conecte-se conosco


Mato Grosso

Parceria vai qualificar 7 mil trabalhadores em situação de vulnerabilidade

Publicado

A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, e a Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT) firmaram parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT) para qualificação profissional de pessoas em situação de vulnerabilidade social. O programa ‘Bom Começo’ irá ofertar 7 mil vagas na área da Tecnologia da Informação. A assinatura da parceria foi realizada na tarde desta quarta-feira (19.09) no gabinete da Setasc.

A iniciativa tem como objetivo desenvolver e implementar cursos para formação de competências transversais em operação básica de computadores, com pacote office. A ação visa potencializar as ferramentas para inserção deste público no mercado de trabalho. 

A primeira-dama Virginia Mendes destacou que este é apenas o início do amplo programa de qualificação profissional que irá desenvolver em Mato Grosso. “Além destes cursos também estamos em busca de mais vagas em áreas diversas e de acordo com o que o mercado de trabalho tem nos indicado como demanda. Já temos em vista cursos voltados para o comércio, construção civil, indústria e prestação de serviço. E o público prioritário será o de pessoas fora do mercado de trabalho, com ênfase nos jovens e mulheres chefes de família”, disse Virginia.

Leia mais:  Projeto da Empaer estimula economia local com produção de frutas, legumes e verduras

A secretaria da Setasc, Rosamaria de Carvalho, reforçou a importância do trabalho desenvolvido para a população em situação de vulnerabilidade social. “Estamos muito felizes com esta parceria, viabilizada pela primeira-dama Virginia Mendes. A qualificação profissional é uma das prioridades da nossa gestão para que possamos retirar os cidadãos em situação de vulnerabilidade e permitir a inserção deles no mercado de trabalho”. 

Para a diretora regional do Senai, Lélia Abadio Brum, a parceria com o Governo do Estado contribuirá para a geração de emprego, renda e redução da curva de aprendizado sobre a indústria 4.0. “Essa parceria é muito positiva e tem um objetivo maior, não apenas disponibilizar o curso de qualificação profissional, mas fazer com que as pessoas desmistifiquem o conceito da Indústria 4.0” destacou.

Entre os municípios que receberão os cursos estão: Cuiabá, Barra do Bugres, Cáceres, Juína, Barra do Garças, Sorriso, Sinop ,Várzea Grande, Rondonópolis, Nova mutum.  O curso terá 160 horas/aulas e será aplicado durante dois meses e meio. Poderão participar pessoas com mais de 14 anos e que se encontram em situação de vulnerabilidade social. 

Leia mais:  Programa Endereço Certo passa a atender em novo horário

A Secretaria Adjunta de Assuntos Comunitários da Setasc ficará responsável pela distribuição das vagas em Cuiabá. Nos demais municípios, as vagas serão ofertas por meio de parceria com as secretarias municipais de Assistência Social.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Sesp inicia reforma do Centro Socioeducativo de Cáceres

Publicado

por

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), por meio da adjunta de Justiça, iniciou, nesta semana, a reforma do Centro de Atendimento Socioeducativo Masculino (Case) do município de Cáceres (250 km a Oeste de Cuiabá). A execução da obra está orçada em R$ 275 mil e o recurso é oriundo de transação penal. A previsão é que em fevereiro do próximo ano a reforma seja concluída.

A destinação financeira foi feita pelo Ministério Público do Estado (MPE) e pelo Poder Judiciário. Serão realizadas obras de recuperação e adaptação predial, elétrica, hidráulica, fachada e pintura em todo o espaço: salas de aula, alojamentos, copa e recepção.

A secretária adjunta do Sistema Socioeducativo, Lenice Barbosa, destaca que a pasta tem buscado melhorar a estrutura nos Cases do estado. “A reforma trará melhorias para a qualidade do atendimento prestado, pois irá propiciar mais ventilação, iluminação e segurança. Vamos continuar trabalhando para melhorar nossa infraestrutura”, enfatiza.

Atualmente, 12 adolescentes em conflito com a lei estão internados na unidade de Cáceres, contudo, por motivo da reforma, eles foram transferidos provisoriamente para outros centros de atendimentos. No estado são 112 internos em sete unidades socioeducativas: Cuiabá (duas), Rondonópolis, Sinop, Barra do Garças, Cáceres e Lucas do Rio Verde.

Leia mais:  Governo do Estado repassa mais de R$ 6 milhões às UTIs

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Deixe sua Opinião

Como você define o governo de Mauro Mendes, até agora ?

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana