conecte-se conosco


Mato Grosso

Manual de medicamentos feito em 2014 é atualizado em forma de cartilhas

Publicado

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), por meio da Comissão Permanente de Farmácia e Terapêutica, atualizou o Manual de Medicamentos criado em 2014, com enfoque no seu acesso e uso.

Os dois primeiros manuais foram desenvolvidos pela Comissão de Farmácia Terapêutica (CFT) em 2014 para púbicos distintos. Devido ao dinamismo inerente ao setor “Assistência Farmacêutica”, a secretaria-adjunta de Unidades Especializadas solicitou revisão do conteúdo dos manuais editados. Assim, surgiu a segunda edição do Manual de Medicamentos: Acesso e Uso.

As cartilhas têm como objetivo contribuir com o uso racional de medicamentos, bem como colaborar com a divulgação de informações sobre o acesso a medicamentos, fortalecendo, assim, a política de Assistência Farmacêutica no Estado.

A segunda versão do manual de medicamento foi elaborada para atingir os mais diversos públicos: profissionais da saúde; Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Procuradoria Geral do Estado, Gestores de Saúde e usuários do sistema de saúde. Para conseguir atingir os diversos públicos citados, o material foi estruturado no formato de perguntas e respostas e conta com uma resposta rápida redigida de forma simples, um resumo no final de cada conteúdo e um texto mais elaborado e detalhado para o público que assim desejar.

Leia mais:  Sesp assegura reforço policial em reunião com moradores da Guia

As cartilhas explicam o que são medicamentos, quais os riscos e benefícios que esta tecnologia pode oferecer, bem como informa a responsabilidade de seu provimento por cada ente federado e explica como se dá a incorporação dessa tecnologia no Sistema Único de Saúde (SUS). São abordados ainda outros temas relacionados a medicamentos e por isso é importante que o público em geral acesse e conheça o material.

O Manual de Medicamentos pode ser acessado no site da SES (www.saude.mt.gov.br/cpft), ícone MEDICAMENTOS – CPFT-MT (Comissão Permanente de Farmácia e Terapêutica), no item Manuais e Protocolos. Para acessar o Manuel é só entrar no link: http://www.saude.mt.gov.br/arquivo/8674

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Servidor é preso por roubar pneus novos utilizados em caminhões e retroescavadeiras

Publicado

Foram desviados pelo menos 12 pneus novos utilizados em caminhões e retroescavadeiras, causando um prejuízo de aproximadamente R$ 35 mil.

Um servidor público suspeito de desviar pneus de veículos da prefeitura de Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá, prestou esclarecimentos na delegacia do município. Segundo a Polícia Civil, ele deve responder pelo crime de peculato.

As investigações começaram no dia 22 de março, quando o prefeito Adilson Gonçalves de Macedo registrou um boletim de ocorrência denunciando o suposto desvio.

O delegado Wilyney Santana Borges disse que várias buscas foram realizadas, até que o suspeito acabou confessando o crime. Em depoimento, ele contou que os pneus foram repassados para um comerciante como parte do pagamento na aquisição de um carro dele de luxo.

Os pneus desviados eram de veículos da Secretaria Municipal de Urbanismo.

De acordo com a polícia, nas investigações, foi apurado que pneus adquiridos para serem utilizados nas automóveis da secretaria foram desviados nos meses de novembro e dezembro de 2020, por um servidor  que exercia funções no setor de frotas da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Leia mais:  Técnica de controle biológico garante retomada de produção de banana da terra em Campo Verde

Segundo o delegado, os indícios apontados no inquérito indicam que foi possível constatar o desvio de pelo menos 12 pneus novos utilizados em caminhões e retroescavadeiras, causando um prejuízo de aproximadamente R$ 35 mil.

A Polícia Civil informou que o investigado pela venda dos pneus deverá responder ação penal pelo crime de peculato, vez que na época dos desvios, exercia o cargo de funcionário público. Já o comerciante que recebeu os pneus desviados, em troca de pagamento, responderá pelo crime de receptação.

A delegacia de Barra do Garças continua as investigações para saber se havia a conivência ou participação de outros servidores municipais, envolvidos no caso dos pneus desviados.

Por G1 MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana