conecte-se conosco


Cidades

Parceria entre a Prefeitura de Cuiabá e o Instituto Reação vai oferecer aulas de judô

Publicado

Jorge Pinho

Cuiabá irá ganhar a primeira unidade de treinamento, fora do Rio de Janeiro, do Instituto Reação, do medalhista olímpico e ex-judoca, Flávio Canto. Nesta terça-feira (14), o vice-prefeito, Niuan Ribeiro, o secretário de Educação, Alex Vieira Passos e o campeão de Judô, o cuiabano David Moura, assinaram um termo de cooperação que irá permitir a construção do centro de treinamento na EMEB Prof. Firmo José Rodrigues, no Três Barras, para atender alunos no contra turno escolar.

A unidade do Instituto Reação em Cuiabá irá desenvolver o projeto Reação Faixa Preta, que oferece aulas de judô para crianças e adolescentes, trabalhando os princípios e valores do esporte.

A nova unidade terá uma estrutura de 250 m2 de área coberta, com banheiros masculino e feminino, sala de administração, depósito, tatame olímpico, e mezanino para duas salas de aula além de equipamentos, um investimento de mais de meio milhões de reais. “Será uma estrutura de primeiro mundo com tatame olímpico e apoio educacional, seguindo o padrão do Instituto Reação, graças ao apoio da Prefeitura de Cuiabá. Nossa expectativa é de que ainda este ano já estejamos com as crianças na nova unidade e, talvez, daqui desta escola, possa sair um grande campeão. Nosso grande objetivo é o desenvolvimento social, é apoiar a educação, o Instituto Reação não é só esporte, é uma oportunidade para as crianças”, disse o campeão David Moura.

Leia mais:  Profissionais da Educação participam do segundo encontro de formação continuada

O vice-prefeito Niuan Ribeiro disse que a construção do centro de treinamento na unidade educacional é uma mostra da responsabilidade social do esporte e, é o reflexo do que um campeão como Davi Moura pode significar para uma cidade e para a comunidade.  “Nosso sentimento é de gratidão por tudo que está acontecendo em Cuiabá. Este é o resultado de uma gestão humanizada, que preza pelas pessoas e tem um olhar diferenciado para as crianças. Todos nós sabemos o quanto o Esporte significa da formação do caráter das pessoas. Parabéns a todos os servidores, que são guerreiros incansáveis pela Educação do Município de Cuiabá e pelas nossas crianças”, salientou o vice-prefeito.

O secretário de Educação, Alex Vieira Passos destacou que este é mais um programa da gestão Emanuel Pinheiro, em busca de uma Educação de qualidade. “Não basta ter uma sala de aula, mas precisamos oferecer às crianças, atividades extraclasse que contribuam para sua formação. Esta é mais uma meta que estamos cumprindo, ampliando a qualidade da Educação que oferecemos à comunidade. É a Educação fazendo história em Cuiabá com vários programas, visando à formação integral das nossas crianças”, destacou Alex Vieira Passos.

Leia mais:  Parque tecnológico do Hospital Municipal de Cuiabá deve colocá-lo entre os melhores do país

De acordo com o secretário, a unidade funcionará como um projeto piloto, atendendo as crianças da escola e também de outras unidades educacionais e da região do Três Barras. A proposta é de que a iniciativa possa ser levada para outras regiões da cidade. “Este é mais um programa da Secretaria de Educação, de incentivo ao esporte, mas trazendo atividades complementares à Educação como o Bom de Bola, Bom de Escola que começou pequeno e hoje já atende a 800 alunos da rede pública municipal, nas quatro Regionais da Cidade”, ressaltou.

O diretor da EMEB Prof. Firmo José Rodrigues, Keitel Jorge Moreira Junior, bastante emocionado, destacou a importância do esporte na vida das crianças e agradeceu a parceria com o Instituto Reação. “Trazer a prática do judô para dentro da escola vai impactar positivamente toda a comunidade”, disse.  Hoje, 70 alunos da unidade educacional já praticam o esporte e, segundo o diretor, com a construção do novo espaço, será possível atender mais crianças e jovens.

Participaram do evento o judoca mato-grossense Fenelon Oscar Muller, pai de David Moura, o presidente do Conselho Municipal de Educação, Luiz Jorge, o vereador Adevair Cabral, a secretaria-adjunta de Educação, Edilene de Souza Machado, lideranças comunitárias da região e profissionais da Educação.   

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
publicidade

Cidades

Cursos resgatam sonhos de mulheres de baixa renda em Cuiabá

Publicado

por

José Ferreira

Uma turma formada por 17 mulheres do bairro Jardim União em Cuiabá teve a oportunidade de mudar de vida e ter novas perspectivas com o curso de depilação do Programa Qualifica 300 – Edição Especial Mulher.

Com aulas de segunda a sexta-feira, intercaladas entre aulas teóricas e práticas, as alunas aprenderam desde comportamento, ética e relacionamento interpessoal como as técnicas de trabalho e alguns princípios que devem ser seguidos para se tornarem profissionais capacitados em uma das áreas mais antigas da beleza. A exigência por esses profissionais treinados para o mercado de trabalho cresce constantemente.

A aluna Jaqueline da Silva sabe dessa necessidade e tinha como um sonho de consumo fazer o curso, no entanto não tinha condições de arcar financeiramente, pois tem dois filhos e está desempregada. “Adorei o curso, cada informação repassada pela professora, anotei tudo para gravar e colocar em prática depois. Pois, na depilação, se uma vez que puxar errado vai machucar a cliente causando hematomas, e isso não é legal e nem profissional”, comentou.

Leia mais:  Prefeito entrega praça no Três Barras e reforça compromisso de levar espaços de lazer à regiões mais distantes

Josefina Assunção é a instrutora do Senac faz questão de enfatizar que as alunas tem que ter em mente que o profissional depilador é aquele que trata exclusivamente de retirar os pelos indesejáveis. “Por se tratar de um serviço prestado de pessoa para pessoa, as questões éticas e de relacionamento são de grande importância. Este profissional deve estar sempre atento às novas técnicas desenvolvidas, e ao lançamento de novos produtos, realizando uma análise crítica, renovando o seu conhecimento e sua experiência sempre”, assegurou Josefina.
Por estarem sempre em contato com outras pessoas, alguns princípios devem ser seguidos, explicou a instrutora. Em primeiro lugar, a higiene pessoal e do próprio ambiente deve ser observada com rigor. Os cabelos devem estar limpos, as unhas curtas e limpas, sempre usar o protetor de boca descartável, a vestimenta deve ser de preferência branca. Não se deve fumar durante o trabalho nem atender um cliente mascando chicletes. “Se colocarem em prática os ensinamentos vão conseguir alcançar o lucro almejado e irão evitar o desperdício. Aliás, exagero nunca é bom, não é a quantidade da cera, na verdade prejudica a depilação, além de quebrar o pelo e não ter como resultado uma depilação perfeita”, reforçou.

Leia mais:  Parque tecnológico do Hospital Municipal de Cuiabá deve colocá-lo entre os melhores do país

Alciangra Rodrigues dos Santos, 24 anos, levou seu filho de 03 anos para poder participar das aulas. “Já procurei oportunidade de emprego e não consegui. Esse curso oferecido pela Prefeitura de Cuiabá veio em ótima hora. E ainda vou conseguir agregar as duas coisas, o trabalho, pois posso atender em casa e cuidar do meu filho. Estou muito feliz por saber que vou conseguir meu salário”, comentou.

A 2ª Edição do Programa Qualifica 300 foi lançada recentemente com 3 mil vagas de cursos profissionalizantes.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
Continue lendo

Deixe sua Opinião

Como você define o governo de Mauro Mendes, até agora ?

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana