conecte-se conosco


Mato Grosso

Medicamento que combate infecções respiratórias será fornecido pelo SUS

Publicado

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) irá fornecer e aplicar o medicamento Palivizumabe entre os meses de fevereiro e julho, conforme os casos prescritos pelos médicos. A substância é indicada para aumentar a proteção contra a infecção pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR), responsável pela maioria dos casos de infecções das vias respiratórias.

O público-alvo do medicamento são as crianças nascidas com idade gestacional menor ou igual a 28 semanas, com idade inferior a um ano; crianças com idade inferior a dois anos com doença pulmonar crônica da prematuridade, displasia bronco pulmonar ou doença cardíaca congênita com repercussão hemodinâmica demonstrada.

O medicamento é fornecido entre os meses de março e julho, que é o período de maior circulação do vírus, conforme definido pelo Ministério da Saúde. Em Mato Grosso, a aplicação começará em fevereiro, um mês antes da sazonalidade.

“Durante o período de sazonalidade vigente, as crianças que cumprirem os critérios médicos poderão receber até cinco doses. A tramitação do processo de solicitação do medicamento deverá ocorrer, preferencialmente, antes do período de sazonalidade, de forma a garantir o acesso às doses”, destacou o servidor Ademar Macaúbas, integrante da Coordenadoria de Ações Programáticas Estratégicas da SES-MT.

Leia mais:  Sindicatos de Polícia Civil se reúnem com secretário de segurança

Serviço

A SES-MT disponibilizou toda a documentação a ser preenchida pelos profissionais médicos que acompanham os pacientes. Todos esses documentos deverão ser conferidos e assinados pelas unidades responsáveis. O Palivizumabe será fornecido mediante processo aprovado e calendário previamente estabelecido pelos Escritórios Regionais de Saúde de abrangência e Polo de Aplicação.

Os formulários estarão disponíveis no site: http://www.saude.mt.gov.br/informe/538. Em caso de dúvida ou para mais informações, entre em contato com a equipe da Superintendência de Atenção à Saúde pelos telefones: (65) 3613-5469 / 5339 / 5340.

Locais de aplicação do medicamento em Mato Grosso:

– Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais de Mato Grosso/CRIE/MT em Cuiabá;
– Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (em fase de estruturação para atendimento a seus munícipes)
– Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande.
– Hospital Regional Dr. Antônio Fontes em Cáceres;
– Pronto Atendimento Pediátrico, extensão do Hospital Municipal Dr. Antônio dos Santos Muniz em Rondonópolis;
– Hospital Regional de Sorriso.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Soldados são homenageados por interação com crianças

Publicado

por

Os soldados Deividy Jhansenn Neto Alves, Marlon da Silva Habeck e Jeberson Silva do Nascimento receberam nesta quarta-feira (20.02) do comandante geral da PM, Jonildo José Assis, um elogio pela atitude de integração com crianças.

O vídeo em que os policiais aparecendo brincando de bets com crianças, enquanto faziam patrulhamento em um bairro carente de Juína (a 735 km de Cuiabá), viralizou na internet e foi replicado em sites de notícias de todo o país.

O coronel Assis destacou a atitude dos soldados. Para ele a redução dos índices de violência não será alcançada apenas com ações reativas, mas com a integração entre a PM e a comunidade.

“Este caso reforça para a população que cada policial militar exerce uma liderança em sua comunidade. O gesto reflete na formação daquelas crianças, que futuramente podem influenciar outras”, destacou o coronel Assis. O comandante frisou que a atitude pode estimular outros policiais.
 
Para o soldado Jeberson, a interação é importante para incentivar as crianças a seguirem pelo caminho correto na vida. Ele agradeceu a homenagem e espera que a interação entre policiais e comunidade continue.  “Temos que manter a proximidade com a população, principalmente com as crianças, adolescentes e jovens, pois não podemos perdê-los para o mundo do crime”, afirma.

Leia mais:  Defesa Civil Estadual realiza formação de 33 municípios

A entrega do elogio aconteceu durante troca de comando do 8º Comando Regional, realizada na Câmara de Dirigentes Lojista, em Juína, com a presença de oficiais e sociedade civil organizada.

Tc Candido, tc Wendel, Cel Pinheiro, sd Jhansen, Cel Asssis, Sd Jeberson, Sd Habeck, Cel Fortes, Cel Wilker e Cel Cruz esquerda pra direita Foto: PMMT

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana