conecte-se conosco


Mato Grosso

PM celebra ‘Dia da Mulher Policial Militar’ com entrega de prêmio

Publicado

Nesta segunda-feira (22.10), no quartel do Comando Geral da Polícia Militar, será realizada a celebração do Dia da Mulher Policial Militar, data instituída pela Lei Estadual 9.964/2013 como reconhecimento da importância do trabalho das mulheres que integraram e integram a instituição militar mato-grossense.

A partir das 14h, policiais femininas representantes dos 15 Comando Regionais, do Comando Especializado e do Quartel do Comando Geral serão recepcionadas no auditório do QCG para uma tarde de interação, cultura e lazer.

O ponto alto do evento será a entrega do Prêmio ‘2º Sargento PM Antônia Macaúba da Costa’, um reconhecimento público pelo empenho e dedicação das mulheres em prol de uma segurança pública mais humana, democrática e comunitária.

A sargento Macaúba, homenageada in memoriam, foi uma das primeiras mulheres a ingressar da PMMT. Ela destacou-se pela celeridade, aptidão, dedicação à atividade policial e sua trajetória continua servindo como referência para muitas. As homenageadas foram selecionadas pelos comandos das unidades onde atuam.

Mulher na PM

Atualmente o efetivo feminino na PMMT é composto por cerca 630 policiais – coronéis, tenentes-coronéis, majores, capitãs, tenentes, sargentos, cabos e soldados. Também estão em todas as frentes do trabalho operacional. O ingresso do primeiro grupo de mulheres na PMMT acontece em 1984.      

Comentários Facebook
Leia mais:  Futuros bibliotecários conhecem rotina de trabalho do Arquivo Público de MT
publicidade

Mato Grosso

Servidor é preso por roubar pneus novos utilizados em caminhões e retroescavadeiras

Publicado

Foram desviados pelo menos 12 pneus novos utilizados em caminhões e retroescavadeiras, causando um prejuízo de aproximadamente R$ 35 mil.

Um servidor público suspeito de desviar pneus de veículos da prefeitura de Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá, prestou esclarecimentos na delegacia do município. Segundo a Polícia Civil, ele deve responder pelo crime de peculato.

As investigações começaram no dia 22 de março, quando o prefeito Adilson Gonçalves de Macedo registrou um boletim de ocorrência denunciando o suposto desvio.

O delegado Wilyney Santana Borges disse que várias buscas foram realizadas, até que o suspeito acabou confessando o crime. Em depoimento, ele contou que os pneus foram repassados para um comerciante como parte do pagamento na aquisição de um carro dele de luxo.

Os pneus desviados eram de veículos da Secretaria Municipal de Urbanismo.

De acordo com a polícia, nas investigações, foi apurado que pneus adquiridos para serem utilizados nas automóveis da secretaria foram desviados nos meses de novembro e dezembro de 2020, por um servidor  que exercia funções no setor de frotas da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Leia mais:  Sinop sedia terceiro sorteio mensal do Programa Nota MT

Segundo o delegado, os indícios apontados no inquérito indicam que foi possível constatar o desvio de pelo menos 12 pneus novos utilizados em caminhões e retroescavadeiras, causando um prejuízo de aproximadamente R$ 35 mil.

A Polícia Civil informou que o investigado pela venda dos pneus deverá responder ação penal pelo crime de peculato, vez que na época dos desvios, exercia o cargo de funcionário público. Já o comerciante que recebeu os pneus desviados, em troca de pagamento, responderá pelo crime de receptação.

A delegacia de Barra do Garças continua as investigações para saber se havia a conivência ou participação de outros servidores municipais, envolvidos no caso dos pneus desviados.

Por G1 MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana