conecte-se conosco


Educação

Mais de 5 mil profissionais da Educação estão inscritos no 4º Seminário da Educação Básica

Publicado

Um total de 5.677 profissionais da educação estarão participando nesta segunda-feira (27), do 4º Seminário da Educação Básica. O evento é promovido pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação e, neste ano, será totalmente online.

Com mais de 10 horas de programação, o seminário terá quatro palestras onde especialistas vão discutir “O Direito à Aprendizagem em Tempo de Isolamento Social”. O evento faz parte do calendário do Programa de Formação Continuada da rede pública municipal de Educação, iniciando as atividades do segundo semestre.

A abertura oficial contará com as presenças do prefeito da Capital,  Emanuel Pinheiro, que estará on line, e da secretária interina de Educação, Edilene de Souza Machado.

O primeiro painel do seminário terá como tema “O Direito à Aprendizagem em Tempo de Isolamento Social: O protagonismo dos professores no uso das tecnologias aliadas aos processos pedagógicos — Desafio na Formação de Professores para esse novo Tempo”, com a palestrante Prof. Dra. Kátia Morosov Alonso, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Leia mais:  Prefeitura de Cuiabá abrirá mil novas vagas para Educação Infantil

Graduada pela Universidade Federal de Mato Grosso, Kátia Morosov Alonso possui mestrado e doutorado em Educação, este pela Universidade Estadual de Campinas.

Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Mato Grosso, docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)) do Instituto de Educação da UFMT e também líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos sobre Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. Possui vasta experiência na área da Educação em especial com relação a Educação a Distância, com foco nos processos de interação e mediação.

No período da tarde, outros três painéis terão os seguintes temas,  Transformações Curriculares em Tempo de Pandemia, com foco nas competências sócio emocionais na Primeira Infância; Os desafios para a formação e prática pedagógica dos professores frente ao Ensino Híbrido e a Educação de Pessoas Jovens, Adultos e Idosos no contexto da pandemia: reflexões e proposições.

A secretária interina de Educação de Cuiabá, Edilene Machado falou sobre a importância do seminário neste momento de tantos desafios e disse que no segundo semestre, o Programa de Formação dos profissionais da Educação terá uma extensa programação, com a abordagem de temas voltados a realidade atual. “É um novo momento, de aprendizagem, adaptação e de muitos desafios para todos nós. O seminário nos auxilia a refletir sobre as aprendizagens e a repensarmos os nossos papéis nesse processo”, disse ela.

Leia mais:  Seduc realiza ciclo de estudos para candidatos a diretor escolar

O 4º Seminário de Educação Básica é uma realização da Secretaria Adjunta, Diretoria Geral de Gestão Educacional, e Coordenadorias Técnica de Ensino, de Organização Curricular, de Formação, de Gestão e Legislação, de Programas e Projetos, de Educação Especial e de Educação à Distância, da Secretaria Municipal de Educação.

O evento poderá ser acompanhado pelos participantes na plataforma @portaldaescolacuiabana, no Canal do YouTube.

Para os profissionais da rede pública municipal de Educação é necessário a realização de inscrição no evento para que seja possível a emissão de certificação. As inscrições podem ser feitas pelo link, https://bit.ly/2CwWqLf_IVSemEdBasMunCba2020.

 

Confira anexo a programação completa do IV Seminário Educação Básica da Rede Municipal de Educação de Cuiabá: “Direito à Aprendizagem em Tempo de Isolamento Social”

Comentários Facebook
publicidade

Educação

Secretaria de Educação vai nomear 342 professores em dezembro

Publicado

Após as nomeações, governo vai verificar as necessidades de cada polo do Estado para fazer novas convocações

O Governo do Estado irá realizar o chamamento de 342 professores que estão no cadastro de reserva do último concurso da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). A convocação ocorrerá em dezembro deste ano, afirmou o secretário de Estado de Educação, Alan Porto.

“Quero tranquilizar os professores de que vamos chamar os profissionais do cadastro de reserva ainda neste ano. Já conversamos com a Seplag, que garantiu a infraestrutura para a posse e em dezembro. Os docentes serão convocados por municípios, e após este período, por regiões”, explicou o gestor a respeito da convocação.

Os mais de  300 professores atenderão as necessidades de 52 municípios, para ministrar aulas em diversas disciplinas: língua portuguesa, matemática, inglês, história, educação física, entre outras habilitações.

O secretário também esclareceu que apesar da recuperação fiscal do Estado, não há a previsão de novo concurso para a Educação, já que o último processo seletivo realizado em 2017 ainda está vigente, e o Estado está num processo de enquadramento financeiro dentro da Lei de Responsabilidade Fiscal, que limita gastos com folha de pagamento.

Leia mais:  Notas do Enem 2019 são divulgadas pelo Inep

Na ocasião, o gestor apontou ainda que as escolas serão preparadas para o retorno gradual das aulas no ano que vem, com manutenção predial, tecnologia não só para os alunos, mas para os professores, e medidas de segurança para prevenir o contágio com o coronavírus.

“O professor dentro de sala de aula é o que faz a diferença, mas a pandemia nos ensinou que é possível fazer o ensino à distância, e os professores mostraram isto”, afirma, sobre o ensino durante a pandemia.

Os professores empossados substituirão os com contratos temporários que atuam na rede estadual de ensino. No total, a Seduc possui em torno de 37 mil servidores e destina cerca de 88% do orçamento para a folha de pagamento.

Desde a homologação do certame em 2018, a Seduc convocou mais de 5 mil aprovados no concurso da Educação para os cargos de Professor da Educação Básica, para Apoio Administrativo Educacional (AAE) e para Técnico Administrativo Educacional (TAE).

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana