Brasil / Mundo
PEC da prisão em segunda instância será votada na semana que vem na CCJ
Publicado
3 semanas atrásO presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), senadora Simone Tebet (MDB-MS), disse nesta terça-feira (12) que a PEC da prisão em segunda instância (PEC 5/2019) será votada no colegiado na próxima semana. Ela registrou que seu dever é pautar qualquer projeto que seja da vontade da maioria dos senadores e acrescentou que a PEC será o primeiro item da reunião do dia 20 de novembro.
Simone disse que acertou com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, um procedimento mínimo para a tramitação da PEC na CCJ e no Plenário. Segundo a senadora, as mudanças de interpretação no Supremo Tribunal Federal (STF) trazem instabilidade jurídica e política ao país. Ela afirmou que é responsabilidade do Congresso se posicionar sobre o tema e não se pode tratar do assunto com base em caso específico, como o do ex-presidente Luiz Inácio Lula da SIlva.
— É inadmissível a nossa omissão. Quem entender que é ilegal, poderá recorrer ao Judiciário — declarou a senadora.
O senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR), autor da PEC, argumentou que a proposta não fere nenhuma cláusula pétrea e pediu ao presidente Davi Alcolumbre que paute a PEC assim que a matéria for aprovada na CCJ. Oriovisto lembrou que a matéria foi apresentada no início do ano, não foi pensada no calor das emoções e nem é uma resposta ao STF, que na semana passada decidiu pelo fim da prisão em segunda instância.
— Essa proposta é uma tentativa de transformar o Brasil em um país sério, onde a Justiça funcione — apontou o senador.
A senadora Juíza Selma (Podemos-MT), relatora da matéria na CCJ, disse que a PEC já tem condições de ser votada pela comissão e, em seguida, pelo Plenário. Segundo a parlamentar, os eleitores irão convencer os senadores que forem contrários à proposta. Para o senador Alvaro Dias (Podemos-PR), o Senado precisa oferecer uma resposta a essa exigência da sociedade. Ele disse que a prisão em segunda instância será um salto civilizatório para o país.
Pioridade
O senador Lasier Martins (Podemos-RS) classificou a matéria como “rumorosa e primordial, pois não se fala em outra coisa no Brasil depois da decisão do STF”. Para o senador, a PEC deve ter prioridade dentro do Senado. Ele lembrou que 43 senadores assinaram uma carta que pedia ao STF a manutenção da prisão em segunda instância. Segundo Lasier, outros dois senadores já manifestaram apoio à PEC 5/2019.
Na mesma linha, o senador Eduardo Girão (Podemos-CE) cobrou que a matéria seja pautada urgentemente no Plenário, mesmo sem passar pela CCJ. O senador lamentou que o Senado tenha cancelado a sessão dessa segunda-feira (11), quando o tema poderia ser debatido em Plenário.
— O Congresso não pode ser covarde e precisa enfrentar essa questão. Precisamos colocar esse tema como prioridade máxima — afirmou.
Cláusula pétrea
Por outro lado, o senador Rogério Carvalho (PT-SE) disse que as constituições têm seus “pilares” e são construídas em cima de princípios considerados imutáveis dentro de um contexto histórico. Segundo o senador, é preciso ter coragem para assumir que existe uma Constituição e que seu texto precisa ser respeitado. Para Rogério Carvalho, só uma nova assembleia constituinte poderia permitir a prisão já na segunda instância.
— Por isso, existem suas cláusulas pétreas. São pétreas não apenas no nome, mas também porque são a base da estrutura da Constituição — afirmou o senador.
Fonte: Agência Senado

Brasil / Mundo
Mais de 113,5 milhões de eleitores brasileiros já estão cadastrados biometricamente
Publicado
9 horas atrásAté o momento, mais de 113,5 milhões de pessoas realizaram o cadastramento biométrico no país, número que corresponde a mais de 76% de todo o eleitorado brasileiro, hoje contabilizado em 147,6 milhões de eleitores. Ao instituir a biometria, a Justiça Eleitoral lançou mão, mais uma vez, de recursos tecnológicos para proporcionar ainda mais confiança às eleições do país.
O Programa de Identificação Biométrica foi criado em 2008 com o objetivo de registrar dados biométricos – que incluem a coleta de impressões digitais, fotografia e assinatura – de todos os eleitores, em âmbito nacional, para dar ainda mais segurança ao processo eleitoral. É a garantia de que uma pessoa não possa se passar por outra ao se apresentar para o exercício do voto.
Além da biometria, a Justiça Eleitoral também utiliza o sistema AFIS (Automated Fingerprint Identification System), que elimina situações de duplicidade ou multiplicidade de inscrições no cadastro eleitoral. O AFIS faz o batimento eletrônico das dez impressões digitais de cada eleitor cadastrado com as digitais de todos os eleitores registrados no banco de dados. A ferramenta tem capacidade para comparar até 160 mil impressões digitais por dia, podendo esse número ser ampliado, se preciso.
Obrigatoriedade
Compete aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) executar e divulgar as metas e o cronograma do Programa de Identificação Biométrica em sua área de circunscrição. Para obter mais esclarecimentos, o cidadão pode se dirigir a um cartório eleitoral para consultar se o seu município está realizando o cadastramento biométrico obrigatório. Essa consulta também pode ser feita no site do TRE da sua unidade da Federação.
Se o cadastramento biométrico já for obrigatório na cidade e o eleitor perder o prazo definido em cronograma pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), ele poderá ter o título cancelado. Sem o documento, o eleitor não conseguirá emitir passaporte nem carteira de identidade. Se tiver função ou emprego público, poderá ficar sem receber o salário. Além disso, não conseguirá obter empréstimos em bancos públicos nem se matricular em instituições de ensino, entre outros impedimentos. Como todos os eleitores brasileiros serão cadastrados gradativamente, muitos locais onde ainda não há revisão biométrica obrigatória disponibilizam o atendimento ordinário, que oferece a possibilidade de o eleitor fazer o cadastramento de forma voluntária.
O andamento da biometria por unidade da Federação e por cidade também pode ser acompanhado no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na aba Eleitor e eleições/Biometria/Acompanhamentos.
Números
Até o final de 2020, eleitores de 1.686 municípios de 16 estados deverão participar da revisão eleitoral com biometria, de acordo com a lista de localidades que integram a etapa 2019/2020 do Programa de Identificação Biométrica.
Ao término dessa etapa, deverão estar cadastrados biometricamente 35 milhões de eleitores dos seguintes estados: Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo. Os municípios estão definidos no Provimento nº 7/2019 da Corregedoria-Geral Eleitoral (CGE).
Atualmente, 14 unidades da Federação já concluíram o processo de cadastramento das digitais, atingindo todo o eleitorado apto a ter suas impressões digitais cadastradas. São elas: Acre, Alagoas, Amapá, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Pará, Paraíba, Paraná, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima, Sergipe e Tocantins. Os eleitores dessas localidades que não puderam fazer a biometria devido a alguma impossibilidade física – como o desgaste das digitais – serão identificados pelo modo tradicional.
É importante destacar que a coleta dos dados biométricos dos eleitores do Ceará, Pará e Paraná foi concluída no final de novembro. Agora, os dados da revisão serão submetidos a processamento. Segundo a Resolução TSE 21.538/2003, artigo 73, após a conclusão dos trabalhos de revisão, deverá ser ouvido o Ministério Público e, em seguida, “o juiz eleitoral deverá determinar o cancelamento das inscrições irregulares e daquelas cujos eleitores não tenham comparecido, adotando as medidas legais cabíveis, em especial quanto às inscrições consideradas irregulares, situações de duplicidade ou pluralidade e indícios de ilícito penal a exigir apuração”. Assim, o cancelamento das inscrições irregulares deverá ser efetivado no sistema e divulgado no Portal do TSE somente após a homologação da revisão pelo TRE.

Deixe sua Opinião

Senado aprova transferência de verbas para prefeitos e governadores

Secretário especial defende Lei de Incentivo ao Esporte

Gastando demais? Rainha Elizabeth desembolsa mais de R$ 160 mil em presentes

Bruno Covas é internado em UTI após sangramento no fígado

Bolsonaro faz exame para investigar possível câncer de pele
Polícia


Veículos roubados em Pontes e Lacerda são recuperados em Vila Bela
Assessoria | PJC-MT Dois veículos roubados na cidade de Pontes e Lacerda (448 km a Oeste de Cuiabá) foram recuperados...


Autor de tentativa de homicídio contra policial militar é preso em ação integrada
Assessoria | PJC-MT Um dos autores da tentativa de homicídio contra um policial militar no município de Vila Bela da...


Polícias Civil e Militar cumprem 17 mandados contra facção criminosa em Juína
Assessoria | PJC-MT Dezessete mandados judiciais foram cumpridos, na manhã desta quarta-feira (11.12), no município de Juína (735 km a...

Mato Grosso


Jogos Abertos Mato-Grossenses começam nesta quinta-feira (12)
De 12 a 15 de dezembro, seleções municipais com atletas de todas as idades voltam a vivenciar a emoção de...


Seaf entrega maquinários e veículos para agricultura familiar nesta sexta
O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), realiza na sexta-feira (13.12), a...


Mato Grosso Saúde apresenta estratégias de gestão ao Conselho Deliberativo
O Mato Grosso Saúde se reuniu com o Conselho Deliberativo na última quinta-feira (05.12) para debater metas e diretrizes para o próximo...
Entretenimento


Gastando demais? Rainha Elizabeth desembolsa mais de R$ 160 mil em presentes
Se você acha que está gastando muito nas suas compras de Natal, fique sabendo que a Rainha Elizabeth gasta mais...


Atriz da Globo posta foto beijando micropênis em festa e os fãs não perdoam
A atriz da Globo , Giovanna Lancellotti não bancou a tímida e postou uma foto para lá de ousada beijando...


MTV abre inscrições para “De Férias com o Ex” e fãs rebatem: “Tudo armado”
A quinta temporada ainda nem acabou, mas a MTV já está louca para selecionar o próximos participantes do “De Férias...
Esportes


Secretário especial defende Lei de Incentivo ao Esporte
O secretário especial do Esporte, Décio Brasil, defendeu hoje (11) a Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), em vigor desde...


Surfe: Gabriel Medina e Ítalo Ferreira se classificam para Tóquio 2020
Os surfistas brasileiros Gabriel Medina e Ítalo Ferreira garantiram, hoje (11), vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, durante a...


Calderano fecha 2019 em competição com 15 melhores do ranking mundial
Sexto melhor do mundo, atrás apenas de mesatenistas asiáticos, o carioca Hugo Calderano disputa a partir da próxima sexta-feira (13)...
Mais Lidas da Semana
-
Política5 dias atrás
Governador Mauro Mendes anuncia pagamento dia 10 e fala do 13º
-
Educação5 dias atrás
Jovem com paralisia cerebral passa no exame da OAB
-
Cidades5 dias atrás
Barra do Garças e Serra do Roncador é destaque nesta sexta-feira no Globo Repórter
-
Brasil / Mundo6 dias atrás
Senado aprova projeto que prorroga isenção de ICMS para templos religiosos
-
Política5 dias atrás
Audiência pública discute revalidação de diplomas de universidades estrangeiras em Mato Grosso
-
Política21 horas atrás
Por 6 a 1, TSE cassa ex-juíza Selma por corrupção; nova eleição será no 1º semestre de 2020
-
Política6 dias atrás
Saúde perdeu R$ 500 milhões para fundo eleitoral, diz ministro
-
Polícia1 dia atrás
Mendes diz que pagará o 13º de todos os servidores no dia 20