conecte-se conosco


Polícia

Operações integradas prendem 181 pessoas em flagrante no Estado

Publicado

As forças de segurança de Mato Grosso prenderam 181 pessoas em flagrante e conduziram 122 a delegacias, entre janeiro e março deste ano, durante operações integradas realizadas pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT). O levantamento foi feito pela Coordenadoria de Planejamento e Monitoramento (Coplam), a respeito das atividades desenvolvidas pela Secretaria Adjunta de Integração Operacional (Saiop).

O balanço é resultado das 10 operações integradas que ocorreram no primeiro trimestre de 2019. Foram cinco no mês de março, entre elas a Operação Carnaval que contemplou todo o Estado, e as demais que ocorreram em Colíder, Água Boa, Nova Xavantina, Feliz Natal e Tangará da Serra. Já em fevereiro, ocorreram quatro operações integradas nos municípios de Santo Afonso, Alto Paraguai, Poconé, Várzea Grande e Vila Cardoso. No mês de janeiro, as forças atuaram em uma operação, na cidade de Colniza.

No total, foram empregados 1.497 policiais militares, 511 policiais civis, 1.137 bombeiros militares, 555 servidores da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e 15 do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT). Também houve atuação de 145 pessoas, entre integrantes do Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron), Centro Integrado de Operações Aéreas e servidores de outros setores da Sesp-MT.

Nestes três meses, as ações resultaram na apreensão de pouco mais de 40kg de drogas e no cumprimento de 48 mandados de busca e apreensão e 14 de mandados de prisão, internação cautelar e prisão temporária. Dos 221 veículos abordados, foram apreendidos 107 e 12 foram recuperados/localizados. Houve também apreensão de 13 armas de fogo. Os integrantes atuaram em 72 ações de bloqueio (inopinada), 71 de saturação (asfixia) 179 de start. A atuação do Corpo de Bombeiros Militar (CBM-MT) nestas operações integradas resultou em 33 ações de fiscalização.

Leia mais:  Operação Recressus prende 5 por homicídio em Guarantã do Norte

Para o secretário adjunto de Integração Operacional da Sesp-MT, coronel Victor Fortes, os resultados fortalecem o sistema de segurança pública e melhoram as respostas aos anseios da sociedade. “A presença das forças nas ruas, de forma integrada, fortalece a proteção ao cidadão e também reflete em redução de custos, já que os órgãos de segurança não atuam de forma isolada”.

A Saiop desenvolve todo o cronograma levando em consideração as 15 Regiões Integradas de Segurança Pública (RISPs). “As operações são planejadas de acordo com o trabalho de análise de dados feito pela Inteligência, que consegue identificar os pontos mais sensíveis e problemas específicos de cada localidade do estado que compõe cada uma dessas RISPs”, acrescenta.

Bairro Integrado

A Saiop também coordena outras operações: intermitentes, para grandes eventos, e relacionadas a crises (trabalho especializado para resolução de problemas). No âmbito preventivo, há também a operação Bairro Integrado, que visa levar serviços de segurança e de cunho social às escolas públicas.

Este ano, a iniciativa já ocorreu no município de Água Boa, no dia 28 de março, na Escola Estadual 9 de Julho. O público geral atendido foi de 2.100 pessoas, entre pais e demais moradores do entorno, e 1.770 estudantes. Além da unidade que sediou o evento, participaram alunos da Escola Nova Esperança, Escola Estadual Antônio Grohs e Cooperensino.

Leia mais:  Repressão ao crime organizado, fazendário e ambiental será ampliado pela PJC

Foram realizadas palestras em 15 salas de aula com orientações sobre cidadania. Também foram oferecidos serviços de confecção de RG (18 documentos) pela Politec; 120 atendimentos e orientações pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e 100 pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS); e 200 pela Secretaria Municipal de Saúde.

Nove estudantes que participaram de um concurso de redação ainda foram premiados com sobrevoo de helicóptero pelo Ciopaer. Além destes parceiros, esta edição contou com a participação da PM-MT, PJC-MT, CBM-MT, Detran, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil seccional Mato Grosso (OAB-MT), Conselho Tutelar e Câmara Municipal.

Comentários Facebook
publicidade

Polícia

PM detém 23 pessoas por tráfico de droga em sete cidades do Estado no final de semana

Publicado

por

Policiais militares de Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Cáceres Tangará da Serra, Mirassol D’Oeste e Barra do Bugres prenderam de sexta-feira a domingo (29 e 31.05), 19 pessoas por tráfico de droga e apreenderam quatro adolescentes.

Somente na capital foram seis prisões em cinco bairros. Entre eles, o Jardim Passaredo, onde a equipe da Força Tática prendeu um homem com porções de cocaína, pasta base de cocaína e ácido bórico. Na ação, os agentes ainda apreenderam um revólver calibre 22, com duas munições, uma réplica de pistola, dinheiro e um soco inglês.

Na área central, na Rua Barão de Melgaço, a equipe da Força Tática, foi informada que um suspeito estaria distribuindo entorpecente pela região. Em diligência, o denunciado foi detido e, com ele apreendidas porções de pasta base de cocaína, uma balança e dinheiro, tudo escondido dentro de duas latas de leite. No nome do suspeito constavam quatro passagens criminais de por tráfico de droga e duas por porte ilegal de arma de fogo.

No Parque Ohara, dois homens foram detidos com 23 pedras de pasta base de cocaína. A dupla foi detida depois de correr de uma abordagem. Eles resistiram e desacataram os agentes, sendo necessário o uso de algemas.

No bairro Campo Verde, a equipe do 5ª Companhia do Planalto apreendeu um adolescente com seis porções de drogas entre maconha, cocaína e pasta base de cocaína. Ele foi pego durante patrulhamento pelo bairro quando conversava com um grupo de pessoas, que fugiu com a presença da viatura.

No bairro São Gonçalo III, dois homens foram detidos com  28 porções de drogas entre pasta base de cocaína e maconha, além de dinheiro. A ocorrência foi atendida pelos militares do 9º BPM depois que uma denúncia que apontava um grupo de pessoas traficando na frente de uma casa. Quando a equipe chegou confirmou a informação. Parte da droga estava escondida em uma casa abandonada

Leia mais:  Polícia Rodoviária Federal inicia Operação Semana Santa 2019

Em Várzea Grande, as ocorrências foram em três bairros. A primeiro no Água Vermelha, com a prisão de dois homens no momento em que negociavam entorpecentes. Um deles estava em uma motocicleta e tentou fugir, mas foi contido. Com a dupla foram apreendidos pedras e porções de pasta base de cocaína, maconha e dinheiro. A motocicleta Honda Fan 160, também foi encaminhada à delegacia.

Droga apreendida pela FT de Rondonópolis

No bairro Pontal da Amazônia, a equipe do 4º BPM prendeu dois homens com 58 porções de maconha, uma balança e dinheiro. A droga estava escondida dentro de uma lata de achocolatado entre mudas de bananeiras no quintal de uma casa.

No Cristo Rei, os militares da 3ª Companhia prenderam um homem que traficava próximo a um supermercado. Com o denunciado foram apreendidas 22 porções de maconha, em tamanhos diversos, uma balança, rolo de plástico filme e dinheiro.

Em Rondonópolis, no bairro Jardim Nilmara, a equipe da Força Tática, deteve dois homens com porções de maconha e cocaína, além de dinheiro. A dupla foi rendida dentro de uma casa depois de correr para não ser abordada.

Em Cáceres, no bairro Cavalhada, os policiais prenderam um homem e apreenderam um adolescente por uso de droga. Com ambos foram encontrados uma porção de pasta base de cocaína e um cigarro de maconha.

Leia mais:  Policiais participam de qualificação tática para abordagem em ambientes

Em Tangará da Serra, a ocorrência foi atendida pelos agentes do Comando de Ações Rápida (CAR), na região central da cidade. Quatro homens foram presos e com o grupo foram apreendidos um revólver calibre 32, quatro porções de maconha, uma porção de cocaína, dinheiro, balança e um veículo For Ka preto. Na ação, os policiais foram informados que os suspeitos seriam responsáveis pelo tráfico de droga na região.

Em Mirassol D’Oeste, no bairro Jardim São Paulo, foram presos dois homens e uma mulher. A ação policial ocorreu durante abordagem a três pessoas que estavam em um bar. No local, os policiais perceberam um prato com resquícios de droga, além de poções de pasta base de cocaína, tesouras, sacolas cortadas e dinheiro. Os três detidos já têm passagem por tráfico de droga.

Em Barra do Bugres, no bairro Jardim Alvorecer, a equipe do Comando de Ações Rápidas (CAR) apreendeu dois adolescentes com sete porções de pasta base de cocaína e dinheiro.

Droga apreendida no bairro Cristo Rei, em Várzea Grande

Serviço

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, pelo 190 ou, sem precisar se identificar, por meio do disque-denúncia 0800.65.3939. Nesse número, sem custo de ligação, qualquer cidadão pode informar situações suspeitas ou crimes. Exemplos: a presença de foragidos da Justiça com mandado de prisão em aberto e ponto de venda de droga.

Comentários Facebook
Continue lendo

Deixe sua Opinião

Como você define o governo de Mauro Mendes, até agora ?

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana