Polícia
Juiz nega recurso e Arcanjo pode perder benefício em pena
O juiz Geraldo Fidelis, da Vara de Execuções Penais de Cuiabá, negou um recurso do ex-comendador João Arcanjo Ribeiro e manteve a decisão que determinou o novo cálculo de sua pena.
Atualmente, Arcanjo cumpre prisão no regime aberto. A recontagem será realizada nos próximos dias pela Vara e o ex-comendador poderá voltar ao semiaberto. Nesse regime, ele terá que usar tornozeleira eletrônica e cumprir outras restrições.
O novo cálculo foi determinado por Fidelis em dezembro do ano passado após o Superior Tribunal de Justiça (STJ) reestabelecer o júri que condenou Arcanjo a 44 anos e dois meses de prisão por um duplo homicídio e uma tentativa.
O crime aconteceu em 2002. Na ocasião, Rivelino Brunini e seu amigo Fauze Rachid Jaudy foram mortos. Um terceiro homem, Gisleno Fernandes, ficou ferido.
O júri havia sido anulado pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso em 2019.
A defesa de Arcanjo entrou com um agravo em execução contra a decisão de recontagem, mas teve o recurso negado.
“As informações trazidas não ensejam qualquer mudança no entendimento deste juízo de instância singela. Assim, mantenho a decisão agravada pelos seus próprios fundamentos”, decidiu o juiz.
Histórico
Considerado o chefe do crime organizado nas décadas de 80 e 90 em Mato Grosso, o ex-comendador foi condenado por crimes que vão de assassinatos a lavagem de dinheiro e contrabando.
O crime de maior repercussão atribuído a João Arcanjo é a morte do empresário Domingos Sávio Brandão de Lima Júnior, dono do jornal Folha do Estado, em 2002.
Por ser o mandante do crime, Arcanjo foi condenado a 19 anos de prisão.
Ele passou 15 anos preso e deixou a cadeia em fevereiro de 2018.
MidiaNews


Polícia
Ladrão invade casa, faz reféns e tenta estuprar jovem
Um jovem, 19 anos, por invasão de domicílio, tentativa de roubo e tentativa de estupro, no bairro Aurília Salies Curvo, em Várzea Grande.
Os militares foram informados que o suspeito tinha pedido água para dois irmãos que estavam em casa, uma jovem e um adolescente. Aproveitando da situação, ele rendeu as vítimas e as levando para o quarto. Ele ainda tentou violentar a jovem, mas ela resistiu.
Durante a ação criminosa, chegou o padrasto dos jovens que sem perceber o que estava acontecendo foi recepcionado pelo suspeito que vestia uniforme de uma empresa de distribuição de água. Logo que a testemunha entrou na casa, o criminoso fugiu em uma bicicleta levando bijuterias e dinheiro. As vítimas foram encontradas trancadas em um dos quartos.
O padrasto fez o trajeto do suspeito e já no bairro Santa Barbara, encontrou a bicicleta usada na fuga e acionou os policiais.
Em diligência, moradores identificaram a bicicleta e o suspeito e passaram seu endereço. Na residência, o denunciado foi rendido e encontrado em seu quarto o uniforme usado no crime. Questionado sobre os objetos roubados, ele disse que tinha dispensado durante a fuga.
-
Política7 dias atrás
Escolas em VG têm surto de Covid e professores suspendem atividades
-
Entretenimento6 dias atrás
Netflix confirma segunda temporada de ‘Fate: A Saga Winx’
-
Polícia6 dias atrás
Líder do Comando Vermelho é preso por matar empresária em VG
-
Política7 dias atrás
Governador: “Fiquei satisfeito e, se tudo correr bem, até julho 50% da população do país deve ser vacinada”
-
Política7 dias atrás
PM dispersa 2,1 mil pessoas e fecha 60 festas clandestinas em MT
-
Política6 dias atrás
Justiça manda MPE comprovar necessidade de Iphone para membros
-
Política7 dias atrás
Bruno Rios e Edclay Coelho disputam a presidência da UCMMAT
-
Política5 dias atrás
Justiça Eleitoral reforma sentença e aprova contas de Emanuel Pinheiro