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Pandemia leva a queda de 66% no faturamento do turismo no Amazonas

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O setor de turismo no Amazonas registrou uma queda de 66% no faturamento devido às medidas de isolamento social adotadas em virtude da pandemia de covid-19. O setor registrou ainda redução de 72% do faturamento das agências de turismo e de 70%, na área de hospedagens. Os dados fazem parte da Pesquisa-Raio X do Turismo Frente à Covid-19, realizada no mês de abril, pela Rede Observatório de Turismo da Universidade do Amazonas em parceria com a Amazonastur para avaliar os efeitos da crise sanitária no turismo do estado.

A pesquisa destaca o mês de março como o início do comprometimento nas finanças de quem opera com o turismo. Naquele mês, 54,6% sentiram a queda do faturamento (porém isso já havia ocorrido para 30,3% em fevereiro), 60,6% tiveram o cancelamento de reservas, 50% tiveram que reembolsar clientes, 51,5% tiveram adiamento de serviços contratados e 53% tiveram serviços cancelados.

De acordo com a Fundação Amazonas Sustentável (FAS), a pandemia de covid-19 afetou duramente o turismo e outras atividades, como o artesanato e a pesca esportiva, acarretando em redução da renda de pequenos e médios empreendedores do estado, que dependem principalmente do turismo e dos visitantes.

Segundo os dados da FAS, os prejuízos atingem várias áreas, como o baixo Rio Negro, que concentra algumas das principais pousadas da região.

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Proprietário de uma pousada, Roberto Brito disse que as perdas com reservas e pacotes cancelados, entre março e maio, quando não houve hóspedes, chegaram a quase R$ 64 mil. No mesmo período do ano passado, o faturamento foi de R$ 51 mil. “Essa é a pior crise que eu já tive como empreendedor e como morador ribeirinho”, disse Brito.

Na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã, as perdas das pousadas esportivas devem acumular R$ 2 milhões em cancelamentos neste ano. Grupos que vivem da venda de artesanatos de madeiras, fibras, sementes, pedras e cipós coletados na floresta no RDS do Rio Negro, deixaram de comercializar pelo menos R$ 8,5 mil entre março e maio.

Aliança

Para ajudar a população que depende da cadeia do turismo para viver, a FAS criou a Aliança dos Povos Indígenas e Populações Tradicionais e Organizações Parceiras do Amazonas para o Enfrentamento do Coronavírus. O grupo funciona com o apoio de 69 parceiros, entre instituições públicas e privadas, empresas e prefeituras. Os recursos arrecadados pela articulação são utilizados para atender às particularidades de cada região do Amazonas no combate à covid-19.

“A Aliança foi criada no auge da pandemia no Amazonas com a finalidade de enfrentar a covid-19 com ações emergenciais, como a doação de alimentos e ações pontuais de saúde. Grande parte das comunidades do Amazonas ficaram isoladas tanto pela distância quanto pelo medo do contágio do vírus e o necessário isolamento. A Aliança veio para atenuar dando suporte para as comunidades ribeirinhas, indígenas e populações tradicionais. Isso foi fundamental para ajudar essas comunidades que precisavam de apoio”, disse o coordenador de empreendedorismo da FAS, Wildney Mourão.

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Campanha

Como alternativa, em setembro, foi lançada uma campanha para divulgar o retorno gradual do turismo local. São filmes exibidos nas redes sociais contando a história de cada pousada e mostrando o caminho para chegar até elas.

Segundo Mourão, a campanha tem funcionado e a demanda, aumentado. As comunidades têm tentado converter isso em venda e reservas de pacotes. “Obviamente que a covid-19 está presente e isso tem sido um grande desafio, ao equilibrar a saúde e a vida das pessoas da comunidade com a presença de turistas”.

A ideia é aproveitar o chamado Verão Amazônico, iniciado em setembro, e investir no turismo doméstico, chamando o próprio amazonense e o nortista a olhar para a região com mais orgulho, valorizando os destinos próximos.

“É importante que o amazonense e o nortista olhe para isso e consiga reconhecer valor nas experiências na floresta, nos rios, com as pessoas, com a vivência amazônica para que isso tudo possa ser convertido em valor”, explicou.

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Período natalino gera boas expectativas para o empresário, revela pesquisa

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Conforme pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL Cuiabá), através do seu núcleo de inteligência de mercado, 55% dos empresários da capital estão otimistas com as vendas de fim de ano e acreditam que elas irão crescer no período natalino. Já 13,3% acham que será igual ao ano passado. A entrevista foi com empresários de loja de rua e shoppings, sendo que 33,3% possui comércio em bairros, 33,3% centro e 33,3% em shoppings centers.

Os dados também mostram que 93,4% dos empresários estão trabalhando com a capacidade/operacional normal, sendo que em relação aos funcionários, a capacidade do efetivo está em torno de 85,5%.

 

“Conforme a análise de dados cruzadas, a expectativa média de vendas é ter um incremento de aproximadamente 5,2% quando comparado com o mesmo período do ano passado. Já referente a contratações, demonstra que existe espaço para elas, inclusive a estimativa de vagas temporárias poderá ficar próxima a 3 mil”, afirma o superintendente da CDL Cuiabá, Fábio Granja.

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A pesquisa mostrou ainda que 76,7% dos empresários da capital estão conseguindo fazer reposição e manter o estoque.

Conforme a CDL Cuiabá, muitas empresas já estão decorando suas lojas, suas vitrines, se antecipando para poder atrair os consumidores. “É possível observarmos que muitos empresários já começaram a trabalhar o tema natal, mostrando esse otimismo para o período. Por termos tido um período difícil, onde somente alguns segmentos se sobressaíram, toda oportunidade de se aproximar do cliente e melhorar as vendas será adotada”, disse Granja.

Para a CDL Cuiabá ainda, o cenário atual demonstra boas expectativas. “Acreditamos que iremos superar o volume de vendas em relação ao ano passado. Nós estamos animados, pois percebemos isso no dia a dia. As boas expectativas se tornam em oportunidades, em geração de emprego e geração de renda, com isso, fazemos girar nossa economia, fazendo com que tenhamos um crescimento mais sólido das empresas. Isso esta acontecendo tanto no interior do estado quanto aqui na capital”, avalia o superintendente.

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Campanha de Natal

A exemplo do ano passado, a CDL Cuiabá esta preparando uma grande campanha de natal. “O natal sempre foi considerada a melhor data de vendas do calendário anual e para 2020 tornou-se ainda mais importante, é uma data tradicional que proporciona muitas trocas de presentes entre entes próximos. Com a campanha, que neste ano, mais uma vez terá excelentes prêmios, a estratégia é gerarmos valor para o consumidor comprar no mercado local e tendo consumo, teremos mais vendas, mais recursos girando na economia e certamente, mais confiança e oportunidades para 2021”, finalizou Granja.

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