conecte-se conosco


Mato Grosso

Mutuários da Cohab dão andamento na escritura do seu imóvel

Publicado

Os mutuários da extina Companhia de Habitação do Estado de Mato Grosso (Cohab) que já receberam o título definitivo de regularização fundiária, podem ir ao cartório registrar o documento e adquirir a certidão original da escritura do imóvel. Além disso, se o cidadão for o primeiro morador do imóvel tem direito a 0,01% 0,01% no valor da alíquota do Imposto sobre Transmissão de Bens dos Imóveis (ITBI)

Para Kézia Alves Rodrigues, a escritura definitiva representa uma grande vitória. “Oficialmente direi para todos que dei um grande passo ao conquistar o documento original da minha casa. Meses atrás tive um processo de financiamento em um banco negado por eu não adquirir a certidão do meu imóvel. Agora, com propriedade, farei o investimento que minha casa tanto precisa”, relatou a atendente e moradora do bairro São Carlos, em Cuiabá.

Kézia também contou que ficou isenta do ITBI por ser a primeira moradora do imóvel. O Projeto de Lei Complementar nº 445/2018, foi aprovado em agosto deste ano.

Leia mais:  Governo ingressa com ação para garantir representatividade de MT

De acordo com a Maria Helena, tabeliã do cartório do 5º oficio, em Cuiabá, à procura por registrar o imóvel das casas da extinta cohab esta intensa, diariamente cerca de doze pessoas passam pelo local. O mutuário que pretende dar o andamento na documentação pode procurar o cartório localizado na Av. Isaac Póvoas, 1010 – Centro Norte, das 9h às 17h.  

“Aquele que já recebeu a cópia do título definitivo pelo Programa ‘Endereço Certo’ deve comparecer ao cartório para dar andamento no documento original da sua casa”, falou José Adolpho, presidente da Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso – Desenvolve MT.

‘Endereço Certo’

O Programa ‘Endereço Certo’, é uma ação do Governo do Estado Mato Grosso, criado pela Desenvolve MT, para dar andamento nos processos de imóveis remanescentes, da extinta Cohab. Todos os mutuários dos 39 municípios terão acesso à documentação gratuita do seu imóvel.

O mutuário que pretende regularizar seu imóvel pode procurar a Desenvolve MT localizada na Av. Historiador Rubens de Mendonça (CPA) no Edifício Top Tawer (Térreo) ou a secretária de Habitação do seu município. Os documentos necessários são o RG, CPF, Certidão de Casamento ou Nascimento e Contrato de Compra e Venda. Aquele mutuário que já escriturou o imóvel não entra no processo da regularização fundiária.

Leia mais:  Samu reforça equipe para atendimento durante carnaval

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Novo gestor de Chapada troca todos os secretários e traz ex-prefeito na equipe

Publicado

O novo prefeito de Chapada dos Guimarães (67 km ao norte de Cuiabá), Osmar Froner (MDB) anunciou a equipe de secretários que irá compor sua gestão, com a troca de todos os nomes do primeiro escalão. Entre os nomes anunciados está o ex-prefeito do município, Gilberto Mello.

Gilberto até chegou a apresentar a candidatura para a prefeitura, mas precisou ser substituído após ser barrado pela Lei da Ficha Limpa. Ele assume a Secretaria Municipal de Governo, um dos cargos mais importantes do secretariado.

Na Secretaria de Administração, o comando será do biólogo e bacharel em direito Marcos Soares Souza. Já a Secretaria de Planejamento e Orçamento é de responsabilidade do bacharel em história e pós-graduado em Gestão de Cidades, Aislan Sebastião Cunha Galvão.

A Secretaria de Finanças foi assumida pelo ex-vereador e técnico em contabilidade Dagoberto Garcia Belufi. A Educação será comandada pelo professor Benedito Antônio de Oliveira Lechner.

A pasta de Esporte e Lazer será gerida pelo empresário e líder comunitário Mauro José Conceição de Paula. A Secretaria de Saúde terá como gestora a enfermeira e ex-vereadora, Rosa Maria Blanco Manzano.

Leia mais:  Samu reforça equipe para atendimento durante carnaval

Para a Assistência Social, o prefeito escolheu a bacharel em direito e ex-conselheira tutelar Fernanda Ferreira da Silva. Já a Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente tem como titular o publicitário e empresário Alexandre Parreira Severino.

 

Luis Carlos de Freitas, que é geólogo, economista e ex-prefeito de Chapada dos Guimarães, assumiu a Secretaria de Agricultura. E a Procuradoria Geral do Município fica a cargo da bacharel em direito Rosana Costa Itacaramby. (Com informações da assessoria)

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana