conecte-se conosco


Mato Grosso

Latrocínios reduzem 38% em Mato Grosso

Publicado

Os casos de latrocínios (roubo seguido de morte) apresentaram uma queda de janeiro a setembro deste ano, em comparação com o mesmo período de 2017. De acordo com os dados da Coordenadoria de Estatísticas e Análise Criminal da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) municípios como Cuiabá, Várzea Grande, além da regional de Primavera do Leste tiveram queda de 22%, 80% e 75% nos latrocínios, respectivamente.

Em todo o estado foram registrados 21 latrocínios em 2018, contra 34 nos primeiros nove meses do ano passado. Em Cuiabá foram 7 este ano e 9 em 2017, em Várzea Grande houve apenas um latrocínio em 2018 e em 2017 foram 5. Nas regionais de Sinop, Cáceres e Tangará da Serra, que tiveram registros desse tipo de crime no ano passado (3, 1 e 3, respectivamente), não houve nenhum latrocínio entre janeiro e setembro deste ano.

Para o secretário da Sesp, Gustavo Garcia, a redução dos índices de criminalidade é fruto da integração das forças da segurança pública e do trabalho conjunto dos servidores. “Trabalhamos com a integração de todas as forças na Sesp para aumentar a ostensividade e a resolutividades dos crimes, assim como investimos na inteligência para melhorar as políticas de segurança pública para todo o estado”.

Leia mais:  “Estamos fazendo a lição de casa, não aceitamos agressão ao meio ambiente”, afirma governador

Apreensão de armas
De janeiro a setembro de 2018 foram apreendidas 1.781 armas nas 15 regionais do estado. O município com maior número de armas retiradas de circulação foi Cuiabá, com 225 apreensões, seguido por Rondonópolis e Várzea Grande (186 armas cada), Sinop (157), Nova Mutum (129) e Cáceres (104).

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Novo gestor de Chapada troca todos os secretários e traz ex-prefeito na equipe

Publicado

O novo prefeito de Chapada dos Guimarães (67 km ao norte de Cuiabá), Osmar Froner (MDB) anunciou a equipe de secretários que irá compor sua gestão, com a troca de todos os nomes do primeiro escalão. Entre os nomes anunciados está o ex-prefeito do município, Gilberto Mello.

Gilberto até chegou a apresentar a candidatura para a prefeitura, mas precisou ser substituído após ser barrado pela Lei da Ficha Limpa. Ele assume a Secretaria Municipal de Governo, um dos cargos mais importantes do secretariado.

Na Secretaria de Administração, o comando será do biólogo e bacharel em direito Marcos Soares Souza. Já a Secretaria de Planejamento e Orçamento é de responsabilidade do bacharel em história e pós-graduado em Gestão de Cidades, Aislan Sebastião Cunha Galvão.

A Secretaria de Finanças foi assumida pelo ex-vereador e técnico em contabilidade Dagoberto Garcia Belufi. A Educação será comandada pelo professor Benedito Antônio de Oliveira Lechner.

A pasta de Esporte e Lazer será gerida pelo empresário e líder comunitário Mauro José Conceição de Paula. A Secretaria de Saúde terá como gestora a enfermeira e ex-vereadora, Rosa Maria Blanco Manzano.

Leia mais:  Aplicativos desenvolvidos pela MTI registram mais de 52 mil downloads

Para a Assistência Social, o prefeito escolheu a bacharel em direito e ex-conselheira tutelar Fernanda Ferreira da Silva. Já a Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente tem como titular o publicitário e empresário Alexandre Parreira Severino.

 

Luis Carlos de Freitas, que é geólogo, economista e ex-prefeito de Chapada dos Guimarães, assumiu a Secretaria de Agricultura. E a Procuradoria Geral do Município fica a cargo da bacharel em direito Rosana Costa Itacaramby. (Com informações da assessoria)

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana