conecte-se conosco


Carros e Motos

Peugeot 3008 ganha versão de entrada Allure. Será que agora vai?

Publicado

source
Peugeot 3008 arrow-options
Cauê Lira/iG Carros

A grade frontal do Peugeot 3008 Allure também muda, assim como os faróis que perdem acabamento máscara negra

O Peugeot 3008 desempenha um papel muito importante para a PSA no Brasil. Eleito o Carro do Ano na Europa em 2017, o SUV foi o primeiro produto lançado por aqui sobre a nova plataforma EMP2 – que dará origem à nova família de compactos do conglomerado francês. Em sua nova versão Allure, o 3008 inicia o ciclo de consagração, eliminando alguns equipamentos na base canetada para ficar mais barato e atraente.

LEIA MAIS: Fiat Toro Endurance TD 4×4: picape valente e com estilo

O que rodou? A partir de agora os faróis full-LED, carregador de celular por indução e bancos dianteiros com regulagens elétricas são exclusivos dos modelos mais caros, Griffe (R$ 160.990) e Griffe Pack (R$ 166.690). Dessa forma, o SUV chega ao Brasil com uma etiqueta bem convidativa: R$ 139.990

Algumas alterações no para-choque e nova grade frontal também deixam sua aparência mais simples, assim como os faróis que perderam o acabamento com lentes escurecidas. Após observar todas as mudanças e o preço que a Peugeot pede por ele, fica claro que a versão Allure fará sucesso com potenciais clientes. Mas será que é suficiente para bater rivais como VW Tiguan (R$ 129.990) e Jeep Compass (R$ 116.990), ainda mais considerando a desvalorização?

Digno das passarelas

Beleza está nos olhos de quem vê, mas ao menos em nossa redação é unanimidade que o Peugeot 3008 é o mais chamativo da categoria – ainda mais trajando o belo Vermelho Ultimato, cor especial de lançamento da versão Allure. É como se o SUV tivesse sido projetado pelos estilistas da Louis Vuitton, apostando em um conceito que, ao mesmo tempo, é familiar e vanguardista.

O design de “automóvel” não nega sua proposta: o asfalto. A Peugeot nem fez questão de adicionar adereços aventureiros ou versões com tração 4×4 na gama 3008. Isso se repete no interior, que conta com o pequeno volante multifuncional de base achatada e cockpit virtual. Outro componente que foge do convencional é o painel central, com teclas que imitam um piano nos comandos de mídia, conectividade e conforto.

Leia mais:  Chevrolet Onix Sedan aparece do jeito que será vendido noBrasil

LEIA MAIS: Peugeot 2008 Allure Pack é atraente pelo preço

Ao volante, fica claro que o modelo ainda tem forte sotaque francês e está acostumado com as ruas bem pavimentadas de Paris. Na esburacada São Paulo, ele lê todas as imperfeições do solo – característica que donos de SUVs evitam – além de sacolejar em saídas de lombadas.

Au volant!

Entretanto, a rigidez na suspensão Allure permite que o motorista abuse um pouco mais nas curvas. Além de possuir controle de estabilidade e tração, a direção é rápida e responsiva, ajudando nessa pegada mais “esportiva” na comparação com os rivais. Para ultrapassagens rápidas na estrada, basta dar um ou dois toques na aleta para trocas de marcha atrás do volante e pisar fundo. Eis um raro exemplar de SUV que não compromete o prazer ao volante.

O motor é o mesmo 1.6 THP que você já conhece em todos os outros modelos da PSA no Brasil, rendendo 165 cv a 6.000 rpm e bons 24,5 kgfm entre 1.400 a 4.000 rpm. Isso significa que o 3008 disponibilizará sua força em toda a faixa útil de rotação, garantindo mais agilidade na cidade. Apesar de ser turbo com injeção direta e bem silencioso, a PSA já conta com opções mais modernas na Europa – entre elas, o novo 1.6 Puretech que passa de 200 cv.

O câmbio de de seis marchas tem relações longas, que funciona bem com o motor com boa dose de força desde as primeiras marcações do contagiros. Mas ainda fico com a impressão de que o 3008 poderia ser mais econômico na cidade. De acordo com o Inmetro, o utilitário é capaz de marcar 9,8 km/l em circuito urbano e 12,1 km/l na estrada, com gasolina.

Leia mais:  Vaza primeira foto oficial do novo utilitário esportivo Renault Captur

Há espaço suficiente para quatro adultos e uma criança viajarem com conforto, tanto para os joelhos quanto ombros. O porta-malas tem bons 520 litros de capacidade, o que dá para levar a bagagem de cinco ocupantes. 

Mas e a desvalorização?

Peugeot 3008 arrow-options
Divulgação

O interior do Peugeot 3008 conta com revestimentos de boa qualidade, além do design expressionista

O Peugeot 3008 subiu a moral da PSA no Brasil, mas modelos franceses continuam sofrendo com o preconceito.  Para melhorar os serviços, a marca iniciou uma assídua campanha de marketing do pós-venda, isentando o cliente que não estiver satisfeito com o serviço de pagamento.

De acordo com a Agência Autoinforme, a desvalorização do Peugeot 3008 após um ano é de 8,7%, resultado melhor que o compacto Hyundai Creta e seus 8,9%. O irmão de sete lugares, 5008, também adquiriu bons resultados, garantindo a marca de SUV que menos desvalorizou no primeiro semestre de 2019.

LEIA MAIS: Jeep Renegade Trailhawk: para entrar na lama com muito estilo

O processo de reestruturação das marcas francesas no Brasil é longo, mas o sucesso da Renault nas vendas (quarta colocada, desbancando a Ford) e produtos sólidos como o Peugeot 3008 podem alterar o panorama. Confiemos na revolução.

Ficha técnica

Preço:  a partir de R$ 139.990

Motor: 1.6, quatro cilindros, turbo, gasolina

Potência: 165 cv a 6.000 rpm

Torque: 25,5 kgfm a  1.400 rpm

Transmissão:  Automático, 6 marchas, tração dianteira

Suspensão:Independente (dianteira) e eixo de torção na traseira

Freios: Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira

Pneus: 235/50 R19

Dimensões: 4,44 m (comprimento) / 1,91 m (largura) / 1,63 m (altura), 2,68 m (entre-eixos)

Tanque : 53 litros

Porta-malas: 520 litros

Consumo: 9,4 km/l (cidade) /9,6 km/l (estrada) com gasolina

0 a 100 km/h: 8,9 segundos

Vel. Max: 206 km/h

Fonte: IG Carros
Comentários Facebook
publicidade

Carros e Motos

Bike elétrica Vela 2 é revelada com novas tecnologias e soluções de mobilidade

Publicado

por

source
Vela 2 arrow-options
Aline Chahade

Vela 2 é revelada com mais recursos de proteção ao condutor e à bicicleta, que surge mais eficiente

A Vela 2, novidade da marca de bicicletas elétricas Vela Bikes, acaba de ser apresentada com mais tecnologias. Apesar do mesmo visual retrô da geração anterior — com bom refinamento do projeto, mas que pouco entrega a sua modernidade à primeira vista — também vem acompanhada de uma série de recursos de conectividade, via aplicativo, que viabilizam o uso no dia-a-dia. Chegará às lojas em março de 2020 com dois anos de garantia, pelo preço de reserva de R$ 5.390, e opção de aluguel por R$ 349 ao mês.

LEIA MAIS: Audi RS4 ou bike elétrica? Pusemos as duas lado a lado para encarar o trânsito

Disponível nas cores preta, azul, verde escuro, vermelho e coral, a Vela 2 oferece três pacotes de recursos opcionais que são acessados via aplicativo de celular da Vela Bikes . O primeiro é gratuito, e inclui a primeira revisão sem custos, acesso à rede de recarga rápida (que a fabricante está ampliando na cidade de SP), navegação, endereço e contato de estabelecimentos, bloqueio por Bluetooth e atualizações básicas. Vale lembrar que também é possível efetuar ligações e acessar a internet.

Vela 2 arrow-options
Aline Chahade

Opção de quadro alto, pensada para priorizar a dinâmica em detrimento do conforto

Leia mais:  Gol, Onix, Compass e Volvo V60 na mesma plataformamostram status real do carro

O segundo, por R$ 49 ao mês, adiciona bloqueio remoto (sem a necessidade de estar próximo à bicicleta elétrica ), proteção contra roubo, furto e acidente, atualizações exclusivas, rastreamento por GPS e oferta de uma Vela reserva. Por fim, o terceiro (R$ 89/mês) complementa com serviços e manutenções sempre gratuitos (enquanto o usuário for assinante deste plano).

LEIA MAIS: Beepbeep é o novo app de mobilidade, que oferece o carro elétrico Renault Zoe

Outro recurso que a marca deverá implantar futuramente é um sistema que telefona o contato mais próximo quando a bicicleta sofrer um forte impacto.

Acessórios inclusos e especificações

Vela 2 arrow-options
Aline Chahade

Apesar da concepção símples, vem equipada para comportar objetos e adicionar estilo

A nova geração da Vela também traz um item no guidão capaz de fixar, magneticamente, o celular ou um objeto de até 8 kg, sem sofrer com impactos e vibrações. Além disso, mesmo que siga feita sobre a mesma base, oferece duas opções de quadro.

LEIA MAIS: Comparamos os novos patinetes elétricos da Lime com os da pioneira Yellow

O primeiro é rebaixado, que proporciona mais conforto e comporta um cesto para levar objetos. Enquanto isso, a segunda, de quadro reto, prioriza a postura, mas sacrifica um pouco do conforto e do espaço para a bagagem. Inclui, também, uma buzina de sininho com estilo clássico.

Leia mais:  Demos uma volta no Renault Kwid Outsider, nova versão com apelo aventureiro

Entretanto, em relação à Vela 1, é pensada para mais praticidade na condução, uma vez que agora o guidão é aberto e horizontal, como nas bicicletas convencionais. E, ainda neste quesito, um acelerômetro acelera ou freia a bicicleta em inclinações.

Vela 2 arrow-options
Aline Chahade

Vela 2 na cor vermelha e oferecida com pneu branco, dando um aspecto retrô

No caso do freio, é regenerativo, seja quando é acionado sozinho em declives, quanto na mão. Outro ponto é que é capaz de detectar vibração nas ruas, para alertar o ciclista a procurar outro solo.

Ao contrário do modelo anterior — que seguirá à venda até uma segunda ordem, por R$ 4.990 — entrega 5 modos de condução. São eles: passeio (até 10 km/h), veloz (até 25 km/h), economia (chegando a 60 ou 70 km de autonomia) e cardio (que estimula o uso dos pedais, em um exercício físico aeróbico).

LEIA MAIS: Novas soluções de mobilidade geram debate sobre a necessidade do automóvel

Além disso, ainda ante a antecessora, traz o dobro de sensores de movimento no pedal, o que aumenta a precisão e a suavidade da entrega de movimento do motor elétrico durante as pedaladas. A sua bateria é impermeável e carrega 1 km de autonomia por minuto, quando colocada nos carregadores que a marca disponibilizará na cidade. É claro que a Vela 2 também pode ser carregada em tomadas caseiras.

Fonte: IG Carros
Comentários Facebook
Continue lendo

Deixe sua Opinião

Como você define o governo de Mauro Mendes, até agora ?

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana