conecte-se conosco


Esportes

O que deu certo e o que não deu na suada classificação do Brasil à semifinal

Publicado

Lance

Alisson e Gabriel Jesus celebram classificação do Brasil em Porto Alegre
Pedro Martins / MoWA Press

Alisson e Gabriel Jesus celebram classificação do Brasil em Porto Alegre

Eliminado da Copa América em 2011 e 2015 pelo Paraguai nos pênaltis, o Brasil viu parte do filme se repetir nesta quinta-feira, desta vez na Arena do Grêmio e pelas quartas de final do torneio. O final, no entanto, mudou: a vitória através da marca da cal veio por 4 a 3, depois de um frustrante 0 a 0 nos 90 minutos. 

Leia também: Nos pênaltis, Brasil bate o Paraguai e está nas semifinais da Copa América

Quase 50 mil torcedores viram um Brasil que só deu liga com um jogador a mais no segundo tempo. No primeiro, há pouco a ser destacado de positivo, diferente quanto ao oposto.

Confira os aspectos que deram certo e outros que deram errado (não foram efetivos) contra a Albirroja:

(CERTO) PARTICIPAÇÃO DE EVERTON

Brasil x Paraguai

Dribles de Everton foram pontos altos da noite (Foto: AFP)

Anfitrião da noite, Everton Cebolinha foi ovacionado na primeira vez em que tocou na bola. Por estar em sua casa, já que é a principal estrela do Grêmio, o atacante atuava diante de holofotes e, no geral, foi quem mais deu trabalho.

Insinuante, Everton também foi quem mais venceu duelos mano a mano, tendo acertado quatro dribles em projeção. Quase sempre pela ponta esquerda, o substituto de Neymar não marcou o que seria o terceiro gol na Copa América, mas arriscou três vezes. Levou muito perigo num chute cruzado, no fim.

(CERTO) ESTRELA DE ALISSON

Brasil x Paraguai

Alisson: cada vez mais querido pelos brasileiros (Foto: AFP)

Um dos melhores goleiros do mundo e recém-campeão da Liga dos Campeões pelo Liverpool, Alisson tem alcançado um status de inquestionável com a Amarelinha – o que não se via até a Copa do Mundo de 2018, por exemplo. O camisa 1 voltou a estar seguro e a ser importante com os pés, nas saídas.

Nos pênaltis, Alisson defendeu (com alto grau de dificuldade) a primeira cobrança paraguaia, arrematada por Gustavo Gómez, do Palmeiras e melhor batedor dos rivais. Mesmo na casa gremista, o goleiro revelado pelo Internacional foi muito aplaudido e teve o seu nome cantado por todos.

Leia mais:  É oficial! Copa do Mundo feminina de 2023 contará com 32 seleções

(CERTO) ZAGA INTACTA

Brasil x Paraguai

Marquinhos transmite muita segurança atrás (Foto: AFP)

Outro fator positivo foi que o Brasil, mesmo trôpego no primeiro tempo, pouco sofreu sustos e, novamente, não levou gol. Em quatro jogos nesta Copa América, a equipe de Tite ainda não sabe o que é ver a sua rede ser balançada.

Além de Alisson, cabe destacar que a dupla de zaga, a mesma do Paris Saint-Germain, formada por Marquinhos e Thiago Silva, ratificou a sua solidez contra um Paraguai que abriu mão de atacar em boa parte do embate.

(CERTO) VÍNCULO COM A TORCIDA

Brasil x Paraguai - Torcida

O torcedor fez bonita festa na Arena (Foto: AFP)

O povo da Arena do Grêmio estava disposto a espantar o frio de Porto Alegre (14ºC) e fez festa desde antes de a bola rolar. Everton e Arthur foram muito festejados, mas também todos os nomes da Seleção foram bastante saudados quando anunciados no telão. Houve um “clima de Libertadores”, segundo apontado pelo Gabriel Jesus, na zona mista.

Dá para dizer que uma vitória com o caloroso apoio da torcida, ainda mais de uma maneira dramática, pode ajudar a aproximar a Seleção Brasileira de mais torcedores. O próximo confronto será no Mineirão, é bom citar.

(ERRADO) TRIO COUTINHO-JESUS-FIRMINO

Brasil x Paraguai

Coutinho não chamou a responsabilidade como pode (Foto: AFP)

O badalado trio citado acima esteve longe do protagonismo esperado – e que respingou mais em Everton na noite passada. Coutinho ainda foi o que mais tentou finalizar no jogo (cinco ao todo), porém não foi participativo na segunda linha e não foi efetivo na criação, como a função de articulador pede.

Já Gabriel Jesus e Roberto Firmino, estes mais residentes na área e homens-gol, passaram em branco e deram diversos contra-ataques. Jesus, aliás, chegou a ouvir tímidas vaias no primeiro tempo. No fim, o atacante do Manchester City marcou o pênalti decisivo e desabafou: “Estava p*** comigo mesmo”. Firmino, por sua vez, pouco lembrou o jogador de pivô e toques curtos dos Reds.

(ERRADO) MEIO POUCO CONTROLADOR

Brasil x Paraguai

No meio, Tite contará com Casemiro de volta, para terça (Foto: AFP)

Segundo o site Footstats, Arthur foi o segundo jogador que mais vezes teve a posse de bola no jogo, só ficando atrás de um zagueiro (Marquinhos), o que é natural. Entretanto, o camisa 8 não fez o que se espera dele, sob por estar atuando na Arena gremista, onde conhece cada atalho. 

Leia mais:  Clube russo faz proposta a Neymar com salário baixo e alguns benefícios curiosos

Quem também não deu a dinâmica que o Tite aguardava foi Allan, que só jogou por conta da suspensão de Casemiro e das dores no joelho de Fernandinho. O volante do Napoli, que alternava com Arthur nas saídas canarinhas, não associou com o restante do time e foi abaixo do nível dos demais na etapa final. Tanto que foi sacado. Ou seja, não aproveitou a ótima chance de brilhar.

(ERRADO) FALTA DE CAPRICHO

Brasil x Paraguai

Paquetá entrou, e Gatito não foi vazado; só nos penais (Foto: AFP)

Enquanto o confronto era de dez contra dez na linha, o ferrolho do Paraguai evitava que o Brasil quebrasse linhas – quase sempre – e se aproximasse de sua área. No entanto, no segundo tempo, o que faltou de concreto foi capricho para concluir melhor e tirar mais das boas interceptações dos paraguaios. 

Pode ter pesado também o fato do gramado, cujas condições ruins foram bem citadas por Tite na coletiva. Não dá para deixar de sublinhar a ótima atuação de Gatito Fernández, autor de dez defesas e o melhor em campo, de acordo com votação popular. De todo modo, alerta ligado para as semifinais.

(ERRADO) SAÍDA DE FILIPE LUÍS

Filipe Luís - Brasil x Paraguai

Filipe será reavaliado nesta sexta (Foto: Raul Arboleda / AFP)

O último item foi uma fatalidade. Bem no primeiro tempo, com a sua regularidade nas duas fases (defensiva e ofensiva) de praxe, Filipe Luís teve que deixar o jogo no intervalo por conta de dores no músculo posterior da coxa direita. Ele será reavaliado nesta sexta; Alex Sandro entrou foi quem entrou.

Talentoso, Alex foi discreto, mas é inegável que o Brasil perde uma parcela de força caso Filipe não possa estar em ação na próxima terça, quando a seleção brasileira recebe o vencedor de Venezuela x Argentina, no Mineirão.

Fonte: IG Esportes
Comentários Facebook
publicidade

Esportes

Saiba como assistir Colón x Atlético-MG ao vivo e de graça

Publicado

por

Réver comemora após marcar nas quartas de final da Sul-Americana arrow-options
Julian Medina / DiaEsportivo / Agência O Globo

Réver comemora após marcar nas quartas de final da Sul-Americana

O Atlético-MG entra em campo nesta quinta-feira (19) para enfrentar o Colón, da Argentina, na partida de ida das semifinais da Copa Sul-Americana. O jogo acontece na casa dos hermanos, às 21h30.

Leia também: Jornal mostra quanto Neymar desembolsa aos “parças” mensalmente

E você pode assistir a partida do  Atlético-MG  ao vivo e de forma gratuita pelo  DAZN  .  Para ter acesso, basta clicar neste link, fazer o cadastro e ter 30 dias de sinal aberto para acompanhar não só a Copa Sul-Americana , mas todos os eventos esportivos disponíveis na plataforma.

Galo na Sul-Americana

O Atlético chegou direto nas oitavas de final da Sul-Americana depois de ser eliminado na primeira fase da Libertadores, na qual conquistou apenas 6 dos 18 pontos disputados. Na competição, o clube mineiro chegou a perder por 4 x 1 para o Cerro Porteño.

Já na Sul-Americana, o Atlético estreou com vitória diante do Botafogo por 1 a 0 no Rio de Janeiro. Na partida de volta, o Galo conquistou um novo triunfo, em Belo Horizonte, desta vez por 2 a 0. Nas quartas de final, a equipe mineira teve pela frente o La Equidad, da Colômbia, e também passou sem problemas, vencendo os dois duelos (2 a 1 em casa e 3 a 1 fora).

Leia mais:  Clube russo faz proposta a Neymar com salário baixo e alguns benefícios curiosos

Para a partida diante do Colón , o técnico Rodrigo Santana deve levar a campo a seguinte equipe: Cleiton; Patric, Réver, Igor Rabello e Fábio Santos; Zé Welison; Vinícius, Elias, Chará e Cazares; Di Santo.

Momento conturbado

No embarque para a Argentina, torcedores do Galo marcaram presença no aeroporto para cobrar o elenco e a direção do clube. Com faixas, a torcida pedia raça e vergonha. O Atlético vive uma fase ruim no Campeonato Brasileiro. O time terminou o primeiro turno com 27 pontos e possui apenas a 9ª colocação. A equipe de Rodrigo Santana acumula cinco derrotas nos últimos cinco jogos.

Por outro lado, o Colón também atravessa um momento de instabilidade. No Campeonato Argentino, a equipe aparece na 14ª posição. Em seis jogos, foram três derrotas, um empate e apenas duas vitórias.

O DAZN , primeiro serviço de streaming de esportes ao vivo e sob demanda do mundo, já está disponível para assinatura ou para degustação gratuita durante um mês. Você preenche os dados e instantes depois o conteúdo já está liberado para você acompanhar no computador, no celular, no tablet ou até no console do vídeogame. Durante 30 dias você terá acesso a todos os eventos da plataforma e ainda poderá acompanhar o confronto entre  Atlético-MG  e Colón.  Acesse e aproveite!

Leia mais:  Barcelona estipula preço ao PSG para ter Neymar: R$ 720 milhões

Fonte: IG Esportes
Comentários Facebook
Continue lendo

Deixe sua Opinião

Como você define o governo de Mauro Mendes, até agora ?

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana