mato Grosso, Júlio Campos, lamentou a morte de Dom Bonifácio e afirmou que era amigo pessoal do religioso. “Envio aos seus familiares e a toda comunidade católica os meus sentimentos e votos de pesar”.

Leia mais:  Programa auxilia alunos da rede municipal no combate à violência

 

No instagram, a deputada Janaina Riva lamentou a morte de Dom Bonifácio e destacou que “a igreja católica perde um grande líder”.

 

Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho, destacou Bonifácio como um “grande líder religioso, que por meio do ministério, mostrava força da fé”.  Para ele, o momento é de tristeza e expressou solidariedade da família aos amigos, familiares e a comunidade católica.

 

No grupo do Facebook ‘Cuiabá de Antigamente’, vários fiéis lamentaram a morte de Dom Bonifácio. Em uma das mensagens, Celso Anselmo Bicudo Paula Souza, lembrou de quando ele recebeu o Papa João Paulo II em Cuiabá.

 

Além disso, destacou que nos últimos anos, Dom Bonifácio era visto caminhando no fim da tarde pela avenida Fernando Corrêa da Costa.

 

“O povo mato-grossense e os cuiabanos de antigamente o saúdam, em nome da sua postura honrada e digna que dirigiu a Igreja Católica Cristã por anos. Nossa gratidão”.

 

Despedida

Velório de Dom Bonifácio está acontecendo desde as 4h deste domingo (29), na Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá. As missas de corpo presente ocorrem 11h, 13h, 15h, 17h e 19h.

Leia mais:  Prefeitura de Cuiabá e sistema Creci/Cofeci assinam termo de cooperação técnica

 

Já na manhã de segunda-feira (30), a missa exequial está marcada para 8h, seguido do sepultamento, às 9h, na cripta da Catedral.

 

Dom Bonifácio tinha 91 anos e estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa, desde a última segunda-feira (23), após ter uma queda de pressão.

 

Comentários Facebook
publicidade

Cidades

Prefeitura publica calendário de pagamento do IPTU; veja datas

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá estabeleceu a programação para pagamento do IPTU em 2021, que deve começar a partir de 1º de março. O Decreto nº 8.285, que determina o cronograma, foi publicado na Gazeta Municipal.

 

Assim como em outras edições, o pagamento poderá ser feito em cota única ou em até oito parcelas. O valor mínimo de cada parcela será de R$ 57,26.

 

Aqueles que não tiverem débitos de anos anteriores e optarem por quitar o IPTU em cota única até o dia 14 de abril, terão desconto de 10%. Os carnês serão enviados para todos os contribuintes que contam no Cadastro Imobiliário do Município.

 

Já as guias do IPTU de imóveis territoriais deverão ser retiradas nos postos de atendimentos do Município ou por meio do site.

 

A retirada presencial poderá ser feita no Centro Integrado de Atendimento ao Contribuinte (CIAC), nas Lojas de Atendimento ao Contribuinte (LAC-Norte e LAC-SUL), e em outros postos de atendimento que serão indicados pela Prefeitura de Cuiabá.

Leia mais:  Começa Ciclo de Estudos em preparação às eleições de novos gestores escolares

 

Outra informação que o munícipe deverá ficar atento é em relação ao pedido de isenção do pagamento, que neste ano poderá ser feito no período de 1º de junho a 30 de julho, com validade até 2024.

 

Caso a solicitação seja indeferida, será concedido um prazo de 30 dias, a partir da ciência do contribuinte quanto à decisão, para que o valor seja pago sem desconto e sem a incidência de juros e multa.

 

“De acordo com os termos do art. 5º da Lei nº 5.355/2010, alterado pela Lei nº 5.797/2014, estão isentos do Imposto Predial e Territorial Urbano os imóveis residenciais com valor venal atualizado igual ou inferior a R$ 33.921, excluindo-se os imóveis territoriais, comerciais, unidades autônomas desdobradas com cadastro individualizado para fins tributários, chácaras de recreio e garagens de edifícios”, explica o decreto municipal.

 

Veja calendário de pagamento: 

 

Primeira parcela e cota única: 14 de abril

 

Segunda parcela: 14 de maio

 

Terceira parcela: 14 de junho

Leia mais:  Prefeitura de Cuiabá e sistema Creci/Cofeci assinam termo de cooperação técnica

 

Quarta parcela: 14 de julho

 

Quinta parcela: 13 de agosto

 

Sexta parcela: 14 de setembro

 

Sétima parcela: 14 de outubro

 

Última parcela: 12 de novembro

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana