conecte-se conosco


Mato Grosso

Mato Grosso Saúde informa calendário do Posto Itinerante do primeiro bimestre de 2020

Publicado

O Mato Grosso Saúde divulgou o cronograma de ações do seu Posto Itinerante até o fim do próximo mês. A ação, que conta com grande participação dos servidores públicos, irá atender seis órgãos públicos até fevereiro de 2020. A estimativa do plano de saúde é que até cinco mil servidores sejam atendidos pelo Posto Itinerante ao longo de 2020, com serviços primários de saúde, como aferimento de pressão arterial, teste glicêmico e orientações médicas.

Em 2019, o Mato Grosso Saúde realizou 25 ações do Posto Itinerante em secretarias, autarquias e outros órgãos estaduais. Foram atendidos aproximadamente três mil servidores.

A presidente do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado, Misma Thalita dos Anjos, ressalta que durante as ações foi notado que muitos servidores nunca havia aferido a pressão arterial, sendo que a Organização Mundial de Saúde (OMS) orienta que a pressão seja aferida ao menos uma vez no ano.

Sem custo adicional ao Plano, Misma Thalita lembra que as ações de saúde são parcerias com os prestadores credenciados que prestam o suporte com os atendimentos e orientações de saúde. “Este elo com o servidor e sua saúde precisa ser mantido, pois cuidar da saúde é o nosso principal objetivo”, explicou a presidente.

Leia mais:  Sinfra retoma pavimentação da MT-170 no noroeste de Mato Grosso

O calendário, que sempre é atualizado, pode ser verificado aqui.

Calendário 2020

Janeiro 30 – Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).

Fevereiro 05 – Casa Civil;
06 – Secretaria de Educação (Seduc);
11 – Controladoria Geral do Estado (CGE);
12 – Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Mato Grosso (Ager/MT);
19 – Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran/MT).

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

TSE orienta mesários por meio de aplicativo

Publicado

Central de notificações com informações sobre a atuação no pleito já está em funcionamento e vai auxiliar os mais de 1,5 milhão de colaboradores

Já está em funcionamento a central de notificações do aplicativo Mesário, desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para os colaboradores que vão trabalhar nas Eleições Municipais de novembro. Por meio do app, o mesário terá todas as informações sobre o funcionamento da eleição, antes e durante a votação.

No mês passado, os mesários receberam treinamento, também por meio do aplicativo, de maneira exclusiva. Segundo o coordenador Digital de Combate à Desinformação do TSE, Thiago Rondon, a utilização do app tem como principal objetivo garantir agilidade e segurança no envio de informações reais sobre o processo eleitoral. O uso do aplicativo para encaminhar mensagens também é mais uma medida de segurança sanitária adotada pela Justiça Eleitoral em virtude da pandemia causada pelo novo coronavírus.

“Nós estamos passando por duas crises profundas. A primeira é a causada pela pandemia de Covid-19, sem precedentes na nossa história recente. A segunda é a desinformação acelerada pelo uso das redes digitais. A desinformação sobre o processo eleitoral é muito sofisticada e operada muitas vezes por atores profissionais que já compreenderam como atuar para propagar mensagens muitas vezes com interesses velados e que resultam na distorção da liberdade do voto”, lembra.

Leia mais:  Blairo Maggi grava pouso de emergência em aeroporto de Várzea Grande "Um susto"; Olhe vídeo

Mais de 1,5 milhão de mesários vão atuar no pleito nos 5.568 municípios que escolherão seus prefeitos e vereadores em novembro deste ano.

Sobre o aplicativo

aplicativo Mesário foi elaborado para auxiliar o mesário antes e durante a votação, para que ele possa tirar dúvidas rapidamente. No app, estão disponíveis informações como o fluxo de votação, os procedimentos a serem adotados na seção eleitoral, soluções para problemas já diagnosticados, notificações com alertas sobre as zonas eleitorais de cada município e canais de apoio com materiais como o Manual do Mesário, entre outras.

Até o dia 22 de setembro, mais de 325 mil downloads do aplicativo já haviam sido feitos.

Baixe o app Mesário nas lojas on-line Google Play e App Store.

Serviço à democracia

O mesário é peça fundamental para garantir o sucesso de uma eleição, atuando na recepção dos eleitores e na condução dos trabalhos na seção eleitoral. Qualquer pessoa maior de 18 anos e que esteja em situação regular com a Justiça Eleitoral pode trabalhar como mesário nas eleições. Os mesários são designados para seções eleitorais dentro da zona eleitoral em que estão inscritos.

Leia mais:  Saúde realiza atividade voltada à atenção primária e ambulatorial

O trabalho de mesário não é remunerado, mas ele faz jus a auxílio-alimentação no 1º turno e, se houver, também no 2º turno das eleições. O mesário também tem direito a dois dias de folga para cada dia que passar nos treinamentos oferecidos pela Justiça Eleitoral, ou trabalhando na função para a qual for designado no dia da votação.

Além disso, ele recebe um certificado pelos serviços prestados e tem preferência no desempate em concursos públicos, desde que previsto no edital do certame.

 

Fonte: TSE

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana