conecte-se conosco


Mato Grosso

Lavrador com cirrose hepática consegue documentos durante Expedição Araguaia em Cocalinho

Publicado

Na terça-feira (15), último dia de atendimentos da Expedição Araguaia, projeto do Poder Judiciário e parceiros, realizados em Cocalinho (a 773 km de Cuiabá), a Justiça Comunitária cumpriu novamente sua missão. Dar dignidade aos que mais necessitam.

O lavrador Benício José dos Anjos, 57 anos, popularmente conhecido por Pernambuco, estado em que nasceu, sofre de cirrose hepática. Ele tem cansaço, fraqueza e sofreu perda de peso. Há dois anos o quadro se agravou, desenvolveu icterícia (amarelamento da pele) e inchaço abdominal. Agora ele precisa de um transplante de fígado.

Sem familiares em Cocalinho, o vizinho, Delcides Custódia, 47, tenta diminuir o sofrimento do amigo. Ao buscar ajuda médica descobriu que Benício está sem documentos, o que impede qualquer ação.

O caso chegou ao conhecimento do coordenador Estadual da Justiça Comunitária e responsável pela Expedição Araguaia, José Antônio Bezerra Filho, o Dr Tony. O magistrado conversou com os parceiros do projeto e Benício teve prioridade no atendimento. Um carro da Secretaria Municipal da Assistência Social foi até a casa dele e o trouxe até a Escola Municipal José Umberto Moreira.

No local recebeu doação de vestimentas, toalha e cobertor. Foi orientado a buscar segunda via da Certidão de Nascimento no Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais Serra do Vento, em Belo Jardim (PE). Com o protocolo do pedido do documento, que será enviado pelos Correios, pode solicitar nova via do RG na Expedição.

Leia mais:  Cinco são presos com arma de fogo, droga e munição no Pedra 90

Além disso, o INSS solicitou da Secretaria de Assistência Social a atualização do Cadastro Único dele para acessar o auxílio doença e ajudar nas despesas. “Eu já não tinha esperança nenhuma. Agora estou com tudo encaminhado e com fé em Deus conseguirei um fígado compatível e farei a cirurgia. E devo tudo a Expedição Araguaia que soube da situação e deu os caminhos”, agradeceu.

A população de Cocalinho pode se beneficiar com os demais serviços ofertados pelo Judiciário e parceiros como emissão de documentos, consultas médicas, orientação da Defensoria Pública e INSS. Serviço de beleza, atividades educativas e muito mais.

Missão cumprida

O clima dos integrantes das equipes da Expedição Araguaia era de despedida do projeto e com a sensação de dever cumprido. Nos últimos 15 dias, os integrantes percorreram cinco municípios com dedicação realizaram todos os serviços propostos.

“Vocês são verdadeiros anjos enviados por Deus a Cocalinho”, agradeceu a prefeita do município Dalva Peres. “O trabalho que vocês desenvolvem com tantas pessoas ao longo do trajeto é de emocionar. Por isso nas duas vezes que vocês vieram eu fiz questão de envolver toda a equipe da prefeitura no projeto. No próximo ano, não estarei na prefeitura, mas venho como voluntária”, garantiu.

Leia mais:  CDL oferecerá consulta grátis ao SPC e Serasa no Ganha Tempo

O Dr Tony agradeceu todos os integrantes das equipes da Expedição e lembrou dos desafios encarados nos últimos dias. “Cada um se dedicou ao projeto, fomos uma equipe coesa, com espírito de garra e união é o resultado só poderia ser esse, realizar mais atendimentos do que previsto inicialmente, mesmo tomando todo os cuidados por conta da pandemia”, lembrou.

Homenagem

O Exército Brasileiro participou da atividade em Cocalinho e prestou homenagem ao magistrado pelos serviços prestados. “Nosso objetivo é sempre ajudar o cidadão. Este projeto do Judiciário tem a mesma finalidade ao facilitar o acesso aos serviços do Estado e com isenção de taxa para os mais carentes. Por isso a parceria é de sucesso”, declarou o Capitão Antônio César Zacarias.

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Novo gestor de Chapada troca todos os secretários e traz ex-prefeito na equipe

Publicado

O novo prefeito de Chapada dos Guimarães (67 km ao norte de Cuiabá), Osmar Froner (MDB) anunciou a equipe de secretários que irá compor sua gestão, com a troca de todos os nomes do primeiro escalão. Entre os nomes anunciados está o ex-prefeito do município, Gilberto Mello.

Gilberto até chegou a apresentar a candidatura para a prefeitura, mas precisou ser substituído após ser barrado pela Lei da Ficha Limpa. Ele assume a Secretaria Municipal de Governo, um dos cargos mais importantes do secretariado.

Na Secretaria de Administração, o comando será do biólogo e bacharel em direito Marcos Soares Souza. Já a Secretaria de Planejamento e Orçamento é de responsabilidade do bacharel em história e pós-graduado em Gestão de Cidades, Aislan Sebastião Cunha Galvão.

A Secretaria de Finanças foi assumida pelo ex-vereador e técnico em contabilidade Dagoberto Garcia Belufi. A Educação será comandada pelo professor Benedito Antônio de Oliveira Lechner.

A pasta de Esporte e Lazer será gerida pelo empresário e líder comunitário Mauro José Conceição de Paula. A Secretaria de Saúde terá como gestora a enfermeira e ex-vereadora, Rosa Maria Blanco Manzano.

Leia mais:  MTPREV empossa representantes do Conselho Fiscal

Para a Assistência Social, o prefeito escolheu a bacharel em direito e ex-conselheira tutelar Fernanda Ferreira da Silva. Já a Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente tem como titular o publicitário e empresário Alexandre Parreira Severino.

 

Luis Carlos de Freitas, que é geólogo, economista e ex-prefeito de Chapada dos Guimarães, assumiu a Secretaria de Agricultura. E a Procuradoria Geral do Município fica a cargo da bacharel em direito Rosana Costa Itacaramby. (Com informações da assessoria)

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana