conecte-se conosco


Mato Grosso

Nova portaria prorroga prazos para realização das Conferências Municipais de Cultura

Publicado

A Comissão Organizadora da IV Conferência Estadual de Cultura estendeu os prazos para realização das Conferências Municipais, Intermunicipais, Regionais e Setoriais de Cultura. A nova portaria foi publicada no dia 18 de outubro no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso. Acesse AQUI.

Para a realização das Conferências Municipais e Intermunicipais realizadas pelos municípios o prazo foi prolongado para o dia 20 de outubro. A portaria anterior estabelecia que o limite seria 30 de setembro.

Já os coletivos culturais não governamentais poderão realizar as Conferências Livres/Setoriais de Cultura entre os dias 20 e 31 de outubro de 2018. 

Com a prorrogação das datas de efetivação das Conferências Municipais, os municípios e coletivos culturais ganharam também um prazo maior para o envio das propostas debatidas em seus encontros à Comissão Organizadora da Conferência Estadual.  Agora, a data limite para o encaminhamento dos relatórios será o dia 31 de outubro, para os municípios, e o dia 05 de novembro, para os coletivos culturais.

A Comissão Organizadora da Conferência Estadual é composta por servidores da Secretaria de Estado de Cultura – SEC, representantes do Conselho Estadual de Cultura, da Comissão Intergestores Bipartite e do Fórum Permanente de Cultura. A reunião que deliberou a nova portaria foi realizada no dia 16 de outubro, na sede Secretaria.
 
Luciano Carneiro, Paulo Traven, José Adriano de Souza, Marciel Freitas, Cybelle Bussiki e servidores da SEC em reunião no dia 16/10.

Leia mais:  Ipem inicia operação “Festa Junina” com produtos alimentícios

Para o secretário de Estado de Cultura, Gilberto Nasser, a decisão da Comissão Organizadora em adiar por alguns dias a realização das Conferências Municipais possibilita que mais municípios ofereçam contribuições para a cultura. “Vamos ter muito mais pluralidade nas diretrizes a serem propostas para as políticas culturais de Mato Grosso”, comemora Nasser. 

A Conferência Estadual

A Conferência Estadual de Cultura é a instância de participação social que tem como objetivo propor diretrizes, estratégias, programas e ações para as políticas culturais numa articulação entre os governos estadual e municipais e a sociedade civil organizada.

As Conferências Municipais devem acontecer anteriormente para que sejam providenciadas a eleição de delegados e a construção de propostas a serem apresentadas na Conferência Estadual, que ocorrerá nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro. 

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Novo gestor de Chapada troca todos os secretários e traz ex-prefeito na equipe

Publicado

O novo prefeito de Chapada dos Guimarães (67 km ao norte de Cuiabá), Osmar Froner (MDB) anunciou a equipe de secretários que irá compor sua gestão, com a troca de todos os nomes do primeiro escalão. Entre os nomes anunciados está o ex-prefeito do município, Gilberto Mello.

Gilberto até chegou a apresentar a candidatura para a prefeitura, mas precisou ser substituído após ser barrado pela Lei da Ficha Limpa. Ele assume a Secretaria Municipal de Governo, um dos cargos mais importantes do secretariado.

Na Secretaria de Administração, o comando será do biólogo e bacharel em direito Marcos Soares Souza. Já a Secretaria de Planejamento e Orçamento é de responsabilidade do bacharel em história e pós-graduado em Gestão de Cidades, Aislan Sebastião Cunha Galvão.

A Secretaria de Finanças foi assumida pelo ex-vereador e técnico em contabilidade Dagoberto Garcia Belufi. A Educação será comandada pelo professor Benedito Antônio de Oliveira Lechner.

A pasta de Esporte e Lazer será gerida pelo empresário e líder comunitário Mauro José Conceição de Paula. A Secretaria de Saúde terá como gestora a enfermeira e ex-vereadora, Rosa Maria Blanco Manzano.

Leia mais:  Mulher é presa por ingerir pasta base para tentar escapar da polícia

Para a Assistência Social, o prefeito escolheu a bacharel em direito e ex-conselheira tutelar Fernanda Ferreira da Silva. Já a Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente tem como titular o publicitário e empresário Alexandre Parreira Severino.

 

Luis Carlos de Freitas, que é geólogo, economista e ex-prefeito de Chapada dos Guimarães, assumiu a Secretaria de Agricultura. E a Procuradoria Geral do Município fica a cargo da bacharel em direito Rosana Costa Itacaramby. (Com informações da assessoria)

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana