conecte-se conosco


Mato Grosso

MT dobra o número de unidades de conservação municipais

Publicado

Em menos de um ano, Mato Grosso dobrou o número de unidades de conservação municipais reconhecidas pelo Ministério do Meio Ambiente. Até o ano passado, o estado contava com três áreas de preservação sob a jurisdição das prefeituras cadastradas no Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) passando para sete em 2018. As quatro novas unidades estão localizadas em Terra Nova do Norte, Sorriso, Sinop e Colíder. 

Localizadas na zona urbana, as áreas são importantes para promover a interação entre a população e natureza, aumentando a consciência com relação à conservação. “Percebemos um olhar cada vez mais apurado dos prefeitos para a sustentabilidade das cidades, proporcionando qualidade de vida para a população. Isso também mostra visão de futuro, já que com a implantação dos parques, os gestores também atendem os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU”, comemora o secretário de Estado de Meio Ambiente André Baby. 

Uma das áreas que passou pelos critérios do órgão federal para receber o reconhecimento é o Parque Municipal Vale do Esperança em Terra Nova do Norte. A área de 200 hectares alcançará o título de maior unidade de conservação em área urbana, superando o Parque Mãe Bonifácia, a unidade estadual localizada na Capital possui 77 hectares. As outras áreas que receberam o título são: o Parque Municipal Claudino Francio em Sorriso, Parque Natural Municipal Jardim Botânico em Sinop e Refúgio da Vida Silvestre de Colíder. 

Leia mais:  Desenvolve MT é homenageada em evento empresarial

A analista de meio ambiente, Paula de Andrade, explica que os prefeitos buscaram orientações na Secretaria de Estado de Meio Ambiente por meio da Coordenadoria de Unidades de Conservação (CUCO). Dessa forma, todas as etapas do processo: desde analisar a qualidade ambiental das áreas, definir o tipo de unidade de conservação e atender a legislação vigente foi seguida pelos gestores e atender a legislação vigente. 

“A partir desse reconhecimento, a Sema passa a enxergar as unidades e considera-las com em todos os processos de licenciamento e, consequentemente, de compensação ambiental”, relata. Com as unidades de conservação em funcionamento, as prefeituras também pontuam no ICMS Ecológico e estão aptas a receber investimentos nas áreas. 

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Novo gestor de Chapada troca todos os secretários e traz ex-prefeito na equipe

Publicado

O novo prefeito de Chapada dos Guimarães (67 km ao norte de Cuiabá), Osmar Froner (MDB) anunciou a equipe de secretários que irá compor sua gestão, com a troca de todos os nomes do primeiro escalão. Entre os nomes anunciados está o ex-prefeito do município, Gilberto Mello.

Gilberto até chegou a apresentar a candidatura para a prefeitura, mas precisou ser substituído após ser barrado pela Lei da Ficha Limpa. Ele assume a Secretaria Municipal de Governo, um dos cargos mais importantes do secretariado.

Na Secretaria de Administração, o comando será do biólogo e bacharel em direito Marcos Soares Souza. Já a Secretaria de Planejamento e Orçamento é de responsabilidade do bacharel em história e pós-graduado em Gestão de Cidades, Aislan Sebastião Cunha Galvão.

A Secretaria de Finanças foi assumida pelo ex-vereador e técnico em contabilidade Dagoberto Garcia Belufi. A Educação será comandada pelo professor Benedito Antônio de Oliveira Lechner.

A pasta de Esporte e Lazer será gerida pelo empresário e líder comunitário Mauro José Conceição de Paula. A Secretaria de Saúde terá como gestora a enfermeira e ex-vereadora, Rosa Maria Blanco Manzano.

Leia mais:  PM segue com operação ‘Fronteira Fechada II’ na região de Tangará da Serra

Para a Assistência Social, o prefeito escolheu a bacharel em direito e ex-conselheira tutelar Fernanda Ferreira da Silva. Já a Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente tem como titular o publicitário e empresário Alexandre Parreira Severino.

 

Luis Carlos de Freitas, que é geólogo, economista e ex-prefeito de Chapada dos Guimarães, assumiu a Secretaria de Agricultura. E a Procuradoria Geral do Município fica a cargo da bacharel em direito Rosana Costa Itacaramby. (Com informações da assessoria)

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana