conecte-se conosco


Polícia

Polícia Civil realiza evento em comemoração ao aniversário de 177 anos da instituição em MT

Publicado

Assessoria | PJC-MT

No aniversário de 177 anos da Polícia Judiciária Civil no Estado de Mato Grosso, um ciclo de palestras, no formato de roda de conversa, será realizado para policiais civis e outros convidados  para celebrar, relembrar fatos históricos, avanços e conquistas da Polícia Civil ao longo desses anos.

Com o tema: Descortinando a valorosa história da Polícia Judiciária Civil em Mato Grosso, o evento é organizado pela Academia da Polícia Civil no auditório da Diretoria Geral, durante a manhã de segunda-feira (22.04), iniciando às 08 horas. Uma amostra de fotos, armas e viatura antiga também será exposta no saguão da entrada do prédio.

O delegado Bruno Lima Barcellos, idealizador do evento, disse que o formato foi pensado para ser algo interativo e, por isso, o evento terá como convidado um delegado, um escrivão e um investigador de polícia, todos servidores antigos da Polícia Civil com 25 ou mais anos de trabalho dedicados ao Estado de Mato Grosso.

O evento contará com a presença também do historiador Vinícius de Carvalho, do delegado Adalberto de Oliveira, do escrivão Bento Roseno da Silva, e um investigador com vários anos de profissão. Cada um contará um pouco de sua trajetória policial.

Leia mais:  Polícia Civil apreende cerca de 430 medidores de energia e prende 3 por furto na Capital

Logo após, iniciará uma roda de conversas intermediada pelo historiador Vinicius de Carvalho. O delegado aposentado João Evaristo Capetinga, que foi diretor geral nos anos de 1985 a 1988, contará algumas passagens da polícia nessa época e sua visão da instituição na atualidade no bate papo junto ao delegado geral, Mário de Resende, o delegado e também vereador por Cuiabá, Marcos Veloso, e o diretor metropolitano, Douglas Turíbio

Aniversário

A Polícia Judiciária Civil comemora aniversário no mês de abril, conforme o Artigo 6º da Lei Complementar 407, que institui o dia 21 de abril como data comemorativa, exaltando o vulto de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, patrono da Polícia.

Criação

A Polícia Civil foi um dos órgãos instituídos em 1808 por D. João VI. No estado de Mato Grosso, a PJC foi criada em 24 de maio de 1842, por portaria do Presidente da Província, sendo escolhido, politicamente, seu chefe de polícia, dentre os desembargadores, juízes de direito, subdelegados e cidadãos, uma vez que era obrigatória sua aceitação.

Leia mais:  Polícia Civil cumpre prisão de autor de homicídio ocorrido em boate da Capital

O primeiro diretor geral do Departamento Geral de Polícia foi o bacharel Sérgio Adib Hage, nomeado em 07 de junho de 1972. A primeira viatura da Polícia Civil foi um veículo modelo fusca, para a cidade de Cuiabá. O primeiro concurso público para provimentos de cargos foi realizado em 1985.

Fonte: PJC MT
Comentários Facebook
publicidade

Polícia

Acusado de estupro de vulnerável tem prisão cumprida em Poconé

Publicado

por

Assessoria | PJC-MT

Um homem acusado de estupro de vulnerável teve o mandado de prisão cumprido pela Polícia Civil de Poconé (104 km ao Sul), nesta segunda-feira (20.05), após ser localizado no município.

O suspeito, Glaciano Gomes da Silva, 31, estava com a ordem de prisão preventiva decretada pela Quarta Vara Criminal de Várzea Grande, acusado de abusar sexualmente da sobrinha.

A prisão do foragido ocorreu após os investigadores da Delegacia de Poconé receberem informações sobre o seu paradeiro, sendo a dado cumprimento a ordem judicial contra o suspeito, durante diligências na cidade.

Após tomadas as providências de praxe, o preso foi encaminhado a audiência de custódia, ficando a disposição da Justiça.

 

 

Fonte: PJC MT
Comentários Facebook
Leia mais:  Polícia Civil prende seis por comércio de drogas em Várzea Grande
Continue lendo

Deixe sua Opinião

Como você define o governo de Mauro Mendes, até agora ?

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana