conecte-se conosco


Cidades

Mulheres vítimas de violência participam de roda de conversa sobre câncer de mama

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá vem promovendo vários movimentos em prol de debates de importantes temas. A Campanha Mundial Outubro Rosa é um deles. E na manhã desta segunda-feira(22), foi a vez das mulheres vítimas de violência acolhidas pela Casa de Amparo do Município receberem o evento, que foi realizando em parceria com a Associação MT MMAMA.

Elas participaram de uma roda de conversa sobre câncer de mama e puderam sanar dúvidas sobre o assunto, assim como aprender o importante papel da detecção precoce da doença, pelo autoexame, para o sucesso do tratamento. A coordenadora da unidade, Fabiana Soares explicou que o intuito de trazer as informações para dentro da Casa é ajudá-las no processo de reconstrução, com novos aprendizados de valorização da vida.

“Elas, em sua maioria, têm um grau de dificuldade de identificar a relevância que possuem na sociedade. Isso por conta de uma série de crenças negativas que foram, ao longo dessa triste caminhada, inseridas como verdadeiras na mente delas. Diante dessa realidade, a prática da roda de conversa, abordando os temas das campanhas, traz excelentes resultados neste recomeço”, disse a coordenadora da unidade, Fabiana Soares.

Leia mais:  Procon de Cuiabá recomenda pesquisa de preço antes da compra de ovos de Páscoa

Durante a conversa, as mulheres assistiram vídeos explicativos de como fazer o autoexame, dos fatores de risco, das características de uma mama com nódulo e após a explanação, colocaram em prática esses ensinamentos. Quem discorreu sobre o tema foi a presidente do MT MMAMA, Cleuza Dias Leite. Desde 2010 à frente da Associação, Cleuza contou para as presentes que sua experiência com o trabalho lhe rendeu muitas alegrias, pois consegue levar a informação para as pessoas e, com isso, salvar vidas.

“Essa parceria com a Prefeitura é extremamente válida para o movimento. Através dela, a gente está tendo acesso a estes lugares e conhecendo a história dessas mulheres maravilhosas. É muito gratificante ter a oportunidade de compartilhar meu conhecimento com elas. Isso, além de nos ensinar cada dia mais, ajuda para que a sociedade tenha acesso à informação e possa compreender o câncer de mama e se conscientizar da importância dos cuidados na prevenção para a cura da doença”, finalizou a presidente.

  

 

Casa de Amparo –  Atualmente o serviço de acolhimento de mulheres vítimas de violência funciona em conjunto com o judiciário, sendo a promotoria a responsável pelo encaminhamento das vítimas à Casa. Além das mulheres, a unidade também abriga os filhos dessas vítimas. No ambiente, elas fazem suas refeições, tem seus dormitórios, acompanhamento psicológico e médico e quando necessitam sair da unidade, a Prefeitura disponibiliza a parte de segurança para o percurso (ida e volta).

Leia mais:  Prefeito entrega espaço de convivência à comunidade de Rio dos Couros

 

Comentários Facebook
publicidade

Cidades

Prefeitura publica calendário de pagamento do IPTU; veja datas

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá estabeleceu a programação para pagamento do IPTU em 2021, que deve começar a partir de 1º de março. O Decreto nº 8.285, que determina o cronograma, foi publicado na Gazeta Municipal.

 

Assim como em outras edições, o pagamento poderá ser feito em cota única ou em até oito parcelas. O valor mínimo de cada parcela será de R$ 57,26.

 

Aqueles que não tiverem débitos de anos anteriores e optarem por quitar o IPTU em cota única até o dia 14 de abril, terão desconto de 10%. Os carnês serão enviados para todos os contribuintes que contam no Cadastro Imobiliário do Município.

 

Já as guias do IPTU de imóveis territoriais deverão ser retiradas nos postos de atendimentos do Município ou por meio do site.

 

A retirada presencial poderá ser feita no Centro Integrado de Atendimento ao Contribuinte (CIAC), nas Lojas de Atendimento ao Contribuinte (LAC-Norte e LAC-SUL), e em outros postos de atendimento que serão indicados pela Prefeitura de Cuiabá.

Leia mais:  Oficina sobre lutas marciais e de capoeira acontece neste sábado

 

Outra informação que o munícipe deverá ficar atento é em relação ao pedido de isenção do pagamento, que neste ano poderá ser feito no período de 1º de junho a 30 de julho, com validade até 2024.

 

Caso a solicitação seja indeferida, será concedido um prazo de 30 dias, a partir da ciência do contribuinte quanto à decisão, para que o valor seja pago sem desconto e sem a incidência de juros e multa.

 

“De acordo com os termos do art. 5º da Lei nº 5.355/2010, alterado pela Lei nº 5.797/2014, estão isentos do Imposto Predial e Territorial Urbano os imóveis residenciais com valor venal atualizado igual ou inferior a R$ 33.921, excluindo-se os imóveis territoriais, comerciais, unidades autônomas desdobradas com cadastro individualizado para fins tributários, chácaras de recreio e garagens de edifícios”, explica o decreto municipal.

 

Veja calendário de pagamento: 

 

Primeira parcela e cota única: 14 de abril

 

Segunda parcela: 14 de maio

 

Terceira parcela: 14 de junho

Leia mais:  Prefeito entrega espaço de convivência à comunidade de Rio dos Couros

 

Quarta parcela: 14 de julho

 

Quinta parcela: 13 de agosto

 

Sexta parcela: 14 de setembro

 

Sétima parcela: 14 de outubro

 

Última parcela: 12 de novembro

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana