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Peugeot 2008 e o preconceito contra a marca do leão

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Peugeot 2008 de lado
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Peugeot 2008 ficou com frente mais elevada, reforçando seu caráter SUV, e ganhou câmbio automático na versão turbo

O Peugeot 2008 ganhou um face-lift e surge como principal carro na estratégia de reinvenção da marca francesa no Brasil. Agora com uma nova versão de entrada de R$ 69.990, o Peugeot 2008 está pronto para atrair novos consumidores. Trata-se, na verdade, de um carro injustiçado pelo consumidor, pois tem atributos excelentes em comparação com seus rivais, mas nunca conseguiu ter uma venda expressiva no Brasil.

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O remodelado Peugeot 2008 traz também aquilo que o mercado sempre cobrou do fabricante: câmbio automático na versão Griffe THP, que utiliza motor turbo flex de 173 cavalos de potência. Essa versão topo de linha custa R$ 99.990. Mais equipado e com o mesmo preço que tinha antes, na versão com câmbio manual, o Peugeot 2008 Griffe THP torna-se bastante competitivo.

Entre a versão de entrada (motor 1.6 aspirado de 122 cv) e a topo de linha turbo, existem mais duas versões de 122 cavalos. Uma custa R$ 79.990 e a outra sai por R$ 89.990. Ficou fácil entender a gama.

O Peugeot 2008 vende menos do que merecia por duas razões. Uma delas são os erros da própria Peugeot. Outra é o preconceito do consumidor brasileiro.

Por isso, a diretora geral da Peugeot do Brasil, Ana Theresa Borsari, vem trabalhando há três anos na reinvenção da marca. Isso foi feito em três eixos: rede, serviços e produto.

A reinvenção da rede e dos serviços Peugeot


Ana Theresa Borsari na frente do Peugeot 2008
Divulgação

Ana Theresa Borsari: tese de doutorado sobre o consumidor e sonho de que a Peugeot seja vista como a marca dos SUVs.

A proposta da “nova Peugeot”, como dizem seus executivos, é “encantar o cliente”. Não é uma meta fácil, considerando o trabalho ruim que foi feito alguns anos atrás. Para mudar isso, a Peugeot investiu em três anos R$ 20 milhões em preparo da equipe e modificação da rede de concessionárias.

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Para se ter uma ideia, esse é o valor que a marca tinha investido na rede nos 15 anos anteriores. A rede Peugeot vai dobrar até 2022 (atualmente são 100 concessionárias) e ainda este ano crescerá 30%. “Sabíamos que tínhamos que passar por esse alicerce qualitativo”, diz Ana Theresa, brilhante executiva que tem uma interessante visão de mundo e já dirigiu a Peugeot em outros países, inclusive numa região da França.

Quanto aos serviços, o custo de manutenção foi alinhado com o restante do mercado. Por isso, o Cesvi outorgou ao Peugeot 2008 o título de menor custo de reparabilidade. O balcão de reposição da fábrica agora conta com mais de 35.000 peças.

Mais de 1.000 carros reservas estão disponíveis nas concessionárias para que nenhum cliente fique sem veículo se a manutenção durar mais de quatro dias. Além disso, a Peugeot instituiu um serviço de reboque gratuito 24 horas durante os primeiros oito anos de uso do carro, mesmo que ele esteja fora da garantia.

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É uma mudança e tanto para uma marca que durante anos foi vista como ineficiente nos serviços. Os memes feitos com as patas dianteiras do leão que representa a Peugeot dizem muito sobre isso. Mas já está mudando. Tanto que a prestigiosa pesquisa J.D. Power, perseguida por todas as montadoras do mundo, acaba de colocar a Peugeot em segundo lugar na satisfação do cliente no Brasil. O primeiro lugar ficou com o Grupo Caoa .

Peugeot 2008 pode crescer em vendas


Peugeot 3008 vermelho
Guilherme Menezes/iG

O Peugeot 3008 ganhou a versão Allure, bem mais barata do que as outras disponíveis na linha, mas muito bem equipado.


Com as modificações feitas no Peugeot 2008, a marca espera que suas vendas cresçam 30% este ano. Se antes a Peugeot era criticada por não oferecer câmbio automático no 2008 turbo, agora ela radicalizou: não existe mais câmbio manual na linha. Essa notícia desagradou alguns especialistas e puristas, mas a intenção foi exatamente esta: desassociar totalmente a imagem do câmbio manual com a marca Peugeot.

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Outra ideia da Peugeot, segundo o diretor de marketing Antoine-Gaston Breton, é que a marca seja lembrada pelos atributos de robustez e durabilidade. Para isso, o desempenho da Peugeot no mercado de veículos utilitários, com os modelos Partner e Expert, tem ajudado bastante.

A confiança é tanta que o novo lema é: cliente insatisfeito com o serviço de manutenção não paga. Ana Theresa afirma que essa iniciativa não é bancada pelo fabricante, mas sim pelos próprios concessionários. Segundo ela, o entusiasmo da rede com a “nova Peugeot” é tão grande que houve um choro coletivo durante uma videoconferência entre os executivos da marca e todos os concessionários.

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Que bom! Antes quem chorava eram os consumidores, por causa de serviços ruins e carros que desvalorizavam. Hoje essa realidade mudou. Os carros são bons: o 208, o 2008, o 3008 e o 5008 são elogiados por todos os especialistas.

A desvalorização acima da média passou a ser um mito. Os próprios concessionários garantem a recompra por um valor de 85% da Tabela Fipe. Em alguns casos, o carro seminovo valoriza, segundo os números da Fipe, como ocorreu com o 3008.

Para Ana Theresa Borsari, a parte mais difícil vem agora: acabar com o preconceito do consumidor brasileiro. Para isso, uma grande campanha está sendo feita na televisão e na internet. Se conseguir isso, Ana Theresa talvez mereça uma estátua em Porto Real. “Sempre acreditei que esse era o caminho.

Minha tese de doutorado foi sobre o consumidor. É só através do cliente que você vira o negócio”, afirma. Seu sonho, agora, é que num futuro próximo os brasileiros se refiram à Peugeot como “aquela marca dos SUVs”, como o Peugeot 2008 .

Fonte: IG Carros
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BMW M5 surge em edição comemorativa de 35 anos, com itens exclusivos

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BMW M5
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BMW M5 de edição comemorativa enaltece o espírito esportivo do sedã que já traz mais exclusividade

O BMW M5 acaba de chegar ao mercado europeu em edição comemorativa dos seus 35 anos. Segundo a marca, trata-se do primeiro carro que uniu esportividade com o conforto e praticidade de um sedã. As vendas começarão em julho, e entre os maiores diferenciais dessa versão, estão a pintura exclusiva cinza metálico escurecido e rodas de liga leve de 20 polegadas com acabamento em cinza grafite.  Apenas 350 unidades serão produzidas.

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Piquet
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Piquet foi o único piloto a dar à BMW um campeonato de F1. E na mesma época, foi o garoto-propaganda do M5 E28

Quando surgiu, em 1984, o BMW M5 vinha equipado com o motor de seis cilindros em linha do M1, na carroceria do Série 5. Ou seja: M1 + Série 5 = M5. Com 286 cv e 34 kgfm, atingia os 100 km/h em 7,2 segundos e a máxima de 230 km/h, tornando-se o mais veloz do segmento. Na época, a marca já dizia que “a suspensão deve ser sempre mais rápida do que o motor”. Além do conjunto devidamente equilibrado, o primeiro M5 tinha ainda freios reforçados, câmbio de cinco marchas com engrenagens robustas e diferencial com bloqueio parcial de até 25%.

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Para se ter uma noção, o M5 trazia números e tecnologias à altura dos Porsche 911 da época. Nunca antes se tinha testemunhado tamanha ousadia por parte de um sedã. Após cerca de uma década a Audi viria com as linhas S e RS, e a Mercedes com a subdivisão AMG, para formar a rivalidade definitiva dentro do “trio de ferro alemão”.  

O que vem na edição comemorativa


BMW M5
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BMW M5 traz distintivos de cada uma das 350 unidades, além de soleiras e acabamentos diferenciados

Décadas se vão, mas a preocupação com o alto desempenho permanece. Atualmente vem com um 4.4 V8 e dois turbocompressores, que desenvolve um total de nada menos que 634 cv e 76,2 kgfm. Toda essa força é transmitida por um câmbio automático de 8 marchas às 4 rodas. Assim, ele vai de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos e de 0 a 200 km/h em apenas 10,8 segundos, com máxima de 305 km/h.

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Entre os equipamentos, a série especial traz freios de carbono-cerâmica com pinças em preto brilhante, e como opção, oferece uma tonalidade dourada. Por dentro, as soleiras de alumínio e o console vem com a inscrição “ BMW M5 Edition 35 Jahre”, que também indicam a numeração da unidade em questão.

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O piloto pode escolher o modo de direção que mais convém. Comfort, Sport e Sport Plus, este para quem quer o possante se comportando como um insano e indomável. Qualquer customização pode ser salva na central do sedã, para facilitar o acesso. Vale lembrar que o modelo trará a possibilidade de enviar toda a força às rodas traseiras. Uma caixa de gerenciamento de transferência permitirá que o motorista configure a distribuição de potência em cada eixo do sedã esportivo .

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O BMW traz, ainda, chave com display integrado, em que é possível verificar informações sobre o veículo; o novo painel de instrumentos totalmente digital; sistema de som Bower & Wilkins; sistema de escapamento M Sport; assistente de direção Driving Assistant Plus com Head Up Display; e dispositivo que puxa as portas automaticamente, fechando-as por completo caso fiquem bem fechadas.

Fonte: IG Carros
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