conecte-se conosco


Mato Grosso

PJC fortalece Diretoria de Inteligência para combater crime organizado

Publicado

A Polícia Judiciária Civil intensificará o combate às várias modalidades do crime organizado em todo Estado de Mato Grosso. Seu planejamento estratégico para 2019 prevê a expansão do assessoramente oferecido pela Diretoria de Inteligência (DI). As mudanças começaram a ser implementadas em fevereiro, quando a DI incorporou o Núcleo de Inteligência de Cuiabá.

De acordo com o diretor Juliano Silva de Carvalho, o objetivo é ampliar as investigações na Baixada Cuiabana, alcançando um ciclo completo do processo de elucidação, especialmente, em relação a crimes mais complexos, como por exemplo, a lavagem de dinheiro.

“Com a incorporação desse núcleo de inteligência, todos os delegados que compõem a região metropolitana de Cuiabá e Várzea Grande, e cujas unidades não possuem um núcleo de inteligência próprio, terão assessoramento da Diretoria de Inteligência no desenvolvimento de seus trabalhos. A expertise da DI em ações complexas trará avanços para as unidades solicitantes, não apenas em demandas de análise, mas também as operacionais”.

Para as cidades do interior de Mato Grosso, a Diretoria de Inteligência também planeja uma série de ações durante o ano de 2019. “Serão retomadas as visitas e capacitações nas unidades regionais. Queremos manter o diálogo mais próximo com os núcleos de inteligência do interior. Pretendemos fazer reuniões regionais e também um grande encontro estadual com todos os integrantes dos núcleos de inteligência para alinhar objetivos, linguagens e planejamentos”, pontua o diretor.

Leia mais:  Escola de Governo abre pré-inscrições para curso de Liderança e Coaching

Inteligência

A Diretoria de Inteligência da Polícia Civil é o órgão responsável por centralizar informações de produtividade e criminalidade, utilizados para planejamento estratégico. A DI também recepciona procedimentos (checagens, investigação social) encaminhados por instituições de segurança de outros Estados e até mesmo de organismos internacionais.

Um exemplo de parceria internacional resultou no curso de repressão à Lavagem de Dinheiro no Combate ao Tráfico de Entorpecentes, que será ministrado pela Inteligência da Polícia Francesa, dos dias 11 a 15 de fevereiro, no auditório da Federação das Indústrias de Mato Grosso, em Cuiabá.

Diretor

À frente da Diretoria de inteligência, desde outubro de 2017, Juliano Silva Carvalho possui pós-graduação em Inteligência Estratégica, pela Escola Superior de Guerra (ESG), do Rio de Janeiro (2012); Curso de Administrador do Sistema Guardião Web / Ferramenta de Interceptação Legal (Santa Catarina), Curso de Técnicas de Investigação Criminal pelo FBI e Embaixada Americana no Brasil, conclusão em 2013, Brasília – DF, e outros cursos básicos na área de inteligência de Segurança Pública e Análise Criminal.

Leia mais:  Secretária apresenta proposta da nova estrutura organizacional da Seduc

Atuou como coordenador na Diretoria de Inteligência da PJC (2013 a 2014), foi titular da Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes – DRE (2015 a 2016) e também titular na Polinter (2017).

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Soldados são homenageados por interação com crianças

Publicado

por

Os soldados Deividy Jhansenn Neto Alves, Marlon da Silva Habeck e Jeberson Silva do Nascimento receberam nesta quarta-feira (20.02) do comandante geral da PM, Jonildo José Assis, um elogio pela atitude de integração com crianças.

O vídeo em que os policiais aparecendo brincando de bets com crianças, enquanto faziam patrulhamento em um bairro carente de Juína (a 735 km de Cuiabá), viralizou na internet e foi replicado em sites de notícias de todo o país.

O coronel Assis destacou a atitude dos soldados. Para ele a redução dos índices de violência não será alcançada apenas com ações reativas, mas com a integração entre a PM e a comunidade.

“Este caso reforça para a população que cada policial militar exerce uma liderança em sua comunidade. O gesto reflete na formação daquelas crianças, que futuramente podem influenciar outras”, destacou o coronel Assis. O comandante frisou que a atitude pode estimular outros policiais.
 
Para o soldado Jeberson, a interação é importante para incentivar as crianças a seguirem pelo caminho correto na vida. Ele agradeceu a homenagem e espera que a interação entre policiais e comunidade continue.  “Temos que manter a proximidade com a população, principalmente com as crianças, adolescentes e jovens, pois não podemos perdê-los para o mundo do crime”, afirma.

Leia mais:  Dívida da Saúde ultrapassa 400 milhões; secretário tranquiliza credores

A entrega do elogio aconteceu durante troca de comando do 8º Comando Regional, realizada na Câmara de Dirigentes Lojista, em Juína, com a presença de oficiais e sociedade civil organizada.

Tc Candido, tc Wendel, Cel Pinheiro, sd Jhansen, Cel Asssis, Sd Jeberson, Sd Habeck, Cel Fortes, Cel Wilker e Cel Cruz esquerda pra direita Foto: PMMT

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana