conecte-se conosco


Mato Grosso

Mato Grosso notifica 946 novos contágios pelo coronavírus nas últimas 24 horas

Publicado

Secretaria de Estado de Saúde (SES) notificou 946 novos casos de coronavírus em Mato Grosso nas últimas 24 horas, conforme boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira (15). Com estes contágios, já são 168.657 infestacos pela covid-19 no Estado.

 

Mato Grosso registra 4.282 óbitos em decorrência da doença. Dos 168.657 casos confirmados, 3.791 estão em isolamento domiciliar e 159.990 estão recuperados.

Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a covid-19, há 175 internações em UTIs públicas e 154 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 43,42% para UTIs adulto e em 18% para enfermarias adulto.

 

Dentre os dez municípios com maior número de casos de Covid-19 estão: Cuiabá (37.939), Rondonópolis (12.382), Várzea Grande (11.865), Sinop (9.049), Sorriso (7.413), Lucas do Rio Verde (6.830), Tangará da Serra (6.690), Primavera do Leste (5.498), Cáceres (3.693) e Nova Mutum (3.557).

 

O documento ainda aponta que um total de 133.595 amostras já foram avaliadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) e que, atualmente, restam 711 amostras em análise laboratorial.

Leia mais:  Polícia Militar apreende 468 quilos de pescado irregular em Cáceres

 

Cenário nacional

Na última segunda-feira (14.12), o Governo Federal confirmou o total de 6.927.145 casos da Covid-19 no Brasil e 181.835 óbitos oriundos da doença. No levantamento do dia anterior, o país contabilizava v casos da Covid-19 no Brasil e 181.402 óbitos confirmados de pessoas infectadas pelo coronavírus.

 

Até o fechamento deste material, o Ministério da Saúde não divulgou os dados atualizados de terça-feira (15.12).

 

Recomendações

Atualmente, não existe vacina para prevenir a infecção pelo novo coronavírus. A melhor maneira de prevenir a infecção é evitar ser exposto ao vírus. Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca da Covid-19. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

 

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo vírus. Entre as medidas estão:

 

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

Leia mais:  Politec fará revisão em procedimentos de segurança no IML

– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

– Evitar contato próximo com pessoas doentes;

– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência. (Com informações da assessoria)

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Novo gestor de Chapada troca todos os secretários e traz ex-prefeito na equipe

Publicado

O novo prefeito de Chapada dos Guimarães (67 km ao norte de Cuiabá), Osmar Froner (MDB) anunciou a equipe de secretários que irá compor sua gestão, com a troca de todos os nomes do primeiro escalão. Entre os nomes anunciados está o ex-prefeito do município, Gilberto Mello.

Gilberto até chegou a apresentar a candidatura para a prefeitura, mas precisou ser substituído após ser barrado pela Lei da Ficha Limpa. Ele assume a Secretaria Municipal de Governo, um dos cargos mais importantes do secretariado.

Na Secretaria de Administração, o comando será do biólogo e bacharel em direito Marcos Soares Souza. Já a Secretaria de Planejamento e Orçamento é de responsabilidade do bacharel em história e pós-graduado em Gestão de Cidades, Aislan Sebastião Cunha Galvão.

A Secretaria de Finanças foi assumida pelo ex-vereador e técnico em contabilidade Dagoberto Garcia Belufi. A Educação será comandada pelo professor Benedito Antônio de Oliveira Lechner.

A pasta de Esporte e Lazer será gerida pelo empresário e líder comunitário Mauro José Conceição de Paula. A Secretaria de Saúde terá como gestora a enfermeira e ex-vereadora, Rosa Maria Blanco Manzano.

Leia mais:  MT Criativo lança web série sobre empreendedorismo no Estado

Para a Assistência Social, o prefeito escolheu a bacharel em direito e ex-conselheira tutelar Fernanda Ferreira da Silva. Já a Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente tem como titular o publicitário e empresário Alexandre Parreira Severino.

 

Luis Carlos de Freitas, que é geólogo, economista e ex-prefeito de Chapada dos Guimarães, assumiu a Secretaria de Agricultura. E a Procuradoria Geral do Município fica a cargo da bacharel em direito Rosana Costa Itacaramby. (Com informações da assessoria)

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana