conecte-se conosco


Cidades

Pinheiro e moradores debatem ações do Município no Grande Terceiro

Publicado

Davi Valle

O programa “Prefeito no seu bairro” teve sua segunda edição realizada nesta terça-feira (11). Na oportunidade o chefe do executivo de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, esteve no bairro Grande Terceiro, situado na região Leste, ouvindo as solicitações de moradores e lideranças comunitárias. No encontro, foram apresentadas demandas ligadas as áreas da saúde, infraestrutura, lazer e integração social.

O Grande Terceiro é uma comunidade oriunda do remanejamento de milhares de famílias atingidas pela enchente de 1974, uma das mais devastadoras que Cuiabá já sofreu. Com 41 anos completados em 2019, o local é mais um que ainda sofre com os efeitos do crescimento desordenado. Para sanar as necessidades, o Município já desenvolve ações que resultarão em melhorias para os mais de 2.500 moradores da região.  

No bairro, estão em andamento neste momento, a reforma e ampliação do Centro de Saúde e a construção de uma praça pública. Também está prevista para o segundo semestre, a revitalização completa do centro comunitário. “São ações que vão contribuir para a construção de um novo tempo para essa comunidade tão tradicional. O poder público tem o dever de oferecer esses equipamentos que dão ao cidadão uma melhor qualidade de vida”, enfatizou o prefeito.

Leia mais:  Prefeito e primeira-dama conhecem luta de servidora afastada contra câncer de mama

Além disso, o prefeito destacou que já existe um projeto pronto para a construção da rede de drenagem em todas as vias. “Essa é uma intervenção que já fizemos todos os levantamentos e está orçada em cerca de R$ 2,5 milhões. Não é uma obra barata, mas entendemos que é de fundamental importância para acabar com os problemas de alagamento enfrentados pelos moradores. Estamos na busca de recurso para começar o trabalho”, explicou Pinheiro.

Para o presidente da Associação de Moradores e subprefeito da Regional Leste, Ricardo Lobo, a presença do prefeito no bairro, para um diálogo aberto com os moradores, demonstra o olhar cuidadoso que a gestão tem tido com as comunidades mais afastadas da região central. Ele reforçou ainda que as obras, nas diferentes áreas, além de representar um avanço na infraestrutura do bairro, também colabora para a autoestima do cidadão.

“O nosso Centro de Saúde é uma referência na cidade e a ampliação vai melhorar as condições de atendimento da população. Paralelo a isso, a comunidade vai ganhar dois novos espaço para lazer e integração social, com a construção da praça e reforma do centro comunitário”, pontuou Lobo.   

Leia mais:  Emanuel entrega leitos de enfermaria do HMC e ministro assina aporte de R$ 48 milhões para custeio

A segunda edição do programa “Prefeito no seu bairro” contou também com as presenças do secretário municipal de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, do diretor de Resíduos Sólidos, Anderson Matos, da diretora de Atenção Básica, Mirian Naschenveng, e lideranças comunitárias da região Leste.

 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
publicidade

Cidades

Prefeitura entrega 10 novas ambulâncias para as unidades de saúde da capital

Publicado

por

Gustavo Duarte

A Prefeitura de Cuiabá deu mais um passo rumo à virada de página da saúde pública do município, na tarde desta quarta-feira (19). O prefeito Emanuel Pinheiro entregou 10 ambulâncias novas, modernas e espaçosas para as unidades de saúde da rede municipal.

Essa é mais uma etapa em direção à humanização dos serviços para a população que depende do SUS.

As novas ambulâncias são caminhonetes adaptadas, que comportam a equipe médica e um acompanhante. Todos os veículos possuem 1 cilindro de oxigênio de 7 litros, saída de oxigênio acoplada ao lado do paciente, ventilador oscilante, bancos laterais tipo tubular, suporte de soro e plasma instalado no balaústre, maca de alumínio articulada com pernas retráteis, encosto reclinável, rodízios contendo colchonete revestido em courvin e cintos de segurança, tomadas de energia e mais uma série de itens recomendados pelo Ministério da Saúde.

O secretário municipal de Saúde, Luiz Antônio Pôssas de Carvalho falou sobre o significado da entrega destas 10 ambulâncias para a população de Cuiabá. “Esta entrega faz parte do processo de modernização que o prefeito determinou para o Sistema Único de Saúde na capital. Modernização que visa exatamente à humanização. Estas ambulâncias substituem as que tínhamos no sistema e são muito superiores. As antigas eram pequenas, continham os itens básicos, mas não eram as mais confortáveis para o transporte dos pacientes. Esses automóveis todos têm tração 4 por 4, a diesel e representam, a partir de agora, outra realidade no atendimento à população. Este é mais um importante ato do prefeito em prol da saúde em Cuiabá”, disse Pôssas.

Leia mais:  Prefeitura de Cuiabá assina Ordem de Serviço para reestruturação do Museu do Rio

“Estamos escrevendo uma nova história na saúde pública da capital. Hoje é mais uma etapa de tudo o que temos entregado para a população em relação à saúde do município. Já andamos muito, mas temos ainda muito trabalho pela frente para avançarmos na humanização da saúde pública e oferecermos para a população SUS, que são os menos favorecidos, um atendimento digno, de qualidade, que salve vidas”, disse o prefeito.

Em Cuiabá, quase 500 mil pessoas dependem do SUS. “Por isso dependem de nós para enfrentarmos esse sistema combalido e desestruturado que recebemos. A entrega do Hospital Municipal de Cuiabá, o HMC, veio para começarmos essa virada de página na saúde pública, onde vai funcionar o novo PS da capital. No dia 28 de junho, vamos entregar 60 leitos de UTI no HMC, que será a quarta etapa da nossa programação. Estamos também fazendo a reestruturação da Atenção Básica e até o final do ano que vem termos 100% das unidades reformadas. O respeito e o zelo com a população SUS é prioridade na minha gestão”, comentou o prefeito.

Leia mais:  Em São Paulo, secretário conhece modelo de “comunidade” de startups

As unidades de saúde que receberão as novas ambulâncias são: Pronto Socorro, UPA Morada do Ouro, UPA Pascoal Ramos, Policlínica do Coxipó, Policlínica do Verdão, Policlínica do Pedra 90, Policlínica do Planalto, PSF Coxipó do Ouro, USF da Guia e USF Aguaçu.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
Continue lendo

Deixe sua Opinião

Como você define o governo de Mauro Mendes, até agora ?

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana