conecte-se conosco


Cidades

Novo Pronto Socorro entra na reta final de ajustes para sua inauguração

Publicado

A Comissão Técnica criada especialmente para a implantação do Hospital Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC) – Dr. Leoni Palma Carvalho, reuniu-se na manhã desta quarta-feira (05) com o prefeito Emanuel Pinheiro para que cada equipe estratégica apresentasse o andamento de suas ações. De acordo com o gestor, os próximos 15 dias serão de ajustes, fechamentos e adequações para a abertura da unidade hospitalar.

“Eu estou muito feliz, pois todas as áreas cumpriram o prazo. As matrizes estão trabalhando em um ritmo intenso, frenético. A bem da verdade, estamos fazendo em quatro meses o que se faria normalmente em 18 meses. Estamos mostrando determinação, garra, comprometimento, um foco fora de série, que está impressionando técnicos do Brasil inteiro, inclusive o Governo Federal”, comemorou Pinheiro.

O prefeito comentou que continuará diariamente vistoriando a obra, a chegada de equipamentos e a instalação. “Vou continuar estabelecendo metas e prazos para todas as matrizes. O trabalho que já estava intenso terá o ritmo ainda maior, inclusive na cobrança dos prazos e metas. Não teremos fim de semana, feriado, não vamos parar. A saúde de Cuiabá não pode esperar”.

Leia mais:  ‘Dia do Médico’ é celebrado no hospital São Benedito com café da manhã e homenagens

Ele disse ainda que a data combinada com o Palácio do Planalto para a vinda do presidente Michel Temer, estabelecida na reunião que aconteceu na última semana e que foi coordenada pelo ministro Carlos Marun, ficou entre 26 e 29 de dezembro. O prefeito enfatizou a satisfação por Cuiabá ter sido uma das poucas cidades que cumpriram o prazo de entrega da documentação para ter acesso ao recurso do Governo Federal. “Muitas cidades grandes e de médio porte e até mesmo capitais perderam o direito de serem contemplados no programa “Desafio Chave de Ouro” porque não cumpriram prazos, não tinham projetos ou os projetos foram indeferidos. Cuiabá foi uma referência. Entregamos a tempo todo o trabalho técnico, que teve a aprovação unânime dos técnicos do Ministério da Saúde e que não sofreu um questionamento sequer. Nenhuma inconsistência foi detectada no nosso projeto tanto que os recursos para os equipamentos já foram passados. Estamos agora focados em estar com o Pronto Socorro finalizado e equipado para a inauguração no fim deste mês, em benefício da população cuiabana e mato-grossense”, revelou.

Leia mais:  – Márcia Pinheiro abre doações da 2ª edição do Natal Sem Fome

Emanuel fez questão de ressaltar novamente seu contentamento em relação ao processo de licitação dos equipamentos, que teve um resultado altamente satisfatório. “Nossa licitação foi um exemplo de transparência, lisura, seriedade e de livre concorrência. Mais de 150 empresas e indústrias do Brasil inteiro participaram do certame e cerca de 50 ganharam. Isso sem nenhuma discussão judicial, sem impugnação, o que mostrou toda a lisura do processo”, finalizou.

Comentários Facebook
publicidade

Cidades

Consultório Itinerante leva atendimentos para mais comunidades

Publicado

por

Davi Valle

Desenvolvido pela Diretoria de Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Cuiabá (SMS), o ‘Programa Consultório Itinerante’ vem cumprindo sua missão de levar atenção integral e humanizada à saúde da população nas comunidades rurais e terapêuticas, onde não há abrangência das unidades da Estratégia Saúde da Família. Nesta semana, as comunidades rurais Conquista I e terapêutica Paraíso recebem os serviços.

Reestruturado pela gestão Emanuel Pinheiro, em menos de dois anos, o programa ofertou 28 mil atendimentos inerentes à Atenção Básica. Dentre eles estão consultas, pré-consultas, procedimentos ambulatoriais, exames clínicos diversos, atualização do calendário de vacinação, atendimento odontológico, entrega de kits de higiene bucal, medicamentos, entre outros procedimentos.

Nesta semana, a unidade móvel que é composta por um médico generalista, um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem, um técnico de saúde bucal, um psicólogo, um agente administrativo e um motorista, contemplam as comunidades rurais Conquista I e terapêutica Paraíso. Esta última atende pessoas em vulnerabilidade social em tratamento contra dependências químicas.

Leia mais:  Emanuel discute com Conselho Municipal de Saúde o plano de ativação do novo Pronto Socorro

Além dos procedimentos de praxe, a equipe ainda realiza encaminhamentos para exames e consultas especializadas e para tratamentos odontológicos, psicológicos, preventivos do colo uterino e demais especialistas.

O enfermeiro e responsável técnico pela unidade móvel, Marcelo Coelho enfatiza que as ações realizadas pela equipe do ´Consultório Itinerante´ reforçam a continuidade de um trabalho que vem se solidificando desde o início do projeto e fortalece o compromisso da atual administração  municipal, que é garantir a prevenção, promoção e a recuperação da saúde da população consoante aos princípios e diretrizes da Atenção Básica de Saúde.  

“Por meio das visitas podemos intervir sobre os fatores de risco aos quais a população está exposta e ainda humanizamos as práticas de saúde através do estabelecimento de vínculos com a população. Além disso, o reflexo desse trabalho é evidenciado quando verificamos que os cartões de vacina tanto de crianças quanto os de adultos estão em dia, quando pacientes hipertensos e diabéticos comparecem nos dias de atendimento para monitorar a pressão arterial, mensurar a glicemia capilar e retirar as medições de uso continuo ou ainda quando percebemos mudanças de hábitos de vida de alguns pacientes que passaram a praticar atividades físicas, controlando o peso e mantendo dentro de sua possibilidade uma alimentação mais saudável, após as nossas orientações”, destacou o enfermeiro.

Leia mais:  Prefeito de Cuiabá presta homenagem ao servidor público!

A unidade móvel ambulatorial também coleta informações sobre a população contemplada, observando suas carências e necessidades para posterior planejamento das ações da Secretaria de Saúde de Cuiabá. Também é objetivo do ´Consultório´ humanizar as práticas de saúde com o estabelecimento de um vínculo entre os profissionais de saúde e a população; proporcionar o estabelecimento de parcerias através do desenvolvimento de ações que contribuam para a democratização do conhecimento do processo saúde/doença, da organização dos serviços e da produção social da saúde.

Confira o calendário de atendimentos do Consultório Itinerante para o mês de fevereiro;

18/02 – Comunidade Conquista I

19/02 – Coleta Conquista I

20/02 –  Casa Terapêutica Paraíso

21/02 – Coleta Paraíso

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana