conecte-se conosco


Cidades

Pinheiro cria fundo para o bem estar animal

Publicado

Clique para ampliar

“A proteção ao animais é um avanço da sociedade atual, não é possível mais ser considerado ‘normal’ assistir agressões ou maus-tratos e simplesmente fingir que o problema não é nosso. A responsabilidade é de todos nós e eu enquanto prefeito, vou fazer o que estiver ao meu alcance para minimizar o sofrimento destes seres indefesos”, afirmou o prefeito Emanuel Pinheiro.

Considerada como uma das prioridades estabelecidas em sua gestão, o prefeito Emanuel Pinheiro marca o início das atividades de 2019, com o projeto de lei de grande importância, ele cria o Fundo de Bem Estar Animal – Funbea.

Com a criação desse Fundo será possível captar e aplicar recursos visando o financiamento, investimento, expansão, implantação e aprimoramento desses programas de proteção e bem estar dos animais. Esse foi um compromisso firmado com a população cuiabana por Pinheiro.

O Fundo Público Municipal constitui unidade contábil/orçamentária especial, sem personalidade jurídica própria, satisfeita nos termos da Lei número 6.344 de 04 de janeiro de 2019.

“A causa animal é um clamor nacional, mas apesar de serem amplamente divulgadas notícias realizadas a maus-tratos e abandonos, casos como esses tem se tornado cada vez mais comum na sociedade. Diante desse cenário, Cuiabá não poderia ficar de fora sem estabelecer políticas públicas que fortaleçam ações protetivas. Esse fundo será de extrema importância para que sejam elaborados projetos e colocados em prática”, esclareceu o prefeito Emanuel Pinheiro.

Leia mais:  Emanuel classifica morte de ex-governador como crime bárbaro

E nessa perspectiva, sustenta o prefeito, os recursos do Fundo Municipal de Proteção e Bem Estar Animal poderão ser muito bem aplicados, como custeio e financiamento de ações de controle e fiscalização de planos, programas e projetos especificamente voltados aos fins a que se destina a política pública voltada ao bem estar dos animais na Capital.

“Gostar ou não de animais pode ser uma opção, mas respeitar e reconhecer o seu valor é dever de todos. Quaisquer atos de maus-tratos, crueldade em geral, abandono e posse irresponsável são atos criminosos, que devem ser punidos com rigor, por afrontar direitos e garantias fundamentais dos animais”, finalizou Pinheiro.

 

Comentários Facebook
publicidade

Cidades

Prefeitura entrega 10 novas ambulâncias para as unidades de saúde da capital

Publicado

por

Gustavo Duarte

A Prefeitura de Cuiabá deu mais um passo rumo à virada de página da saúde pública do município, na tarde desta quarta-feira (19). O prefeito Emanuel Pinheiro entregou 10 ambulâncias novas, modernas e espaçosas para as unidades de saúde da rede municipal.

Essa é mais uma etapa em direção à humanização dos serviços para a população que depende do SUS.

As novas ambulâncias são caminhonetes adaptadas, que comportam a equipe médica e um acompanhante. Todos os veículos possuem 1 cilindro de oxigênio de 7 litros, saída de oxigênio acoplada ao lado do paciente, ventilador oscilante, bancos laterais tipo tubular, suporte de soro e plasma instalado no balaústre, maca de alumínio articulada com pernas retráteis, encosto reclinável, rodízios contendo colchonete revestido em courvin e cintos de segurança, tomadas de energia e mais uma série de itens recomendados pelo Ministério da Saúde.

O secretário municipal de Saúde, Luiz Antônio Pôssas de Carvalho falou sobre o significado da entrega destas 10 ambulâncias para a população de Cuiabá. “Esta entrega faz parte do processo de modernização que o prefeito determinou para o Sistema Único de Saúde na capital. Modernização que visa exatamente à humanização. Estas ambulâncias substituem as que tínhamos no sistema e são muito superiores. As antigas eram pequenas, continham os itens básicos, mas não eram as mais confortáveis para o transporte dos pacientes. Esses automóveis todos têm tração 4 por 4, a diesel e representam, a partir de agora, outra realidade no atendimento à população. Este é mais um importante ato do prefeito em prol da saúde em Cuiabá”, disse Pôssas.

Leia mais:  Ações do projeto Verde Novo serão realizadas em dois pontos diferentes

“Estamos escrevendo uma nova história na saúde pública da capital. Hoje é mais uma etapa de tudo o que temos entregado para a população em relação à saúde do município. Já andamos muito, mas temos ainda muito trabalho pela frente para avançarmos na humanização da saúde pública e oferecermos para a população SUS, que são os menos favorecidos, um atendimento digno, de qualidade, que salve vidas”, disse o prefeito.

Em Cuiabá, quase 500 mil pessoas dependem do SUS. “Por isso dependem de nós para enfrentarmos esse sistema combalido e desestruturado que recebemos. A entrega do Hospital Municipal de Cuiabá, o HMC, veio para começarmos essa virada de página na saúde pública, onde vai funcionar o novo PS da capital. No dia 28 de junho, vamos entregar 60 leitos de UTI no HMC, que será a quarta etapa da nossa programação. Estamos também fazendo a reestruturação da Atenção Básica e até o final do ano que vem termos 100% das unidades reformadas. O respeito e o zelo com a população SUS é prioridade na minha gestão”, comentou o prefeito.

Leia mais:  Mutirão da Limpeza atende mais um bairro neste sábado (10)

As unidades de saúde que receberão as novas ambulâncias são: Pronto Socorro, UPA Morada do Ouro, UPA Pascoal Ramos, Policlínica do Coxipó, Policlínica do Verdão, Policlínica do Pedra 90, Policlínica do Planalto, PSF Coxipó do Ouro, USF da Guia e USF Aguaçu.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
Continue lendo

Deixe sua Opinião

Como você define o governo de Mauro Mendes, até agora ?

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana