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Líder Desenvolvedor é tema de workshop promovido pela Seplag e Seduc

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As Secretarias de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e de Educação (Seduc) promoveram nesta sexta-feira (01.11) o workshop Líder Desenvolvedor. O evento teve como objetivo promover o desenvolvimento comportamental das lideranças da Secretaria de Educação e foi realizado ao longo do dia, no Hotel Fazenda Mato Grosso.

A atividade correspondeu à quinta fase do projeto piloto “Desenvolvimento por Competências”, que consiste no planejamento de ações voltadas para o servidor no ambiente de trabalho, que visem o seu crescimento e desempenho profissional, bem como o da administração pública.

“Estou muito feliz com a realização desse evento. Parabenizo em especial a minha equipe, por meio da Superintendência de Gestão de Pessoas e da Coordenadoria de Desenvolvimento e Valorização Profissional; e a secretária de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, que abraçou a causa e entendeu a importância desse treinamento para os servidores”, declarou durante a abertura do evento a secretária Adjunta de Gestão de Pessoas da Seplag, Miramar de Oliveira.

A titular da Seduc, Maioneide Kliemaschewsk, lembrou que mais de 700 escolas, 41 mil profissionais e 396 mil alunos estão sob o comando da pasta. “Todas essas pessoas precisam que cada servidor público seja um líder, que queira fazer a diferença e estar à frente do processo”, disse. Para Kliemaschewsk, “o verdadeiro líder é aquele que participa de tudo, que corre atrás o tempo inteiro, que não tem problema em ser humilde para construir junto e mostrar que é possível fazer a diferença para o Estado de Mato Grosso”, acrescentou. 

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Além de conhecimento técnico, por meio da realização de palestras, o workshop proporcionou outros momentos de interação entre os participantes que passaram por oficinas de imersão e de ensino da prática de liderança como desenvolvedora de pessoas. O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Anderson Fernandes de Miranda, ministrou a palestra “A arte de liderar equipes” e aplicou um teste para que os presentes pudessem identificar os pontos fortes e fracos de suas personalidades para usá-los a seu favor. As secretárias da Seplag e da Seduc participaram do treinamento.

No período vespertino, foram ministradas as palestras “Comunicação Assertiva para Líderes” e “Feedback, como dar e receber?”, pela coordenadora de Desenvolvimento e Valorização Profissional da Seplag, Flavia Soares, e pelo professor PhD em Psicanálise da Seduc, Cleuber Cristiano de Souza. Segundo Souza, a análise dos gestos que as pessoas geram serve como ferramenta que ajuda a entender pensamentos e emoções. De acordo com ele, boa parte da comunicação humana é linguagem corporal não verbal.  

“É importante que o líder esteja atento à comunicação não verbal que emite para sua equipe, pois o corpo também fala. A postura de uma pessoa fala muito a seu respeito”, ressaltou.

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Valorização

O projeto piloto “Desenvolvimento por Competências” foi pensado em resposta à demanda setorial da Seduc e da Seplag e veio ao encontro das intenções de trabalho priorizadas pelas unidades de Gestão de Pessoas do Executivo estadual, destacadas durante o 1º Fórum Estadual de Gestão de Pessoas de Mato Grosso, em março deste ano. 

Para o superintendente de Gestão de Pessoas da Seplag, Luiz Mello, o líder tem vários desafios e o autoconhecimento é um ponto importante para exercer a liderança. “O líder lidera pelo exemplo. Se você não vive aquilo que prega, você não consegue dar o exemplo para seus liderados. Também é relevante conhecer o outro e para isso é importante saber ouvir, bem como falar de forma sincera e significativa. A ligação entre o líder e a sua equipe é a comunicação efetiva”, destacou.

Segundo o superintendente, a Seplag, órgão central de Gestão de Pessoas do Executivo, tem disseminado as ideias do projeto para que todas as setoriais conheçam o novo modelo de trabalho da pasta. “A Coordenadoria de Desenvolvimento e Valorização Profissional da Seplag tem buscado por meio de todas as suas ações e treinamentos extrair o que há de melhor em cada servidor. Iniciamos o projeto piloto na Seduc de forma estratégica, pois o órgão representa 50% do funcionalismo público”, disse.

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Por G1 MT

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