conecte-se conosco


Tecnologia

Mão robótica mais forte do mundo serve bebidas e toca piano; veja vídeo

Publicado

Olhar Digital

mão robótica arrow-options
Reprodução/Youtube

Mão robótica é capaz de realizar diversas tarefas


Pesquisadores do Instituto Coreano de Máquinas e Materiais (KIMM) apresentaram uma mão robótica que é capaz de servir bebidas, segurar ovos, cortar papel com uma tesoura e até mesmo tocar algumas notas no piano.

A mão, que pesa menos de um quilo, é capaz de segurar objetos com três vezes seu peso, o que segundo seus criadores a torna a mais forte do mundo . Ela é composta por quatro dedos e 16 juntas, controladas independentemente por 12 motores individuais. O design foi criado para replicar os movimentos dos dedos humanos.


Sensores nas pontas dos dedos, palma da mão e dedos detectam o contato com objetos e medem a força necessária para segurá-lo. A mão pode ser montada em uma variedade de braços robóticos , de acordo com as necessidades da tarefa que irá realizar.

Leia também: Gato robô sem cabeça faz sucesso na CES; veja o vídeo

“A mão robótica foi desenvolvida para lidar com vários objetos, incluindo as ferramentas usadas na vida cotidiana, imitando o delicado movimento de uma mão humana”, disse Hyunmin Do, líder da equipe de pesquisa, em comunicado.

Leia mais:  Google e Think Olga se unem para facilitar denúncias de assédio no carnaval

“Também esperamos que seja usada como plataforma de pesquisa para estudar os algoritmos necessários para segurar objetos e a inteligência necessária para sua manipulação”.

Comentários Facebook
publicidade

Tecnologia

WhatsApp deixa de mostrar status ‘online’ e ‘visto por último’, relatam usuários

Publicado

O WhatsApp se tornou um dos assuntos mais comentados no Twitter nesta sexta-feira (19) depois que usuários perceberam mudanças inusitadas em seu funcionamento. O aplicativo de mensagens deixou de mostrar o status “online”, “visto por último”, “digitando” e “gravando áudio” em suas conversas. Ao atualizar o aplicativo mudanças serão percebidas.

As novidades deixaram os internautas confusos sobre um possível erro no sistema, já que a empresa de Mark Zuckerberg não anunciou as atualizações. Antes, os usuários do aplicativo conseguiam apenas optar por desabilitar a função de “visto por último” e a de “confirmação de leitura” nas configurações de privacidade.

REUTERS/Thomas White

Segundo o site Downdetector, que monitora o relato de erros em redes sociais, o número de reclamações sobre o mau funcionamento do Whatsapp começou às 13h e atingiu seu pico às 14h.

Downdetector gráfico

Gráfico do Downdetector mostra pico de reclamações sobre mau funcionamento do WhatsApp

Entre os afetados pelas alterações repentinas, existem os que ficaram felizes pela maior privacidade e aqueles que lamentaram a falta de informações sobre seus contatos. E ainda no final da tarde desta sexta, alguns perfis no Twitter também começaram a relatar o retorno da visualização do status.

Leia mais:  Dentro da obra: museu do Louvre expõe Mona Lisa 3D

Já entre os concorrentes, o Telegram ironizou a suposta falha no sistema, convidando os insatisfeitos com as novidades a “convidarem um amigo para ficar online” no aplicativo.

Procurada pela CNN, a assessoria do WhatsApp ainda não respondeu ao contato para explicar as mudanças.

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana