conecte-se conosco


Brasil / Mundo

Máscaras em aeroportos: o que muda e quais peças são permitidas para embarque

Publicado

Dentro dos aviões, os passageiro podem tirar máscaras apenas para beber água ou alimentar menores de 12 anos ou pessoas doentes

A partir desta quinta-feira (25) todos os aeroportos do Brasil colocaram em vigor novas medidas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o uso de máscaras em aeroportos do Brasil, seja para transitar nas áreas comuns, terminais ou embarcar em voos.

As novas regras visam a utilização de máscaras mais efetivas para filtrar e evitar a transmissão da Covid-19 e aqueles que não cumpriram com as exigências poderão perder seus voos. A pessoa que não utilizar a máscara de maneira correta pode pagar uma multa de até R$ 2 mil.

Dentro dos aviões, os passageiro podem tirar máscaras apenas para beber água ou alimentar menores de 12 anos ou pessoas doentes.

O que muda e como usar a máscara?

A principal mudança aprovada pela Anvisa define que as máscaras devem estar bem ajustadas ao rosto, cobrindo o nariz e boca, sem aberturas que permitam a entrada ou saída de ar e gotículas respiratórias.

Leia mais:  Defesa de Lula envia ao STF ‘perícia independente’ de mensagens de Moro e Deltan

Posso usar máscara de tecido?

Sim, as máscaras de tecido feitas em casa, ou produzidas industrialmente, continuam permitidas, mas precisam, necessariamente, ter mais de uma camada de proteção e estar bem ajustadas ao rosto. A cartilha especifica os materiais que podem ser utilizados.

Posso usar face shield ou outros tipos de máscaras que não a profissional e a de tecido?

Não, face shield (proteção de acrílico), bandanas, lenços e outros materiais similares não serão permitidos a não ser que sejam utilizados com máscara adequada por baixo.

Outras proteções de acrílico ou plástico transparente, como máscaras com válvula de respiração, também não serão aceitas sem o uso de máscara por baixo.

Posso tirar a máscara em algum momento durante o voo ou no aeroporto para comer?

Não, a cartilha deixa claro que dentro das aeronaves e nos aeroportos só será permitido remover a máscara para hidratação pessoal. O único lugar em que a retirada é permitida é na praça de alimentação dos aeroportos durante as refeições.

Leia mais:  Ministério da Agricultura monitora ocorrência do enfezamento do milho

Crianças, idosos e pessoas deficientes precisam usar a máscara o tempo todo?

Crianças acima de 3 anos e idosos devem usar máscara o tempo todo. No entanto, é permitida a retirada da máscara de pessoas desses grupos para “alimentar crianças com idade inferior a doze anos, idosos e viajantes que sejam portadores de doenças que requeiram dieta especial”

Além disso, pessoas com deficiência intelectual ou física que impeça o uso correto da máscara não serão obrigadas a seguir os protocolos.

 

Com a nova determinação da Anvisa, ficam proibidas as seguintes máscaras:

  • Lenços e bandanas
  • Máscaras de acrílico ou de plástico
  • Uso de face shield sem máscara
  • Máscaras com válvula de expiração
  • Máscaras sem ajuste adequado ao rosto e com aberturas laterais
  • Máscaras com apenas uma camada de proteção de pano.
Comentários Facebook
publicidade

Brasil / Mundo

Lula ultrapassa Bolsonaro na corrida para 2022

Publicado

A nova rodada da pesquisa XP-Ipespe sobre a disputa presidencial para 2022 mostra que, a cerca de um ano e meio da eleição presidencial de 2022, o ex-presidente Lula e o presidente Jair Bolsonaro permanecem tecnicamente empatados na liderança, mas agora com o petista numericamente à frente. Ele tem 29% das intenções de voto ante 28% de Bolsonaro. Sergio Moro e Ciro Gomes vêm na sequência, com 9% cada. No levantamento anterior, Lula tinha 25%, e Bolsonaro, 27%. Nas simulações de segundo turno, Lula também está numericamente à frente de Bolsonaro, com 42% a 38% — na pesquisa do início de março, Bolsonaro tinha 41% e Lula, 40%. Em outros cenários testados, o presidente Bolsonaro aparece empatado com Moro, ambos com 30%, e com Ciro Gomes, ambos com 38%. Foram realizadas 1.000 entrevistas de abrangência nacional nos dias 29, 30 e 31 de março. A margem de erro máxima é de 3,2 pontos percentuais para o total da amostra.

Comentários Facebook
Leia mais:  Jornais estrangeiros repercutem assassinato de homem negro em supermercado brasileiro
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana