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Mato Grosso

MTI disponibiliza serviços da SES no aplicativo MT Cidadão

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Com o papel de provedora de soluções de TI aos órgãos da Administração Pública Estadual, a Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação – MTI realizou mais um serviço, em parceria com a Secretária de Estado de Saúde (SES), oferecendo soluções ao cidadão usuário da Assistência Farmacêutica Estadual e ao profissional de saúde, de maneira assertiva, transparente e ágil.

Por meio do aplicativo MT Cidadão, a população pode verificar a existência do medicamento prescrito pelo profissional de saúde na relação de medicamentos distribuídos de forma gratuita; também pode ver a relação de documentos exigidos para a obter o medicamento de acordo com a patologia quando de responsabilidade do Estado; e identificar a competência para o fornecimento do medicamento (esfera da administração pública).

Com essa atualização no serviço, o profissional da Saúde também pode obter as informações atualizadas referentes aos protocolos estabelecidos por patologia para que o paciente possa ter direito à retirada dos medicamentos de forma gratuita na Farmácia de Componente Especializado, além de orientar o paciente corretamente com as informações atualizadas de como obter o medicamento.

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A equipe da MTI atua no sentido de desenvolver o Governo Digital do Estado de Mato Grosso. A expectativa da ação é de atingir mais de 20 mil usuários da farmácia com os serviços. 

MT CIDADÃO

Atualmente, o MT Cidadão disponibiliza serviços gratuitos para a população do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), Secretaria de Estado de Meio Ambiente(Sema), Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos (Ager), Instituto de Defesa Agropecuária (Indea), Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), Superintendência da Imprensa Oficial do Estado de Mato Grosso (Iomat), Secretaria de Estado de Saúde (SES), MT Saúde, Ouvidoria e Maps. 

Alguns dos objetivos do aplicativo são: disponibilizar serviços públicos eletrônicos a todos os cidadãos sem restrição de tempo e local, sempre quando este último ofertar acesso à internet; disponibilizar serviços públicos eletrônicos com qualidade; aAcelerar e desburocratizar a prestação de serviços públicos do Executivo Estadual; promover a democratização de acesso a serviços públicos; prover transparência quanto aos órgãos da administração pública e seus respectivos serviços passíveis de serem disponibilizados em plataforma digital; promover a democratização para resgate da cidadania.

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Mato Grosso

‘Serviços Essenciais’ lideram ranking de reclamações de dezembro

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O Procon Estadual registrou no mês de dezembro 2.247 reclamações. No Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), foram 1.350 registros e no atendimento online, por meio da plataforma www.consumidor.gov.br, foram 897 reclamações. 

No Sindec, a categoria de “Serviços Essenciais” lidera o ranking com 846 registros. “Energia Elétrica”, com 446 atendimentos, lidera o setor, seguido por “Água e Esgoto”, com 202 registros e “Telefonia Celular”, com 117 reclamações.

O segundo lugar do ranking é ocupado pelo setor “Produtos”, com 179 reclamações, registrando 32 procedimentos para a categoria “Artigo Para Festa”,  29 para “Telefone” e 10 para “Carro Nacional Zero”. Assuntos Financeiros” ficou em terceiro lugar, com 162 registros, 54 envolvendo “Cartão de Crédito”, 34 “Banco comercial” e 23 para as categorias “Cartão de Loja” e “Financeira”, que estão empatadas.

Na quarta posição ficou “Serviços Privados”, com 126 registros, sendo 30 procedimentos para “TV por Assinatura (Cabo, Satélite, Etc.)”, 25 para “Estabelecimento Comercial (supermercado, loja, padaria, locadora, frutaria, Etc.)” e 15 para “Escola (Pré, 1º, 2º Graus e Superior)”. 

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O setor “Saúde” ocupa o quinto lugar do ranking com 24 reclamações, seguido pela categoria de “Alimentos” que, com nove registros, está na sexta posição do ranking do Sindec. A sexta e última posição do ranking de dezembro é ocupada pela área “Habitação”, com três registros. 

 Atendimento Online

Por meio da plataforma www.consumidor.gov.br, o Procon registrou 897 reclamações em Mato Grosso. A área ”Telecomunicações” lidera o ranking, com 361 registros; em segundo lugar estão ”Serviços Financeiros”, com 242 reclamações; e em terceiro, ”Produtos de Telefonia e Informática”, com 108 registros. 

Na quarta posição está a categoria “Transportes”, com 53 reclamações e, em quinto lugar, aparece “Demais Produtos”, com 43 registros. O sexto lugar é ocupado pela área “Demais Serviços”, com 31 registros, e o sétimo pela categoria “Turismo/Viagens”, que teve oito reclamações. Em oitavo lugar, com sete reclamações, está a área “Saúde”, seguida por “Água Energia e Gás”, com apenas 1 registro cada. “Alimentos”, “Educação” e “Habitação” não tiveram registro no mês de dezembro na plataforma www.consumidor.gov.br

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Serviço

 

O Procon-MT atende atualmente na Arena Pantanal, entrada pelo portão J, na avenida Agrícola Paes de Barros, no bairro Verdão, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, para registro de reclamações, audiências, consulta de processos e protocolo de documentos. A entrega de senhas para atendimento é das 8h às 17h30min.

 

No posto do Ganha Tempo da Praça Ipiranga, o atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30 min, no Várzea Grande Shopping, das 10h às 19h, e no posto do Ganha Tempo do CPA, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. No posto da Assembleia Legislativa, o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 151 ou (65) 98472-3548 – (65) 98435-5949. 

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