conecte-se conosco


Cidades

Máquinas recebem mais de 4 mil embalagens no primeiro mês de funcionamento

Publicado

Próximo de completar um mês de funcionamento, as máquinas Cuiabá Recicla  já receberam da população cerca de 4.200 itens. Instaladas pela Prefeitura de Cuiabá como parte do programa Cidade Limpa, os equipamentos permitem que o cidadão efetue a troca de materiais recicláveis por benefícios como recarga no cartão transporte, créditos para celular e desconto em compras na livraria Saraiva.

Neste primeiro mês, o projeto conta com oito máquinas distribuídas em pontos estratégicos da cidade. O planejamento é de que, até o fim deste ano, o número seja ampliado para 31. As máquinas estão disponíveis na EMEB Ranulpho Paes de Barros; Shopping Popular; Central de Abastecimento de Cuiabá (CAC); Parque das Águas; Parque Tia Nair; Parque da Família; Mercado Varejista Antônio Moisés Nadaf (Mercado do Porto); Estação Alencastro.

Todas elas são preparadas para receber o descarte de garrafas pet, latas de alumínio, embalagens de aço e tetra pak e copos descartáveis, todos com código de barras. Ao atingir 80% da capacidade de acondicionamento, um sensor emite um aviso da necessidade de realização da coleta. A partir disso, todos os materiais recolhidos são destinados às cooperativas que atuam em parceria com a Prefeitura.

Leia mais:  Prefeito corrige valor do salário mínimo e aposentadoria

“São 4.200 embalagens que tiveram a destinação correta e não foram parar, por exemplo, no Rio Cuiabá. As máquinas são uma novidade que a população ainda está conhecendo e o Município também trabalha para melhorar o funcionamento. Então, enxergamos esse primeiro mês como extremamente positivo e acreditamos que a participação popular aumentará ao longo do ano”, comenta o gestor de Sustentabilidade, Alex Vieira.  

COMO PARTICIPAR?

A cooperação popular dentro do programa é extremamente simples e gratuita. Na própria máquina, no site www.cuiaba.mt.gov.br/cuiaba-recicla/ ou no aplicativo Retorna Machine (disponível para Android e IOS), o cidadão efetua o seu cadastro no Cuiabá Recicla. A partir disso, sempre que depositar uma embalagem no compartimento, os pontos são direcionados para a conta ativada.

Cada material equivale a uma pontuação. Ou seja, alumínio vale 15 pontos, aço 10 pontos, pet 10 pontos e tetra pak cinco pontos. “O cidadão que participa de um projeto como este só tem benefícios. Ele consegue ter algumas vantagens para usar no seu dia a dia, ajuda o meio ambiente e, por fim, ainda contribui com a inclusão dos trabalhadores da coleta seletiva”, destaca Alex.

Leia mais:  Emanuel vistoria última etapa da revitalização da Av. Mato Grosso

Comentários Facebook
publicidade

Cidades

Ano bissexto, família de SP tem dois filhos que nasceram em 29 de fevereiro

Publicado

por

Por Márcio Gomes

Uma família de São Paulo tem dois filhos que nasceram em 29 de fevereiro, e não são gêmeos. Neste ano de 2020, que é ano bissexto e fevereiro tem 29 dias, os dois poderão comemorar aniversário na data certa. A chance de alguém nascer no 29 de fevereiro é de uma em quase 1.500.

Os irmãos Leonardo, que fará 12 anos no sábado (29), e João Pedro, que fará 4, nasceram ambos no dia 29, por coincidência, diz a mãe.

Tânia Volpi, mãe das crianças, diz que todo ano é uma confusão e que ninguém sabe se parabeniza pelo aniversário no dia 28 de fevereiro ou em 1º de março. “O Leonardo nasceu porque a médica marcou e o João Pedro porque o plano liberou só nessa data”, explica a mãe.

Leia mais:  Prefeito corrige valor do salário mínimo e aposentadoria

“Eles ficam em dúvida. Que dia que eu nasci realmente? Porque um ano é até o dia 28, outro ano até 29 então fica confuso realmente”, diz ela.

Em 2016, que também foi ano bissexto, foram registrados 12,5 mil nascimentos no dia 29 de fevereiro em todo país – 3.600 foram no estado de São Paulo.

A data enfrenta rejeição da maioria da população já que, como só ocorre a cada 4 anos, não facilita que seja lembrada.

O ano comum não tem 365 dias. Tem 365 dias e 6 horas. Essa pequena diferença de 6 horas, se fosse somada ao longo dos séculos daria uma tremenda confusão ao calendário. Por isso, a compensação que ocorre no ano bissexto. De 4 em 4 anos, essas 6 horas completam 24 horas e esse dia a mais é encaixado no mês de fevereiro.

Família tem dois filhos com aniversários no dia 29 de fevereiro — Foto: TV Globo/reproduçãoFamília tem dois filhos com aniversários no dia 29 de fevereiro — Foto: TV Globo/reprodução

Família tem dois filhos com aniversários no dia 29 de fevereiro — Foto: TV Globo/reprodução

A ligações para os cartórios, sobre o 29, aumentam neste mês. Muita gente querendo saber se tem problema nascer, se casar em um dia que só existe de quatro em quatro anos.

Leia mais:  Prefeito e primeira-dama sensibilizam secretariado para doação do IRF ao Fundo da Criança

Segundo a Associação de Cartórios de São Paulo, os pais não podem trocar a data do registro. Desde 1992, uma lei determina que o médico que fez o parto preencha a declaração de nascido vivo. Por isso, se a criança nascer no dia 29 de fevereiro, é essa a data que vai pra certidão de nascimento.

O nascimento no dia 29 não traz nenhum problema prático na vida da pessoa já que, segundo os cartórios, é considerada a data de 1º de março para que a criança que nasceu no dia 29 de fevereiro complete 18 anos, em caso de atingir a maioridade em um ano que não seja bissexto.

Comentários Facebook
Continue lendo

Deixe sua Opinião

Como você define o governo de Mauro Mendes, até agora ?

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana