Política
Lockdown de 10 dias será debatida entre governo e deputados
O governador Mauro Mendes (DEM) se reunirá nesta segunda-feira (22), às 16 horas, com os deputados estaduais para discutir quais medidas adotar em relação a antecipação de feriados em Mato Grosso. Uma das propostas que vem ganhando força entre os parlamentares seria o fechamento total de 10 dias seguidos em todo o Estado.
A reunião ocorrerá após pedido de vários parlamentares, que alegaram que vinham sofrendo pressão de vários municípios contra a antecipação de feriados a partir desta quarta-feira. Apesar do recuo do governador em encaminhar o projeto de Lei sobre os feriados, medidas mais restritivas deverão acontecer.
Entre as propostas, está a do fechamento de tudo por 10 dias seguidos, resguardando os serviços essenciais para a população. O apurou que a proposta, que já está sendo chamada de ‘minilockdwon’, tem a simpatia de outros Poderes, como o Ministério Público, Tribunal de Justiça e Tribunal de Contas.
Ontem (21) o governador Mauro Mendes (DEM) esteve reunidos com os Poderes e representantes do Comércio e Indústria do Estado, onde ouviu algumas sugestões. Nesta reunião ele anunciou o recuo, por enquanto, da proposta de antecipar os feriados.
A crise da pandemia em Mato Grosso se encontra em seu piro momento. O Estado lidera em número de fila de espera e pacientes para ter um leito de UTI. A secretaria de Estado de Saúde (SES), já admite a possibilidade de falta de oxigênio e medicamentos para o uso em pacientes com covid-19.
O governador Mauro Mendes (DEM) anunciará novas medidas de combate a proliferação da covid-19 no Estado nesta terça-feira (23).


Política
Secretário vê risco em reabrir escolas e afirma que neta estudante foi infectada
Andhressa Barboza/ rdnews
O retorno das aulas presenciais em Mato Grosso não deve ocorrer em breve. Com risco alto de contaminação pela Covid-19, as escolas são locais críticos para espalhar o vírus e preocupa autoridades como o secretário chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho. Ele relata ter visto toda sua família ser infectada após sua neta de apenas 4 anos, que estava frequentando a escola, ficar doente e acabar contaminado parentes próximos.
“Na minha família, até dias atrás, estavam todos contaminados e quem trouxe o vírus para casa foi minha neta de 4 anos que estuda em uma escola privada”
Chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho
Ele contou o caso, que é recente, após ser questionado sobre um Projeto de Lei que tramita na Assembleia que prevê a inclusão das instituições de ensino públicas e privadas na lista de serviços essenciais.
“Eu tenho muita dúvida com relação a isso. Na minha família, até dias atrás, estavam todos contaminados e quem trouxe o vírus para casa foi minha neta de 4 anos que estuda em uma escola privada. Então, tenho muita dúvida com relação ao retorno das aulas”, alertou.
Na última semana, o governador Mauro Mendes (DEM) sinalizou que não deve sancionar o projeto que já passou em primeira votação pela AL. Ele também alertou, sem citar o caso de Carvalho, que crianças podem ser infectadas e contaminar parentes.
“Você pega uma escola estadual como a presidente Médici, tem 2 ou 3 mil alunos uma escola dessa. Como vamos fazer? Temos que avaliar cientificamente e eu não gostaria de dar a minha opinião, até pelo que aconteceu com a minha família, mas é uma situação que vamos avaliar com muito carinho”, ponderou Mauro Carvalho.
Em relação ao PL, o secretário preferiu não ser direto em defender uma postura contrária. Mas quis deixar evidente o risco de abrir escolas em um momento crítico para a saúde pública que está em colapso há mais de um mês. Já são mais de 8,4 mil mortos pela doença no Estado e, diariamente, a fila de espera de pessoas graves que aguardam vaga em UTI passa de 100 pessoas.
“Eu não conversei com o governador sobre essa situação (do PL), mas isso merece um estudo bem aprofundado para que a gente não cometa nenhum ato que vá prejudicar as pessoas. Os critérios precisam ser pensados com muito equilíbrio”, concluiu.
-
Polícia6 dias atrás
Após denúncia de técnica, PM cobra do MP investigação de morte de major em Cuiabá
-
Saúde6 dias atrás
Vacina inédita contra HIV tem resultados promissores
-
Polícia6 dias atrás
Operação prende 353 e aplica R$ 629 mil de multas por aglomerações em MT
-
Brasil / Mundo6 dias atrás
Lula ultrapassa Bolsonaro na corrida para 2022
-
Política6 dias atrás
No auge da pandemia, AL aprova retorno de aulas presenciais em escolas de MT
-
Saúde6 dias atrás
MT bate novo “recorde macabro” e registra 128 mortes em 24 horas
-
Cidades6 dias atrás
Cuiabá recebe mais 22,5 mil vacinas
-
Entretenimento6 dias atrás
Mayra perdoa traições e volta com Arthur Aguiar