Mato Grosso
Método de avaliação da CGE é semelhante ao do BID
Publicado
2 anos atrásA Controladoria Geral do Estado (CGE-MT) está no caminho certo na forma de executar as avaliações de controle interno no Governo de Mato Grosso. É o que pôde ser observado na avaliação da maturidade da gestão fiscal de Mato Grosso realizada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Isso porque a metodologia utilizada pelos técnicos do BID se assemelha à da CGE na execução das periódicas avaliações de controle interno.
Por isso, a Controladoria vai comparar os resultados das avaliações do BID com as avaliações da CGE quanto à gestão administrativa (sistêmica) da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), já que os trabalhos se complementam. Em 2017, por exemplo, a CGE avaliou os controles internos da Fazenda Estadual na gestão das contratações públicas, transferências, pessoas, regime próprio de previdência social, gestão orçamentária, contábil, financeira e patrimonial.
Assim como o modelo do BID, a metodologia da CGE prevê, inclusive, a apuração do nível de maturidade do sistema de controle interno do Governo de Mato Grosso, em uma comparação entre as secretarias e as áreas de gestão.
A análise do BID também se alinha à avaliação da gestão finalística fazendária (fiscal e tributária) prevista no planejamento estratégico da Controladoria. “Estamos nos preparando para iniciar a análise dos programas, com o principal objetivo de apurar a efetividade das políticas públicas, o que inclui analisar a efetividade dos gastos tributários”, ressalta o secretário-controlador geral do Estado, José Celso Dorilêo Leite.
A equipe técnica no BID esteve em Cuiabá (MT) na última semana para coletar elementos sobre estrutura organizacional, evidências iniciais e dados básicos de desempenho nos eixos de gestão fazendária e transparência fiscal; administração tributária e contencioso fiscal; administração financeira e gasto público.
Os dados e informações foram compilados e fornecidos por Comissão Técnica estadual composta por servidores da Sefaz, Seplan (Planejamento), Seges (Gestão), CGE, PGE (Procuradoria) e GTCC (Gabinete de Transparência e Combate à Corrupção), órgãos envolvidos na gestão fiscal no Estado.
Transparência
Na etapa da coleta dos dados e informações, a CGE e o GTCC contribuíram em maior grau com o eixo de transparência fiscal. O secretário do GTCC, Christian Pizzatto de Moura, mostrou aos técnicos do BID a legislação, o funcionamento e a estrutura de gestão da transparência no Poder Executivo Estadual, bem como os desafios a serem superados.
“Temos feito um esforço em tornar públicas, no Portal da Transparência e nos sites dos órgãos estaduais, as informações mais demandadas pelos cidadãos via Rede de Ouvidorias”, comentou o titular do GTCC.
Moura destacou o papel das ouvidorias na transparência e no apoio aos gestores públicos na tomada de decisão com base nas manifestações do cidadão. “Temos orientado as ouvidorias a produzirem relatórios de gestão sobre os registros. A Ouvidoria Fazendária é pioneira nisso, ao produzir boletins periódicos sobre as áreas e problemas mais demandados, bem como sugerir soluções, e encaminhar à autoridade máxima da Sefaz para as devidas providências”, pontuou.
Gestão de riscos
Os resultados preliminares da avaliação foram apresentados na última sexta-feira (26.10). Um dos pontos de atenção sugeridos pela equipe do BID foi quanto ao gerenciamento de riscos.
“A consultoria trouxe que a gestão de riscos ainda precisa avançar não somente na Sefaz-MT, mas na grande maioria dos órgãos públicos do país. A CGE tenta incentivar esta cultura nas secretarias estaduais. O próprio planejamento dos trabalhos da CGE se baseia em fatores de risco. As áreas e atividades com maior exposição a ameaças são as que a Controladoria concentra maior esforço de atuação”, argumentou o secretário-controlador.
O relatório final e analítico será entregue na primeira quinzena de dezembro/2018, para servir como instrumento de gestão para aprimoramento e modernização da gestão fiscal do Estado.


Mato Grosso
Novo gestor de Chapada troca todos os secretários e traz ex-prefeito na equipe
Publicado
2 semanas atrásO novo prefeito de Chapada dos Guimarães (67 km ao norte de Cuiabá), Osmar Froner (MDB) anunciou a equipe de secretários que irá compor sua gestão, com a troca de todos os nomes do primeiro escalão. Entre os nomes anunciados está o ex-prefeito do município, Gilberto Mello.
Gilberto até chegou a apresentar a candidatura para a prefeitura, mas precisou ser substituído após ser barrado pela Lei da Ficha Limpa. Ele assume a Secretaria Municipal de Governo, um dos cargos mais importantes do secretariado.
Na Secretaria de Administração, o comando será do biólogo e bacharel em direito Marcos Soares Souza. Já a Secretaria de Planejamento e Orçamento é de responsabilidade do bacharel em história e pós-graduado em Gestão de Cidades, Aislan Sebastião Cunha Galvão.
A Secretaria de Finanças foi assumida pelo ex-vereador e técnico em contabilidade Dagoberto Garcia Belufi. A Educação será comandada pelo professor Benedito Antônio de Oliveira Lechner.
A pasta de Esporte e Lazer será gerida pelo empresário e líder comunitário Mauro José Conceição de Paula. A Secretaria de Saúde terá como gestora a enfermeira e ex-vereadora, Rosa Maria Blanco Manzano.
Para a Assistência Social, o prefeito escolheu a bacharel em direito e ex-conselheira tutelar Fernanda Ferreira da Silva. Já a Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente tem como titular o publicitário e empresário Alexandre Parreira Severino.
Luis Carlos de Freitas, que é geólogo, economista e ex-prefeito de Chapada dos Guimarães, assumiu a Secretaria de Agricultura. E a Procuradoria Geral do Município fica a cargo da bacharel em direito Rosana Costa Itacaramby. (Com informações da assessoria)


Prefeitura publica calendário de pagamento do IPTU; veja datas

Assembleia aprova em definitivo implantação do BRT em Cuiabá e VG

AL cita denúncias e fará “pente fino” para descobrir servidores fantasmas

Delegados de Mato Grosso ganham o maior salário do Brasil

Deputado assina TAC e promete não realizar mais festas
Polícia


Delegados de Mato Grosso ganham o maior salário do Brasil
Um levantamento realizado pelo Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Sindpesp) mostrou que os delegados de...


Delegada conclui inquérito e indicia empresário que agrediu influencer cuiabana
A delegada Patrícia Fronza, da Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso de Florianopólis, concluiu...


Assaltantes morrem em confronto com policiais durante furto em loja de eletrodomésticos em MT
Segundo a o batalhão da Ronda Ostensiva Tático Móvel (Rotam), quatro suspeitos foram flagrados retirando produtos do estabelecimento e colocando...

Mato Grosso


Novo gestor de Chapada troca todos os secretários e traz ex-prefeito na equipe
O novo prefeito de Chapada dos Guimarães (67 km ao norte de Cuiabá), Osmar Froner (MDB) anunciou a equipe de...


Vale do Araguaia abandona pecha de “Vale dos Esquecidos” e assume condução do progresso econômico de MT
O Vale do Araguaia, que compreende 25 cidades à Nordeste de Mato Grosso, carregou durante anos a pecha de “Vale...


STJ nega pedido e vê perseguição de Rogers a delegados
Foi negado pela Quinta Turma do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) o habeas corpus ao ex-secretário de Segurança Pública de...
Entretenimento


A Voz do Brasil faz 85 anos
O programa de rádio A Voz do Brasil completa 85 anos nesta quarta-feira (22). Idade avançada para pessoas e para instituições no Brasil. Uma...


Hamilton repete outra marca de Schumacher e assume liderança na F-1
Lewis Hamilton colocou mais um recorde da Fórmula 1 no currículo neste domingo (19). Ao ganhar o Grande Prêmio da...


Instagram proíbe conteúdo que promova a terapia de conversão sexual
O Instagram proibirá qualquer conteúdo que promova terapia de conversão depois que ativistas pediram que ela impedisse os provedores de...
Esportes


Apresentado, Rogério Ceni cita Zico e promete Flamengo ofensivo
Apresentado à torcida e à imprensa como técnico do Flamengo, Rogério Ceni prometeu um time agressivo, “com o máximo de...


Pelé 80 anos: vida longa ao rei do futebol
O futebol brasileiro tem vários personagens. Mas nenhum deles tem o protagonismo de Edson Arantes do Nascimento. A importância de...


Fórmula 1 cancela GP Brasil este ano em Interlagos
A Fórmula 1 cancelou hoje (24) o Grande Prêmio (GP) do Brasil que ocorreria em 15 de novembro. Será a...