conecte-se conosco


Mato Grosso

Novos ônibus vão melhorar transporte de alunos da educação especial

Publicado

As escolas de Educação Especial da rede estadual de Cuiabá e Várzea Grande contam agora com 10 novos ônibus para o transporte de alunos com deficiência física. Os novos veículos foram entregues oficialmente para a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), na tarde desta segunda-feira (11.02), pela Votorantim Cimentos.

A doação dos ônibus é uma ação do Programa de Apoio à Gestão Educacional Inclusiva, da Votorantim Cimentos, resultado de um termo de acordo firmado com a Seduc, a Controladoria Geral do Estado (CGE) e a Procuradoria Geral do Estado (PGE), com a intermediação do Ministério Público Estadual (MPE).

Serão beneficiados aproximadamente 380 alunos das escolas estaduais de educação especial Livre Aprender, Raio de Sol, Luz do Saber, Professora Celia Rodrigues Duque, além do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) Professora Almira de Amorim Silva, que também atende alunos especiais.

A Secretária Marioneide Kliemaschewsk, destacou que os novos veículos vão garantir o atendimento dos alunos com um transporte escolar de qualidade, possibilitando a melhoria no acesso dos alunos às unidades educacionais. “A educação inclusiva ainda é muito recente no Brasil e até pouco tempo atrás nossas crianças, que tinham algum tipo de deficiência, eram excluídas de processos educacionais. Mas hoje nós temos outros olhos e a educação avançou no sentido de garantir o direito a todos como cidadãos”.

Leia mais:  Solenidade empossa novo delegado geral da Polícia Civil e diretores adjuntos

Os ônibus têm toda a infraestrutura adequada para atender os alunos cadeirantes ou com dificuldade de mobilidade, com elevador e rampa automática.

O gerente geral de Planejamento e Desenvolvimento Social da Votorantim, Rafael Gioielli, explicou que são dois modelos diferentes de ônibus, com toda a estrutura adequada para atender os alunos. Os modelos são especificados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e a Votorantim, em comum acordo com a Seduc, resolveu utilizar os dois em Mato Grosso.

“A cadeira móvel permite que o estudante siga melhor acomodado dentro do ônibus e a plataforma elevatória permite que ele adentre o veículo com a própria cadeira dele, ou seja, permite atender necessidades que são diferentes, pois cada pessoa com deficiência tem uma necessidade especial e os dois veículos dão mais flexibilidade para esse atendimento”.

Segundo Rafael Gioielli, a Votorantim tem uma atuação antiga em Mato Grosso e o ano passado construiu a parceria com a Seduc. “A Votarantim escolheu essa linha temática para comemorar o seu centenário. E construímos a ideia desse acordo de doação dos ônibus. Além disso, vamos trabalhar também a melhoria da gestão das unidades educacionais que trabalham com a educação especial”, destacou.

Leia mais:  Controladorias fomentam controle social junto a estudantes da UFMT

Participaram do evento o vice-governador Otaviano Pivetta, o controlador Geral do Estado, Emerson Hideki, o secretário adjunto da Procuradoria Geral do Estado de Mato Grosso, Luiz Otávio Trovo, o gerente da fábrica da Votarantim em Cuiabá, Rivo Lima, e secretário executivo da Seduc, Alan Porto.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Campeão mato-grossense será conhecido no próximo domingo na Arena Pantanal

Publicado

por

Sede dos jogos realizados na Capital desde o início do campeonato estadual, a Arena Pantanal recebe no próximo domingo (21), às 15h, a partida decisiva entre Cuiabá Esporte Clube e Operário Várzea-grandense (CEOV). Os portões serão abertos a partir das 13h.

Para deixar o estádio em condições de funcionamento, a Secretaria de Estado de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT) está tomando as providências necessárias que vão desde a manutenção do gramado ao atendimento das exigências sanitárias.

“Nossa operação consiste inicialmente no cuidado e preparo do gramado nos dias que antecedem os jogos, na higienização dos pontos de comercialização de alimentos, na vistoria de banheiros, vestiários das equipes e de arbitragem e demais setores utilizados”, explica o superintendente de infraestrutura esportiva da Secel, Maurício Dias de Mendonça.

O superintendente também esclarece que nenhum alimento é manipulado no local. “As áreas destinadas à venda de comidas e bebidas são higienizadas. Porém, para atender os requisitos da vigilância sanitária, os alimentos já chegam prontos à Arena”.   

O segundo e último confronto da final terá entrada gratuita para mulheres e crianças. Para os demais torcedores, os ingressos custarão R$ 5 (meia) e e R$ 10 (inteira). Os valores foram definidos pelo Dourado, como é conhecido o time de Cuiabá, por ser mandante dessa partida de volta. Os ingressos estarão à venda a partir desta quinta-feira (18), nas bilheterias do Ginásio Aecim Tocantins. 

Leia mais:  Biblioteca Estevão de Mendonça oferece programação diferenciada este mês

Por ter vencido o Operário por 2 a 0 no primeiro jogo da final, o Dourado abriu vantagem na disputa, precisando apenas de um empate para levantar o troféu de campeão mato-grossense 2019. Além disso, o clube da Capital chega de forma invicta à final.

Já o tricolor várzea-grandense – que também chegou invicto à decisão e só perdeu no primeiro duelo da fase final no último domingo – segue acreditando até o último minuto na possibilidade do título estadual. Para isso, conta com o apoio da torcida que estará nas arquibancadas  incentivando o time. 

Torcedores do Cuiabá ocuparão os setores Oeste e Sul da Arena, e a torcida operariana ficará no setor Norte. A equipe da Secretaria Adjunta de Esporte e Lazer também se organiza para ajudar no controle de acesso e orientação aos torcedores, uma das determinações do Juizado Especial do Torcedor – JET.

Campeonato Brasileiro Feminino A-2

Na quinta-feira (22), às 20h, a Arena Pantanal receberá a partida da terceira rodada do Campeonato Brasileiro Feminino série A2. As meninas do Operário F.C, de Várzea Grande, enfrentam o Atlético-AC.

Leia mais:  MT Hemocentro completa 25 anos salvando vidas em Mato Grosso

O Brasileirão Feminino A-2 garante o acesso para a série A-1 aos semifinalistas do torneio. Nesta primeira fase, o Operário disputa com outras cinco equipes do Grupo 2, do qual faz parte.

Jogos Universitários no Ginásio Aecim Tocantins

O Ginásio Poliesportivo Aecim Tocantins, que também faz parte do Complexo Arena Pantanal, sediará as partidas de handebol da edição dos Jogos Universitários Mato-grossenses (JUM’s) 2019 – Cuiabá 300 anos.

De 19 a 21 de abril, mais de 600 atletas, que representam 13 universidades/campus do Estado, participam da competição. Além do handebol, que será disputado no Ginásio Aecim Tocantins, os Jogos Universitários Mato-grossenses contam ainda com as modalidades de futsal, voleibol, basquetebol, badminton, xadrez e tênis de mesa.

Agendamento de eventos no Complexo Arena Pantanal

Os interessados devem buscar informações no site: www.esportes.mt.gov.br/-/use-o-complexo-arena-pantanal. Ou ainda no telefone: (65) 3613-4947.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana