conecte-se conosco


Política

Max Russi defende olhar diferenciado e vontade de agir no combate à pobreza em MT

Publicado

Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

Na data em que se celebrou o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, o deputado Max Russi (PSB) alertou sobre a necessidade da implementação de outras políticas públicas em Mato Grosso, para o combate às desigualdades sociais e concepção de novas oportunidades. O parlamentar fez uso da tribuna na sessão ordinária vespertina da Assembleia Legislativa, na última quarta-feira (17).

“É necessário determinação e vontade de agir o tempo todo, não apenas em momentos de crise. Estamos em tempo de seguir nessa luta e alertar a sociedade para a necessidade de defender o direito humano de se viver uma vida digna e sobre o elevado número de pessoas vivendo em extrema pobreza, exposto à miséria, fome e violência”, alertou.

O deputado Max Russi foi gestor da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas/MT) e criou, junto ao Governo do Estado, o considerado maior programa de combate à vulnerabilidade de MT, o Pró-família, que já atende mais de 22 mil famílias na grande maioria dos municípios.

Além de receber o valor mensal de R$ 100 reais, que podem ser gastos apenas para a compra de alimentos, ao longo de 12 meses, cada família participa de cursos de capacitação, além de serem encaminhadas ao mercado de trabalho.

Leia mais:  Araújo pede investimentos para infraestrutura e esportes a municípios de MT

Com o funcionamento dessa rede de proteção social, somada a aplicação de outros trabalhos, Mato Grosso teve uma diminuição de quase 2% no índice de extrema pobreza, conforme o último levantamento feito por meio da base de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).  

“Mesmo sendo um dos únicos estados a diminuir este índice, considero um número muito baixo. A partir dele, podemos comprovar que Mato Grosso necessita do investimento na área social”, concluiu o parlamentar.

Max Russi assegurou que vai continuar defendendo a bandeira nos próximos 4 anos de sua gestão. “Precisamos construir esses mecanismos de políticas públicas sociais e os colocarmos em prática para materializar um novo caminho, para quem não tem e não teve oportunidade”, finalizou.

A pobreza extrema cresceu em 25 dos 27 estados brasileiros nos últimos anos, segundo esses mesmos levantamentos baseados no IBGE. Ele contabiliza mais de 13 milhões de pessoas vivendo abaixo da linha da miséria. Observa-se, inclusive, que o Brasil começou a viver esse calvário principalmente a partir de 2015, com a estagnação da economia, o aumento do desemprego e cortes nos investimentos de políticas públicas de assistência social.

Leia mais:  Designer gráfico da rede Globo Hans Donner vem a Cuiabá com palestra gratuita

Comentários Facebook
publicidade

Política

Deputado assina TAC e promete não realizar mais festas

Publicado

O deputado estadual Faissal Calil (PV) assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público Estadual (MPE) no qual se compromete a não realizar festas em sua residência, localizada no bairro Shangri-lá em Cuiabá, que excedam o volume de som permitido na “Lei do Silêncio”. O desrespeito à norma renderá multa no valor de R$ 3 mil.

“Se abster, a partir desta data, de produzir nos eventos realizados em sua residência ou sob sua responsabilidade, ruídos em níveis tais que possam resultar em danos à saúde humana”, diz o promotor 17ª Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística e do Patrimônio Cultural de Cuiabá, Gerson Natalício Barbosa.

 

De acordo com o TAC, chegou ao conhecimento da promotoria de Justiça que o deputado realizou uma festa para comemorar a vitória do vereador Marcus Brito Jr. (PV), que é seu aliado político. O termo de compromisso foi assinado no dia 15 de dezembro.

Ainda consta no documento que as celebrações são realizadas com frequência no local. “De acordo com a notícia, as festas organizadas pelo senhor Faissal Jorge Calil Filho são recorrentes e causam grande perturbação à vizinhança”.

Leia mais:  Bolsonaro diz que rodovia Porto Velho-Manaus será recuperada

 

Veja vídeo da festa 

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana