conecte-se conosco


Cidades

Mais de 140 casais se inscrevem para o Casamento Social

Publicado

José Ferreira

A procura de pessoas que desejam regularizar o estado civil, mas não tem condições de arcar com as despesas financeiras foi grande no primeiro dia das inscrições do Casamento Social Cuiabá 300 Anos. Mais de 140 inscrições já foram realizadas.   

As unidades dos Centros de Referências de Assistência Social (Cras) estão sendo os pontos de atendimentos dos casais que desejam realizar o sonho de casar no papel, de forma gratuita.

Essa é uma ação da Prefeitura Municipal de Cuiabá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano juntamente com o Núcleo da primeira-dama, tendo como público alvo famílias de baixa renda, de até um salário mínimo.

Segundo levantamento, mais de 140 inscrições foram realizadas ao longo desta segunda-feira (10). “Em algumas unidades, como por exemplo, dos bairros Getúlio Vargas, Osmar Cabral e Tijucal, as inscrições já foram encerradas, pois para cada uma das 14 unidades, foram liberadas 22 vagas”, disse a primeira-dama Márcia Pinheiro. As inscrições seguem até o dia 01 de julho. Após o período das inscrições e coleta dos documentos exigidos, os pedidos serão encaminhados para o Cartório que fará a análise se as documentações apresentadas estão em conformidade.

Leia mais:  Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico avançam em diagnóstico e execução de projetos

Durante o processo de realização, o projeto oferecerá curso de formação, em que os casais recebem orientações sobre diversos temas, incluindo a importância das relações familiares para a formação de seus membros, afetividade e sexualidade, planejamento familiar e a saúde da família. Além ainda das roupas, maquiagens, fotografia, convites e até as alianças. 

O Cartório do 3º Serviço Notarial da Comarca de Cuiabá que irá oficializar o ato por meio de uma cerimônia coletiva. Ao todo, serão 300 casais que desejam regularizar o estado civil e não têm condições de arcar com as despesas financeiras. A cerimônia do Casamento Social Cuiabá 300 anos será realizada no dia 03 de agosto, às 17 horas, no Hotel Fazenda Mato Grosso.

“O casamento faz parte dos sonhos de todo casal. Entretanto, muitos não têm condições de bancar com as despesas da cerimônia no civil, mas por meio desse projeto social irão poder concretizar o sonho. Nós, enquanto poder público temos o dever de oferecer condições que propiciem o bem-estar das famílias, trabalhando a favor da inclusão social e no fortalecimento dos vínculos”, concluiu Márcia Pinheiro.

Leia mais:  Prefeito recebe demandas de moradores da região Norte de Cuiabá

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
publicidade

Cidades

Prefeitura entrega 10 novas ambulâncias para as unidades de saúde da capital

Publicado

por

Gustavo Duarte

A Prefeitura de Cuiabá deu mais um passo rumo à virada de página da saúde pública do município, na tarde desta quarta-feira (19). O prefeito Emanuel Pinheiro entregou 10 ambulâncias novas, modernas e espaçosas para as unidades de saúde da rede municipal.

Essa é mais uma etapa em direção à humanização dos serviços para a população que depende do SUS.

As novas ambulâncias são caminhonetes adaptadas, que comportam a equipe médica e um acompanhante. Todos os veículos possuem 1 cilindro de oxigênio de 7 litros, saída de oxigênio acoplada ao lado do paciente, ventilador oscilante, bancos laterais tipo tubular, suporte de soro e plasma instalado no balaústre, maca de alumínio articulada com pernas retráteis, encosto reclinável, rodízios contendo colchonete revestido em courvin e cintos de segurança, tomadas de energia e mais uma série de itens recomendados pelo Ministério da Saúde.

O secretário municipal de Saúde, Luiz Antônio Pôssas de Carvalho falou sobre o significado da entrega destas 10 ambulâncias para a população de Cuiabá. “Esta entrega faz parte do processo de modernização que o prefeito determinou para o Sistema Único de Saúde na capital. Modernização que visa exatamente à humanização. Estas ambulâncias substituem as que tínhamos no sistema e são muito superiores. As antigas eram pequenas, continham os itens básicos, mas não eram as mais confortáveis para o transporte dos pacientes. Esses automóveis todos têm tração 4 por 4, a diesel e representam, a partir de agora, outra realidade no atendimento à população. Este é mais um importante ato do prefeito em prol da saúde em Cuiabá”, disse Pôssas.

Leia mais:  Limpeza de bocas de lobo é realizada na Trincheira do Tijucal

“Estamos escrevendo uma nova história na saúde pública da capital. Hoje é mais uma etapa de tudo o que temos entregado para a população em relação à saúde do município. Já andamos muito, mas temos ainda muito trabalho pela frente para avançarmos na humanização da saúde pública e oferecermos para a população SUS, que são os menos favorecidos, um atendimento digno, de qualidade, que salve vidas”, disse o prefeito.

Em Cuiabá, quase 500 mil pessoas dependem do SUS. “Por isso dependem de nós para enfrentarmos esse sistema combalido e desestruturado que recebemos. A entrega do Hospital Municipal de Cuiabá, o HMC, veio para começarmos essa virada de página na saúde pública, onde vai funcionar o novo PS da capital. No dia 28 de junho, vamos entregar 60 leitos de UTI no HMC, que será a quarta etapa da nossa programação. Estamos também fazendo a reestruturação da Atenção Básica e até o final do ano que vem termos 100% das unidades reformadas. O respeito e o zelo com a população SUS é prioridade na minha gestão”, comentou o prefeito.

Leia mais:  Prefeito recebe demandas de moradores da região Norte de Cuiabá

As unidades de saúde que receberão as novas ambulâncias são: Pronto Socorro, UPA Morada do Ouro, UPA Pascoal Ramos, Policlínica do Coxipó, Policlínica do Verdão, Policlínica do Pedra 90, Policlínica do Planalto, PSF Coxipó do Ouro, USF da Guia e USF Aguaçu.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Comentários Facebook
Continue lendo

Deixe sua Opinião

Como você define o governo de Mauro Mendes, até agora ?

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana