conecte-se conosco


Mato Grosso

Jucemat treina 75 profissionais da área contábil

Publicado

Setenta e oito contadores e funcionário de escritório foram capacitados para utilizar o sistema de abertura de empresas via Internet, chamado Junta Digital, no último bimestre. Os treinamentos foram gratuitos e segundo a presidente da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat), Gercimira Rezende, tiveram o objetivo de dar condições para que todos profissionais da área usufruam dos benefícios da nova tecnologia.

Desde que o sistema começou a funcionar, em fevereiro deste ano, as empresas passaram a gastar em média 48 horas para terem em mãos o número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Antes, quando os processos eram físicos, o prazo era de até 3 meses.

A técnica da Jucemat, Camila de Souza Bruno, afirma que as dúvidas frequentes estavam relacionadas com a montagem de processos, a forma de assinatura dos documentos e ainda como utilizar as procurações. Ela assegura que não existe previsão para novas turmas este ano, mas em 2019, as capacitações serão retomadas.

Para a contadora Adriana Fanaia, participante do curso, o processo digital é fácil e trará mais agilidade aos serviços dos escritórios contábeis. “Não há o que fazer, o mundo está se modernizando. Eu acho que no começo foi meio confuso, como sempre acontece em qualquer transição, mas atualmente está tranquilo”.

Leia mais:  Equipes com mais de 20 integrantes tem desconto em corrida da Polícia Militar

Outra vantagem, de acordo com o contador Lailton Dorf, de Paranaíta, é a igualdade com que todos são tratados.  “Hoje, não existe diferença de prazo entre os empresários da capital e do interior”.

Ele lembra que antes, era necessário encaminhar o processo físico via Correios até Cuiabá e isto fazia com que as esperas fossem intermináveis.

Já a profissional Marlene Costa, que está há 20 anos no mercado, acredita que o principal benefício do sistema é a possibilidade de dar uma resposta rápida ao cliente, o que transmite eficiência e segurança.

Junta Digital

Além da redução do consumo de papel e fim dos arquivos, o novo sistema favorece a sobrevivência da empresa, uma vez que o empreendedor precisa do CNPJ para todos os passos, como compra de insumos e até mesmo acesso a financiamento e incentivos.

Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Leopoldo Mendonça, todos os avanços foram favorecidos pelas parcerias feitas com Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), Receita Federal, Prefeituras, Corpo de Bombeiros e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em Mato Grosso.

Leia mais:  Arquivo Público promove workshop em Gestão de Documentos

Mendonça ainda reforça que a entrada na era digital trouxe benefícios ao cidadão em outros pontos, como nos processos trabalhistas, uma vez que existe uma parceira com o Tribunal Regional do Trabalho e o órgão tem acesso as informações da Jucemat. “Deixamos de lado os ofícios que traziam morosidade a quem queria uma resposta”.

O compartilhamento de dados também acontece com as polícias e como os órgãos que coordenam os programas habitacionais. Já que todos beneficiados precisam ter as informações consultadas para confirmação da renda familiar.

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Novo gestor de Chapada troca todos os secretários e traz ex-prefeito na equipe

Publicado

O novo prefeito de Chapada dos Guimarães (67 km ao norte de Cuiabá), Osmar Froner (MDB) anunciou a equipe de secretários que irá compor sua gestão, com a troca de todos os nomes do primeiro escalão. Entre os nomes anunciados está o ex-prefeito do município, Gilberto Mello.

Gilberto até chegou a apresentar a candidatura para a prefeitura, mas precisou ser substituído após ser barrado pela Lei da Ficha Limpa. Ele assume a Secretaria Municipal de Governo, um dos cargos mais importantes do secretariado.

Na Secretaria de Administração, o comando será do biólogo e bacharel em direito Marcos Soares Souza. Já a Secretaria de Planejamento e Orçamento é de responsabilidade do bacharel em história e pós-graduado em Gestão de Cidades, Aislan Sebastião Cunha Galvão.

A Secretaria de Finanças foi assumida pelo ex-vereador e técnico em contabilidade Dagoberto Garcia Belufi. A Educação será comandada pelo professor Benedito Antônio de Oliveira Lechner.

A pasta de Esporte e Lazer será gerida pelo empresário e líder comunitário Mauro José Conceição de Paula. A Secretaria de Saúde terá como gestora a enfermeira e ex-vereadora, Rosa Maria Blanco Manzano.

Leia mais:  Governo repassa mais de R$ 9 milhões para saúde nos municípios

Para a Assistência Social, o prefeito escolheu a bacharel em direito e ex-conselheira tutelar Fernanda Ferreira da Silva. Já a Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente tem como titular o publicitário e empresário Alexandre Parreira Severino.

 

Luis Carlos de Freitas, que é geólogo, economista e ex-prefeito de Chapada dos Guimarães, assumiu a Secretaria de Agricultura. E a Procuradoria Geral do Município fica a cargo da bacharel em direito Rosana Costa Itacaramby. (Com informações da assessoria)

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana