conecte-se conosco


Cidades

Misc recebe encontro Municipal de Mulheres Negras

Publicado

O Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (Misc) recebe neste sábado (27) o Encontro Municipal de Mulheres Negras. O objetivo é debater as demandas de inclusão social e econômica desta população frente ao momento político atual e a conscientização contra o racismo e o sexismo. O evento, realizado por lideranças da causa na Capital, comemora os 30 anos do 1º Encontro Nacional de Mulheres Negras.

Sob a temática “Contra o Racismo, a Violência e Pelo Bem Viver – Mulheres Negras Movem o Brasil”, a discussão contará com representantes de religiões de matriz africana e quilombolas dos municípios de Nossa Senhora do Livramento, Barra dos Bugres, Poconé e Chapada dos Guimarães.

Na programação haverá mesa redonda com a estudante e cineasta Isabela Ferreira, diretora do filme “Como ser racista em 10 passos”, que trata da relação deste público com a mídia. Além disso, a jornalista Neusa Baptista, autora do livro “Cabelo Ruim?”, falará sobre seu estudo “Ativismo de mulheres negras em Cuiabá: práticas de comunicação e vinculação social”.

Leia mais:  Final de Semana repleto de shows, festas, teatros, exposições

Também participa da roda a pedagoga e mestre em Educação, Zizele Ferreira, que também é pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Raciais e Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (Nepre-UFMT). As estudantes de Psicologia da mesma universidade, Talita Gonçalves e Mariana Lopes, por sua vez, falarão sobre “Juventude negra e LGBT”.

De acordo com a organização, os negros (pretos e pardos) somam 54% da população brasileira e 5,5 milhões de mulheres se autodeclaram negras no país, reunindo o maior contingente populacional e uma grande parte do eleitorado. Em Cuiabá, há mais de 180 mil mulheres autodeclaradas negras.

Nesse contexto, o Misc reforça seu compromisso com a diversidade, consolidando o papel da gestão de manter um espaço democrático e acessível a todos. “Trabalhamos para que o Museu esteja sempre recebendo frequentadores, que inevitavelmente terão acesso à história e cultura expostas. Esta é uma casa e como casa, está sempre aberta a visitas”, diz o diretor do espaço, Cristóvão Gonçalves.

O encontro, que acontece de 13h30 até às 18h, é preparatório para a etapa estadual, que acontece em Cuiabá, no dia 30 de novembro, e a nacional, entre os dias 6 e 9 de dezembro, em Goiânia (GO).

Leia mais:  Com apoio da Prefeitura, Rotaract reúne jovens de todo Brasil em Cuiabá

Em Mato Grosso já foram realizadas reuniões municipais em Sinop e Acorizal. Outras devem ser realizadas também em Cáceres, Rondonópolis e Várzea Grande. Em Cuiabá, o evento é organizado pelo Instituto de Mulheres Negras de Mato Grosso (Imune) e pelo Coletivo de Mulheres Negras de Mato Grosso.

 

Comentários Facebook
publicidade

Cidades

Prefeitura publica calendário de pagamento do IPTU; veja datas

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá estabeleceu a programação para pagamento do IPTU em 2021, que deve começar a partir de 1º de março. O Decreto nº 8.285, que determina o cronograma, foi publicado na Gazeta Municipal.

 

Assim como em outras edições, o pagamento poderá ser feito em cota única ou em até oito parcelas. O valor mínimo de cada parcela será de R$ 57,26.

 

Aqueles que não tiverem débitos de anos anteriores e optarem por quitar o IPTU em cota única até o dia 14 de abril, terão desconto de 10%. Os carnês serão enviados para todos os contribuintes que contam no Cadastro Imobiliário do Município.

 

Já as guias do IPTU de imóveis territoriais deverão ser retiradas nos postos de atendimentos do Município ou por meio do site.

 

A retirada presencial poderá ser feita no Centro Integrado de Atendimento ao Contribuinte (CIAC), nas Lojas de Atendimento ao Contribuinte (LAC-Norte e LAC-SUL), e em outros postos de atendimento que serão indicados pela Prefeitura de Cuiabá.

Leia mais:  Alimentação Escolar homenageia os 300 anos de Cuiabá com cardápio especial

 

Outra informação que o munícipe deverá ficar atento é em relação ao pedido de isenção do pagamento, que neste ano poderá ser feito no período de 1º de junho a 30 de julho, com validade até 2024.

 

Caso a solicitação seja indeferida, será concedido um prazo de 30 dias, a partir da ciência do contribuinte quanto à decisão, para que o valor seja pago sem desconto e sem a incidência de juros e multa.

 

“De acordo com os termos do art. 5º da Lei nº 5.355/2010, alterado pela Lei nº 5.797/2014, estão isentos do Imposto Predial e Territorial Urbano os imóveis residenciais com valor venal atualizado igual ou inferior a R$ 33.921, excluindo-se os imóveis territoriais, comerciais, unidades autônomas desdobradas com cadastro individualizado para fins tributários, chácaras de recreio e garagens de edifícios”, explica o decreto municipal.

 

Veja calendário de pagamento: 

 

Primeira parcela e cota única: 14 de abril

 

Segunda parcela: 14 de maio

 

Terceira parcela: 14 de junho

Leia mais:  Com apoio da Prefeitura, Rotaract reúne jovens de todo Brasil em Cuiabá

 

Quarta parcela: 14 de julho

 

Quinta parcela: 13 de agosto

 

Sexta parcela: 14 de setembro

 

Sétima parcela: 14 de outubro

 

Última parcela: 12 de novembro

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana