conecte-se conosco


Mato Grosso

Novos ônibus vão melhorar transporte de alunos da educação especial

Publicado

As escolas de Educação Especial da rede estadual de Cuiabá e Várzea Grande contam agora com 10 novos ônibus para o transporte de alunos com deficiência física. Os novos veículos foram entregues oficialmente para a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), na tarde desta segunda-feira (11.02), pela Votorantim Cimentos.

A doação dos ônibus é uma ação do Programa de Apoio à Gestão Educacional Inclusiva, da Votorantim Cimentos, resultado de um termo de acordo firmado com a Seduc, a Controladoria Geral do Estado (CGE) e a Procuradoria Geral do Estado (PGE), com a intermediação do Ministério Público Estadual (MPE).

Serão beneficiados aproximadamente 380 alunos das escolas estaduais de educação especial Livre Aprender, Raio de Sol, Luz do Saber, Professora Celia Rodrigues Duque, além do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) Professora Almira de Amorim Silva, que também atende alunos especiais.

A Secretária Marioneide Kliemaschewsk, destacou que os novos veículos vão garantir o atendimento dos alunos com um transporte escolar de qualidade, possibilitando a melhoria no acesso dos alunos às unidades educacionais. “A educação inclusiva ainda é muito recente no Brasil e até pouco tempo atrás nossas crianças, que tinham algum tipo de deficiência, eram excluídas de processos educacionais. Mas hoje nós temos outros olhos e a educação avançou no sentido de garantir o direito a todos como cidadãos”.

Leia mais:  Politec se prepara para a implantação do RG unificado

Os ônibus têm toda a infraestrutura adequada para atender os alunos cadeirantes ou com dificuldade de mobilidade, com elevador e rampa automática.

O gerente geral de Planejamento e Desenvolvimento Social da Votorantim, Rafael Gioielli, explicou que são dois modelos diferentes de ônibus, com toda a estrutura adequada para atender os alunos. Os modelos são especificados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e a Votorantim, em comum acordo com a Seduc, resolveu utilizar os dois em Mato Grosso.

“A cadeira móvel permite que o estudante siga melhor acomodado dentro do ônibus e a plataforma elevatória permite que ele adentre o veículo com a própria cadeira dele, ou seja, permite atender necessidades que são diferentes, pois cada pessoa com deficiência tem uma necessidade especial e os dois veículos dão mais flexibilidade para esse atendimento”.

Segundo Rafael Gioielli, a Votorantim tem uma atuação antiga em Mato Grosso e o ano passado construiu a parceria com a Seduc. “A Votarantim escolheu essa linha temática para comemorar o seu centenário. E construímos a ideia desse acordo de doação dos ônibus. Além disso, vamos trabalhar também a melhoria da gestão das unidades educacionais que trabalham com a educação especial”, destacou.

Leia mais:  Membros do Fórum Estadual de Educação tomam posse

Participaram do evento o vice-governador Otaviano Pivetta, o controlador Geral do Estado, Emerson Hideki, o secretário adjunto da Procuradoria Geral do Estado de Mato Grosso, Luiz Otávio Trovo, o gerente da fábrica da Votarantim em Cuiabá, Rivo Lima, e secretário executivo da Seduc, Alan Porto.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

PM recupera nove veículos furtados em cinco municípios de MT

Publicado

por

Policiais militares de Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sapezal e Pedra Preta, recuperaram durante o final de semana, de sexta a domingo (19 a 21.07), nove veículos, entre carros e motocicletas.

Na Capital, no bairro Bom Clima os militares receberam informações que uma moto Honda Bros, estacionada em frente a um prédio, estaria com queixa de furto. No local, os agentes confirmaram a denúncia.

Moto localizada no bairro Bom Clima, em Cuiabá

Já no Coophamil, também com informação de moradores, os policiais encontraram uma caminhonete Toytota Hilux com queixa de furto ocorrido em Sorriso. Estavam no veículo três pessoas, no entanto, duas fugiram quando viram a guarnição. Um adolescente de 16 anos foi apreendido.

Em Várzea Grande, no bairro Serra Dourada, militares da Força Tática estavam em ronda quando viram uma motocicleta Honda Fan estacionada em um terreno baldio. Em consulta ao sistema de roubos e furtos de veículos, os policiais averiguaram a existência de queixa de roubo do proprietário da motocicleta.

Em Pedra Preta, a guarnição abordou duas pessoas em uma Honda Fan, na rodovia BR-364. O piloto desobedeceu à ordem de parada e acelerou, caindo logo em seguida. Piloto e garupa conseguiram fugir a pé. O veículo possuía queixa de roubo.

Leia mais:  Sema apresenta para juízes federais e membros da OAB ações do Simcar

No Setor Industrial, em Sapezal, a guarnição estava em ronda quando viu uma caminhonete Toyota Hilux abandonada em uma área de mata fechada. Na checagem, havia queixa de roubo.

Em Rondonópolis, quatro veículos recuperados. Um Volkswagen Voyage com queixa de roubo estava estacionado no pátio da rodoviária, no bairro Jardim Belo Horizonte.  

Moradores do bairro Jardim Rui Barbosa acionaram a guarnição sobre uma motocicleta Honda Fan abandonada em uma rua. Na checagem, havia registro do furto ocorrido em um supermercado.

No bairro Tancredo Neves, um Fiat Uno, que horas antes havia sido furtado em frente a uma igreja. No Centro, uma motocicleta Honda CG 150 com queixa de furto foi encontrada abandonada por policiais que faziam rondas.

Fiat Uno havia sido furtado em frente a uma igreja, em Rondonópolis

Serviço

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do disque-denúncia 0800.65.3939. Nesse número, sem custo de ligação, qualquer cidadão pode informar situações suspeitas ou crimes. Exemplos: a presença de foragidos da Justiça com mandado de prisão em aberto e ponto de venda de droga.

Leia mais:  MTI prorroga prazo para comissão apresentar plano de viabilidade

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Deixe sua Opinião

Como você define o governo de Mauro Mendes, até agora ?

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana