conecte-se conosco


Mato Grosso

MTI discute sobre tecnologia, educação financeira e gestão de regras de negócio

Publicado

Em mais uma edição do Café Tech, iniciativa criada para disseminar a cultura da inovação na Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI), os analistas de TI discutiram nesta quarta-feira (15) sobre tecnologia, educação financeira e o sistema Drools para o gerenciamento de regras de negócio.

Durante o Café Tech, os participantes puderam debater sobre como a tecnologia e a inovação contribuem para a criação de novas oportunidades de negócio e como estes podem ser gerenciados por sistemas, de uma maneira mais ágil e eficaz.

A primeira palestra foi sobre “Tecnologia e Dinheiro”, ministrada pelo analista João Guilherme Barros. Ele explicou como as invenções trouxeram oportunidades de negócios – e que as ondas de inovação atualmente são trabalhar com startups. “O dinheiro tem que ser usado como uma ferramenta. Você só vai crescer e inovar se utilizar o dinheiro de uma forma mais planejada”.

João Guilherme citou ainda as quatro fases da jornada financeira, que são as de endividado, aquela em que não sobra dinheiro, a que sobra algo e investe, ou aquela, que é a mais difícil, em que a pessoa possui organização e sabe investir bem o dinheiro.

Leia mais:  Polícia Civil cumpre prisão de autores de latrocínio que vitimou empresário na capital

Além disso, João Guilherme deu dicas rápidas de como arrumar a vida financeira. A primeira dica é mudar a mentalidade, para gastar menos do que se ganha; depois, aprender sobre administração financeira, tentar sair das dívidas e aprender a investir. “Existem novas formas de fazer negócios e inovar, mas o melhor investimento depende do seu objetivo”, afirmou.

Ainda durante o Café Tech, houve uma palestra sobre “Drools – Descomplicando Regras de negócio”, em que o analista Sérgio Corrêa Gonçalves contou um pouco da sua experiência com o sistema de gerenciamento de negócios durante o tempo em que trabalhou em um banco da Polônia. 

Segundo ele, o Drools permite o desenvolvimento de sistemas baseados em regras complexas, ou para mercados muito dinâmicos, onde as regras mudam com frequência, em tempo real, sem depender da parte de implementação ou desenvolvimento de um programador.

 “Você consegue gerenciar regras de negócio em tempo real. Por exemplo, se você tem uma regra de negócio que mudou, você não precisa documentar essa regra, mandar para o programador desenvolver e depois ir para as partes de teste e homologação. Ou ainda o sistema, tirar o sistema antigo e fazer o depósito do sistema novo”, explicou Corrêa.

Leia mais:  Estado de transformação; MT 322 abandonada no Araguaia

Segundo o analista, essa dinamicidade faz com que as mudanças sejam mais rápidas e assegura que a empresa conseguirá manter o alinhamento entre TI e negócio. “Você mesmo define como as regras vão funcionar no sistema e já está funcionando. Sem sair do ar ou ter de passar por todo o ciclo de desenvolvimento”, encerrou.

Essa foi terceira edição do Café Tech e estão previstos novos encontros, em que os próprios servidores da MTI podem participar como palestrantes. A intenção é estimular a participação dos servidores junto à Unidade de Gestão Estratégica de Inovação.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Evento reúne Saúde e Cultura para promoção do aleitamento materno

Publicado

por

Pela primeira vez, as Secretarias de Saúde e de Cultura somam forças para a promoção do aleitamento materno em Mato Grosso. Em 1º de agosto terá início a I Semana de Arte e Cultura da Amamentação de Mato Grosso 2019 – um relevante encontro da saúde com as artes para expressar a cultura da amamentação. 

A iniciativa terá continuidade até 7 de agosto, nos espaços culturais do Cine Teatro Cuiabá, Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros e da Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça (Palácio da Instrução), em consonância com a Semana Mundial da Amamentação e o Agosto Dourado. 

Artistas, pesquisadores, educadores e profissionais da Saúde estarão construindo e compartilhando saberes sobre um dos fatores determinantes do aleitamento materno: a cultura. Mitos, crenças e tabus seraõ expostos e debatidos por meio do cinema, da música, das artes plásticas, da dança, da literatura, da poesia e de minicursos. 

“O evento é voltado para a família como um todo e, especialmente, para as mulheres gestantes, lactantes, seus bebês, parceiros ou parceiras com foco no empoderamento e no fortalecimento do aleitamento materno em Mato Grosso”, destacou um dos organizadores do evento e membro da Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde da Superintendência de Atenção à Saúde da SES-MT, Rodrigo Carvalho.

Minicursos

Serão ofertados quatro minicursos gratuitos para públicos específicos, de forma a fortalecer a cultura do aleitamento materno entre as mulheres puérperas, gestantes e lactantes, profissionais da Saúde e da Educação. São eles:

Leia mais:  Projeto Social amplia atendimento e inaugura atividade em mais dois municípios

1 – Oficina de sensibilização para monitoramento da NBCAL (Norma Brasileira de Comercialização de Produtos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância) – Bicos, Mamadeiras e Chupetas, com Maria Cristina Passos, da Rede IBFAN Brasil, nos dias 1 e 2 de agosto. Público alvo: referências técnicas regionais da SES-MT.

2 – Amamentação: uma prática cultural, com Maria Lúcia Futuro, no dia 2 de agosto. Público alvo: professores das escolas de Cuiabá e Várzea Grande cadastradas no Programa Saúde na Escola.

3 – Conexão Ventre-Amamentação, com Nancy Ribeiro, professora de dança oriental de Goiânia, no dia 2 de agosto. Público alvo: mulheres puérperas. 

4 – Massagem para bebês: vínculo e afeto, com Josemara, Edileuza e Jesiele, do Super Mães Grupo de Apoio, no dia 5 de agosto. Público alvo: mulheres gestantes, lactantes e profissionais da saúde. 

Serviço O evento conta com apoio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, do Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, do Cine Teatro Cuiabá, do Palácio da Instrução, da Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça, do Ateliê 569, da Super Mães Grupo de Apoio, da Rede IBFAN Brasil, da WABA Brasil e da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). 

Leia mais:  Confira o que abre e fecha no serviço público durante feriado do Dia do Trabalho

As atividades artísticas serão gratuitas e abertas ao público em geral (até a lotação completa dos teatros). As inscrições podem ser feitas via WhatsApp, pelo número (65) 99259-6928. 

Confira a programação de atrações culturais:

01/08/2019
Local: Cine Teatro Cuiabá
19h30 – Abertura da I SACA MT 2019
20h – Exibição do filme Tigers – Censura 14 anos
21h30 – Debate do filme com Maria Cristina Passos, da Rede IBFAN Brasil.

02/08/2019
Local: Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros
20h – Show “Força Mulher”, com Estela Ceregatti.
Censura livre

03/08/2019
Local: Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça – Palácio da Instrução
15h – Abertura da exposição de arte “Arte de Amamentar”
Artistas participantes: Anna Pretta, Irani Gomes, Lourdes de Paula, Ludmila Brandão, Nice Aretê, Paty Wollff, ROCalazans, Rosylene Pinto, Tula Kirst, Adriana Milano, Cida Silva, Dayana Trindade, Rodolfo Carli, Amaury Santos, Mari Gemma De La Cruz, Arachely Tristão, Ferraz Ronei, Ruth Albernaz, Bia Corrêa, Nancy Ribeiro e Maria Lúcia Futuro. Curadoria de Ferraz Ronei.

A exposição seguirá aberta ao público até o dia 30 de agosto, de segunda a sexta, das 8h às 18h.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Deixe sua Opinião

Como você define o governo de Mauro Mendes, até agora ?

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana