conecte-se conosco


Educação

Matrículas web para unidades da rede estadual começam na terça-feira (07)

Publicado

O processo de matrícula web ocorrerá, exclusivamente, nas unidades escolares que terão as matrículas solicitadas pela internet

O período de matrículas web nas unidades educacionais da rede estadual de Mato Grosso para alunos novos começa na próxima terça-feira (07.01). As matrículas web, bem como o cadastro de usuário, devem ser feitas no site da Seduc.

Conforme a Portaria N° 794/2019, publicada no Diário Oficial do Estado, as matrículas para as duas creches estaduais serão no dia 07 de janeiro. De 09 a 13 de janeiro serão as matrículas para as unidades escolares que iniciarão o ano letivo em 10 de fevereiro de 2020; e de 03 a 09 de março, para as escolas que iniciarão o ano letivo em 23 de março de 2020.

O processo de matrícula web ocorrerá, exclusivamente, nas unidades escolares que terão as matrículas solicitadas pela internet. Confira aqui a relação das escolas que terão matrículas web.

Entende-se por alunos novos, aqueles que não constam na unidade escolar no término do ano letivo de 2019, como os que ingressarão na educação infantil, ensino fundamental e médio, os transferidos de qualquer rede de ensino, bem como os alunos que apresentam situação de desistente e abandono no sistema SigEduca, módulo Gestão Educacional (GED).

Leia mais:  Plenário do Senado pode votar hoje limites a ministros do Supremo

Cadastro do Usuário

Antes de solicitar a matrícula web é preciso fazer o cadastro do usuário no site www.seduc.mt.gov.br. O cadastro é a primeira fase do processo para as matrículas web de alunos novos nas escolas estaduais. Ao fazer o cadastro, o sistema gerará o login e a senha de acesso do usuário, que deverá ser usado para fazer a matrícula.

O cadastro para matrículas nas creches poderá ser feito até o dia 07 de janeiro de 2020. Para as unidades escolares que iniciarão o ano letivo em 10 de fevereiro de 2020, o cadastro para matrículas poderá ser feito até 13 de janeiro e para as unidades que iniciarão o ano letivo em 23 de março o cadastro será até 09 de março.

A 2ª fase do processo compreende dois momentos simultâneos que é a solicitação de matrícula web, sendo que, ao confirmar a solicitação, o sistema emitirá uma ficha com as informações cadastradas. A segunda fase é a confirmação da solicitação de matrícula web, que será na unidade escolar, com data e horário de atendimento constante na ficha de solicitação. A matrícula só será efetivada quando validada pela unidade escolar.

Leia mais:  Lúdio Cabral convoca delegados removidos da Defaz para prestar esclarecimentos

O horário de atendimento para confirmação da matrícula nas escolas que atendem nos três turnos será das 7h às 19h e nas que atendem dois turnos será das 7h às 18h30.

O aluno maior de idade ou o pai e responsável pelo aluno menor de idade deverá comparecer na unidade escolar de opção para confirmação da matrícula, munido dos documentos exigidos na portaria.

Renovação da Matrícula

A renovação de matrícula é a confirmação da continuidade dos alunos integrantes da escola para o ano letivo de 2020 e deverá ser efetivada na unidade escolar pelos pais ou responsáveis pelo aluno menor de idade ou pelo aluno maior de idade. Nas unidades que iniciarão o ano letivo em 10 de fevereiro a confirmação da matrícula foi realizada no período de 09 a 20 de dezembro. Já nas escolas que iniciarão o ano letivo no dia 23 de março de 2020, o período de rematrícula será entre 10 de janeiro e 01 de fevereiro de 2020.

Comentários Facebook
publicidade

Educação

Detran-MT inicia o ano orientando 525 pessoas com ação educativa em escola

Publicado

por

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) iniciou o ano atendendo 525 alunos e professores, nesta quarta-feira (23.01), com ações educativas na Escola Estadual Professora Alice Fontes Pinheiro, no bairro Nossa Senhora Aparecida, em Cuiabá.

Os servidores ministraram palestras sobre orientações aos pedestres, crianças, passageiros e cliclistas quanto a percepção dos riscos e perigos no trânsito, além do perigo de menores no volante e responsabilidade dos pais e riscos de aceitar carona com motoristas embriagados.

Segundo a Analista do Serviço de Trânsito da Gerência de Ações Educativas de Trânsito do Detran-MT, Zoraide Barbosa Almeida Urcino, a unidade escolhida está localizada próximo à rodovia Palmiro Paes de Barros, que tem um grande fluxo de veículos. “Por isso é necessário fazer essas palestras, orientando, por exemplo, quanto à forma segura de se atravessar a rua na faixa de pedestres para evitar acidentes”, disse.

Durante todo ano, o Detran-MT, por meio da Gerência de Ações Educativas de Trânsito, realiza diversas ações em empresas e escolas com o objetivo de sensibilizar e orientar toda a população sobre as leis de trânsito e comportamentos seguro no trânsito.

Leia mais:  Comissão de Saúde da ALMT visitará o Hospital Geral de Poconé na próxima segunda-feira (4)

Para o coordenador da unidade escolar, Fernando Lino, a ação educativa foi de grande importância. “Trata-se de uma orientação para a vida. O trânsito está sendo muito desafiador, e nossos alunos precisam dessas orientações. Foi uma excelente ação de toda a equipe do Detran-MT”, avaliou.

(Com supervisão da jornalista Lidiana Cuiabano) 

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Deixe sua Opinião

Como você define o governo de Mauro Mendes, até agora ?

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana