conecte-se conosco


Mato Grosso

MT Hemocentro realiza “Coleta Extraordinária” neste sábado

Publicado

Com objetivo de convocar doadores novos ou já fidelizados, o MT Hemocentro realizará a “Coleta Extraordinária” no próximo sábado (26.01). A ação visa contribuir para o aumento do estoque de sangue em Mato Grosso, já que o número de doações diminui em até 50% durante o período de férias.

Entretanto, nesta época aumenta o número de acidentes e cirurgias realizadas. Logo, os bancos de sangue necessitam do apoio da população para repor os seus estoques.

Gerente de doação do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela destaca a importância da coleta. “Precisamos aumentar consideravelmente o número de pessoas fidelizadas, além de aumentar o estoque de sangue, pois essa época é extremamente critica”, disse. 

As doações da “Coleta Extraordinária” poderão ser feitas das 7h30 às 12h, na unidade que está localizada na Rua 13 de Junho, número 1055, no bairro Porto em Cuiabá.

Requisitos

É necessário atender a alguns requisitos para tornar-se um doador de sangue. O candidato deve ter entre 16 e 69 anos, estar com a saúde em dia e com peso igual ou superior a 51 quilos. Na véspera, é recomendado que o doador tenha um boa noite de sono e evite alimentos gordurosos.

Leia mais:  Detran possui 20 serviços disponíveis no aplicativo MT Cidadão

Bebidas alcoólicas e cigarros devem ser evitados durante as 12 horas que antecedem a doação. Pessoas com idade inferior a 18 anos devem estar acompanhadas de um responsável, que poderá autorizar o ato de doação.

MT Hemocentro

O MT Hemocentro é coordenador e referência em hematologia e hemoterapia em Mato Grosso e atende à demanda sanguínea dos prontos-socorros de Cuiabá e de Várzea Grande, do Hospital Universitário Júlio Müller, do Hospital Municipal São Benedito e do Hospital Metropolitano de Várzea Grande. O Hemocentro também é suporte para as 16 unidades de Coleta e Transfusão distribuídas na Hemorrrede Estadual. Para mais informações, entre em contato pelo número (65) 3623-0044.

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Sema resgata 12 tartarugas nas Regiões do Araguaia e do Xingu; 8 pessoas foram presas

Publicado

por

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), em parceria com a Diretoria de Unidade Desconcentrada de Confresa, ONG aliança da Terra e Polícia Militar, resgatou 12 tartarugas durante operação de 10 dias, realizada no fim de julho, que  abrangeu 13 municípios de Mato Grosso. A ação envolveu áreas de preservação permanente e do Parque Estadual do Xingu.

As tartarugas foram devolvidas ao seu habitat natural. Também foram apreendidos 110 quilos de peixes das espécies matrinchã, pacu, ferrada, piau, sardinha e pirarucu, carnes de caça e apetrechos proibidos de pesca como redes, espinhéis, arpão e bóias.

A operação ocorreu nos seguintes municípios: Bom Jesus do Araguaia, Serra Nova, Novo Santo Antônio, São Félix do Araguaia, Luciara, Santa Teresinha, Vila Rica, Confresa, Porto Alegre do Norte, Cana brava do Norte, Alto Boa Vista, Santa Cruz do Xingu e São José do Xingu.

Além das ações contra a pesca predatória, os fiscais atuaram também contra as queimadas florestais, ao se depararem com um foco de incêndio de grande porte em Jacaré Valente, Distrito de Confresa, atingindo cerca de 60 hectares de mata.

Leia mais:  0800 da Ouvidoria está indisponível mas o cidadão tem o 162 como opção

Ao final da operação oito pessoas foram conduzidas para delegacia e os peixes apreendidos foram doados para o Hospital de São Félix do Araguaia.

Denúncias

O cidadão pode denunciar a pesca depredatória e outros crimes ambientais à Ouvidoria Setorial da Sema: 0800-65-3838 ou via WhatsApp no (65) 99281-4144. Outros telefones para informações e denúncias: (65) 3613-7394 (Setor Pesca), nas unidades regionais da Sema ou aplicativo MT Cidadão.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Deixe sua Opinião

Como você define o governo de Mauro Mendes, até agora ?

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana