conecte-se conosco


Esportes

Metade dos jogadores no Brasil ganha só um salário mínimo. E isso não deve mudar

Publicado

Maioria dos jogadores de futebol no Brasil recebe salário miserável arrow-options
Shutterstock / Reprodução

Maioria dos jogadores de futebol no Brasil recebe salário miserável

Um estudo apresentado no curso FGV/Fifa, coordenado por Pedro Trengrouse e divulgado na coluna do jornalista Ancelmo Gois, do O Globo , mostrou números alarmantes quanto à realidade dos salários dos jogadores de futebol aqui no Brasil.

Leia também: Piada? Carlos Alberto diz que Real Madrid não ganharia a Série B do Brasileirão

A pesquisa mostrou que quase metade dos jogadores de futebol – 45%, mais precisamente – ganha até um salário mínimo (que hoje é de R$ 998). Outros 42% têm vencimentos entre um e dois salários mínimos, enquanto 9% dos atletas recebem entre 2 e 20 salários mínimos.

Apenas 4% dos atletas profissionais recebem acima de 20 salários mínimos, que são os nomes dos grandes clubes do Brasil, tanto da Séria A quanto da Série B do Brasileirão

Para o advogado especialista em direito desportivo Mauricio Corrêa da Veiga, sócio do Corrêa da Veiga Advogados, os números apresentados realmente impressionam. Ele explica que um dos principais motivos dessas diferenças salariais é a alta competitividade que o desporto de alto rendimento provoca.

Leia mais:  Conmebol anuncia que finais da Libertadores serão disputadas no sábado

“Essa competitividade demonstra que esse lugar ao sol é um privilégio para poucos – para aqueles que têm disciplina e que têm um talento acima da média”, ressaltou.

O advogado diz que, somado à precária realidade da remuneração dos atletas brasileiros, ainda existe a situação enfrentada por muitos jogadores que é o atraso de salários . “Muitos clubes não conseguem cumprir com os pagamentos dos salários em dia e às vezes dão um prazo de dois a três meses para efetuar o pagamento aos atletas, mesmo sabendo que o salário é obrigação principal de qualquer empregador”, afirmou.

Segundo Mauricio, a realidade dos baixos salários é difícil de ser alterada, tendo em vista que poucos clubes gozam de boa saúde financeira e podem pagar altos salários para os atletas. O advogado diz ainda que o nivelamento não pode ser feito por baixo, ou seja, não se pode pretender que a maioria dos atletas recebam salários módicos ou medianos.

Leia também: Neymar é o terceiro melhor jogador nos games Fifa 20 e PES 2020

Leia mais:  Barcelona anuncia a contratação de Griezmann, mas Atlético pede mais dinheiro

“A nossa cultura estimula a concorrência, razão pela qual o atleta que se destacar terá maiores condições de atuar por um clube de ponta e receber salários elevados. O que pode ser feito é assegurar que todos os jogadores tenham condições de demonstrar o seu talento e para tanto é necessário que se resguardem direitos ao clube formador mediante incentivos, o que pode ser feito via Poder Legislativo”, avaliou.

“Contudo, as diferenças salariais sempre existirão, até mesmo porque os objetivos dos clubes são distintos uns dos outros. Alguns clubes pretendem revelar jogadores , outros disputam determinada competição apenas para se manter e outros disputarão o título”, explicou Mauricio Corrêa da Veiga.

Fonte: IG Esportes
Comentários Facebook
publicidade

Esportes

Negueba surgiu como promessa do Flamengo, rodou o Brasil e “sumiu”

Publicado

por

“Craque, o Flamengo faz em casa”. Você já deve ter ouvido essa frase. Mas todos sabem que nem sempre é assim.

Basta lembrar do Negueba. Ele surgiu como uma das grandes apostas do Flamengo no começo desta década. Foi campeão da Copinha de 2011, recebeu elogios de Vanderlei Luxemburgo e Joel Santana, mas nunca se firmou como titular no profissional do Rubro Negro. Saiu com muitos jogos e poucos gols.

Depois disso, Negueba chegou a ser emprestado para o São Paulo, mas sofreu com lesões e não teve espaço. Rodou por outros times pelo Brasil e parecia ter sumido do mapa. Mas o Última Divisão descobriu onde ele está. Confira no vídeo!

Conheça o Última Divisão :

Youtube
Facebook
Instagram
Twitter

Fonte: IG Esportes
Comentários Facebook
Leia mais:  Conmebol anuncia que finais da Libertadores serão disputadas no sábado
Continue lendo

Deixe sua Opinião

Como você define o governo de Mauro Mendes, até agora ?

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana