Cidades
Mauro Mendes é derrotado duas vezes por Emanuel Pinheiro
Publicado
2 meses atrásO governador Mauro Mendes (DEM) conquistou o seu segundo revés eleitoral em Cuiabá com a reeleição do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), que obteve 135.871 mil votos (51,15%), contra o vereador Abílio Júnior (Pode), que alcançou 129.777 mil votos (48,85%).
Mendes, que tem Pinheiro como seu principal adversário político, se iguala aos demais governadores que desde 2000 não conseguiram ter o seu candidato vitorioso na Capital. No 1º turno o governador decidiu retirar a candidatura de Fábio Garcia (DEM) e apoiar o ex-prefeito Roberto França (Patriota), já que naquele momento as pesquisas de intenção de voto o colocava empatado tecnicamente com Emanuel.
Porém, Roberto França sentiu o desgaste das suas gestões anteriores (1997-2004) e terminou em 4º lugar. Já no primeiro dia do 2º turno, Mauro Mendes convocou Abílio Júnior no Palácio Paiaguás para declarar seu apoio.
No encontro, Mendes deu a garantia do apoio do DEM e demonstrou que não mediria esforços para fazer do vereador prefeito e assim derrotar Emanuel Pinheiro. A primeira-dama Virgínia Mendes foi a digital que mostrava que Mendes estava de corpo e alma na campanha do vereador.
Já no 1º turno, questionado pela imprensa o porquê não tinha participado de um evento com Roberto França, Mendes respondeu que Virgínia estava e essa era a prova que ele estava na campanha. “A pessoa mais importante da minha vida estava lá. Isso já mostra que eu estou na campanha também”, disse na época.
Mauro Mendes também procurou se reunir com outras lideranças para conseguir apoio para o adversário de Emanuel. Mendes pediu, por exemplo, para que o presidente da Assembleia, Eduardo Botelho (DEM), não apoiasse Emanuel e que não tecesse críticas a Abílio Júnior. Dias depois, Botelho disse que ficaria neutro.
O mesmo ocorreu com o senador Carlos Fávaro (PSD), que tinha anunciado que não apoiaria Abílio Júnior pelo fato do candidato não ter o apoiado na disputa ao Senado. Mendes entrou em cena novamente, fazendo com que Fávaro permanecesse neutro e não entrasse na campanha de Emanuel Pinheiro, mesmo o prefeito da Capital tendo colocado toda sua base para apoiar Fávaro em Cuiabá. A conversa deu certo e Fávaro foi viajar, sem ao menos agradecer o prefeito da Capital pelo apoio na disputa ao Senado.
De cabeça na campanha de Abílio, Mauro Mendes viu Emanuel desconstruir o seu candidato, e, mesmo com todo o desgaste do vídeo do paletó, em que aparece recebendo maços de dinheiro na época que era deputado, conseguiu uma virada histórica com pouco mais de 6 mil votos de diferença.
Sem ligar para Emanuel Pinheiro e cumprimentá-lo pela vitória, o governador encerrou o domingo (29) com uma declaração nas redes sociais, desejando sorte a Emanuel Pinheiro e aos demais prefeitos eleitos. Mesmo que negue, Mauro Mendes acabou sendo derrotado duas vezes por Emanuel Pinheiro nas eleições municipais de 2020. Em 2022, Mendes poderá ter sua revanche, caso Emanuel decida disputar o Palácio Paiaguás.
Veja a nota de Mauro Mendes
“Desejo ao prefeito eleito de Cuiabá e aos demais prefeitos de Mato Grosso um mandato com muito trabalho, realizações e entregas para a população. O Governo de Mato Grosso continuará trabalhando para atender a todos os mato-grossenses nos 141 municípios.”

A Prefeitura de Cuiabá estabeleceu a programação para pagamento do IPTU em 2021, que deve começar a partir de 1º de março. O Decreto nº 8.285, que determina o cronograma, foi publicado na Gazeta Municipal.
Assim como em outras edições, o pagamento poderá ser feito em cota única ou em até oito parcelas. O valor mínimo de cada parcela será de R$ 57,26.
Aqueles que não tiverem débitos de anos anteriores e optarem por quitar o IPTU em cota única até o dia 14 de abril, terão desconto de 10%. Os carnês serão enviados para todos os contribuintes que contam no Cadastro Imobiliário do Município.
Já as guias do IPTU de imóveis territoriais deverão ser retiradas nos postos de atendimentos do Município ou por meio do site.
A retirada presencial poderá ser feita no Centro Integrado de Atendimento ao Contribuinte (CIAC), nas Lojas de Atendimento ao Contribuinte (LAC-Norte e LAC-SUL), e em outros postos de atendimento que serão indicados pela Prefeitura de Cuiabá.
Outra informação que o munícipe deverá ficar atento é em relação ao pedido de isenção do pagamento, que neste ano poderá ser feito no período de 1º de junho a 30 de julho, com validade até 2024.
Caso a solicitação seja indeferida, será concedido um prazo de 30 dias, a partir da ciência do contribuinte quanto à decisão, para que o valor seja pago sem desconto e sem a incidência de juros e multa.
“De acordo com os termos do art. 5º da Lei nº 5.355/2010, alterado pela Lei nº 5.797/2014, estão isentos do Imposto Predial e Territorial Urbano os imóveis residenciais com valor venal atualizado igual ou inferior a R$ 33.921, excluindo-se os imóveis territoriais, comerciais, unidades autônomas desdobradas com cadastro individualizado para fins tributários, chácaras de recreio e garagens de edifícios”, explica o decreto municipal.
Veja calendário de pagamento:
Primeira parcela e cota única: 14 de abril
Segunda parcela: 14 de maio
Terceira parcela: 14 de junho
Quarta parcela: 14 de julho
Quinta parcela: 13 de agosto
Sexta parcela: 14 de setembro
Sétima parcela: 14 de outubro
Última parcela: 12 de novembro


Prefeitura publica calendário de pagamento do IPTU; veja datas

Assembleia aprova em definitivo implantação do BRT em Cuiabá e VG

AL cita denúncias e fará “pente fino” para descobrir servidores fantasmas

Delegados de Mato Grosso ganham o maior salário do Brasil

Deputado assina TAC e promete não realizar mais festas
Polícia


Delegados de Mato Grosso ganham o maior salário do Brasil
Um levantamento realizado pelo Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Sindpesp) mostrou que os delegados de...


Delegada conclui inquérito e indicia empresário que agrediu influencer cuiabana
A delegada Patrícia Fronza, da Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso de Florianopólis, concluiu...


Assaltantes morrem em confronto com policiais durante furto em loja de eletrodomésticos em MT
Segundo a o batalhão da Ronda Ostensiva Tático Móvel (Rotam), quatro suspeitos foram flagrados retirando produtos do estabelecimento e colocando...

Mato Grosso


Novo gestor de Chapada troca todos os secretários e traz ex-prefeito na equipe
O novo prefeito de Chapada dos Guimarães (67 km ao norte de Cuiabá), Osmar Froner (MDB) anunciou a equipe de...


Vale do Araguaia abandona pecha de “Vale dos Esquecidos” e assume condução do progresso econômico de MT
O Vale do Araguaia, que compreende 25 cidades à Nordeste de Mato Grosso, carregou durante anos a pecha de “Vale...


STJ nega pedido e vê perseguição de Rogers a delegados
Foi negado pela Quinta Turma do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) o habeas corpus ao ex-secretário de Segurança Pública de...
Entretenimento


A Voz do Brasil faz 85 anos
O programa de rádio A Voz do Brasil completa 85 anos nesta quarta-feira (22). Idade avançada para pessoas e para instituições no Brasil. Uma...


Hamilton repete outra marca de Schumacher e assume liderança na F-1
Lewis Hamilton colocou mais um recorde da Fórmula 1 no currículo neste domingo (19). Ao ganhar o Grande Prêmio da...


Instagram proíbe conteúdo que promova a terapia de conversão sexual
O Instagram proibirá qualquer conteúdo que promova terapia de conversão depois que ativistas pediram que ela impedisse os provedores de...
Esportes


Apresentado, Rogério Ceni cita Zico e promete Flamengo ofensivo
Apresentado à torcida e à imprensa como técnico do Flamengo, Rogério Ceni prometeu um time agressivo, “com o máximo de...


Pelé 80 anos: vida longa ao rei do futebol
O futebol brasileiro tem vários personagens. Mas nenhum deles tem o protagonismo de Edson Arantes do Nascimento. A importância de...


Fórmula 1 cancela GP Brasil este ano em Interlagos
A Fórmula 1 cancelou hoje (24) o Grande Prêmio (GP) do Brasil que ocorreria em 15 de novembro. Será a...