conecte-se conosco


Mato Grosso

Hospital Regional de Sinop realiza treinamento sobre infecção hospitalar

Publicado

No mês de outubro, a equipe do setor de Educação Continuada do Hospital Regional de Sinop promoveu um treinamento sobre “Indicadores de Infecção Hospitalar e as Medidas de Controle de Infecções por Microrganismos Multirresistentes”, ministrado pela enfermeira responsável pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), Karla Eduarda Von Dentz. Os treinamentos são realizados todos os meses desde julho, com o objetivo de promover a qualificação de toda a equipe que trabalha no hospital e aprimorar constantemente suas competências.  

“No cronograma de outubro selecionamos o tema referente às bactérias multirresistentes justamente para que a equipe tenha acesso às informações dos indicadores na unidade e para que todos tenham noção de porquê fazemos as notificações, ou seja, para saber o nosso perfil de bactérias e garantir cada vez mais a prevenção de infecções”, explica a enfermeira.

O setor de Educação Continuada do HRSinop possui cronograma elaborado em parceria com o setor de Recursos Humanos, SCIH e gerencia de Enfermagem, mas os temas a serem desenvolvidos nos treinamentos também podem ser sugeridos pelos colaboradores.

Ainda de acordo com a enfermeira Karla Dentz, os temas da Educação Continuada do HRSinop são escolhidos conforme exigências do Ministério da Saúde e é obrigação da unidade de saúde desenvolver ações educativas com foco no treinamento do quadro de funcionários do hospital, de acordo com a demanda interna. 

Leia mais:  Avaliação de risco é tema de capacitação ofertada pela Escola de Governo

A estudante de enfermagem do 10º semestre da UNIC Stéfany Karoliny Velho faz estágio no HRSinop e diz que a gestão que oferece esses tipos de treinamentos no local de trabalho é de suma importância, pois todos ganham: o profissional que se qualifica e o paciente, que recebe um tratamento cada vez mais especializado.   

Informação e mudança de hábitos

Com mais acesso às informações importantes da rotina hospitalar, a equipe de Educação Continuada acredita que, consequentemente, há mudanças culturais. “O processo de educação hospitalar é fundamental porque desperta consciência e interesse nos colaboradores em conhecer e aprender mais sobre o próprio ambiente de trabalho”, disse a farmacêutica clínica Veridiana Schisler

“Para o meu setor e acredito que para todos, isso só fortalece a cultura do conhecimento, busca a conscientização da prática de bons hábitos, no âmbito da farmácia e ressalta ainda mais a importância da dispensação correta do medicamento, no horário certo, fazendo uso das boas práticas de dispensação, buscando garantir o uso seguro e racional do medicamento”, completa a farmacêutica.

A coordenadora do serviço de hotelaria do HRSinop, Flávia Dockhorn Rodrigues,  afirma que as ações de capacitação são a melhor forma de incentivar e proporcionar o ensino das rotinas hospitalares. “Quando temos educação permanente e somos informados sobre tudo o que acontece conforme exercemos nossas funções, e isso também é válido para nós que somos coordenadores, é automático buscar melhorar sempre a qualidade da assistência ofertada aos nossos pacientes. Com uma equipe multidisciplinar bem orientada, atualizada, sempre vamos inovar o nosso atendimento”, finaliza.

Leia mais:  Escola Técnica de Sinop oferta 170 vagas para cinco cursos

Treinamentos já realizados

Além dos Indicadores de Infecção Hospitalar e as Medidas de Controle de infecções por microrganismos multirresistentes, a Educação Continuada do HRSinop já abordou os seguintes temas: normas e rotinas da instituição, orientações sobre aspectos de segurança do trabalho, ações e controle de infecções hospitalares, segregação do lixo dentro do ambiente de trabalho, informações sobre o uso de controle de procedimentos antissépticos e saneantes, uso adequado dos diversos antissépticos e uso dos saneantes domissanitários, informações para ambientação, ações de controle de infecções, lavagem correta das mãos, medidas de prevenção de controle de infecções, informações sobre tipos de acidentes de trabalho, medidas de prevenção de doenças operacionais, uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPI). 

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Servidor é preso por roubar pneus novos utilizados em caminhões e retroescavadeiras

Publicado

Foram desviados pelo menos 12 pneus novos utilizados em caminhões e retroescavadeiras, causando um prejuízo de aproximadamente R$ 35 mil.

Um servidor público suspeito de desviar pneus de veículos da prefeitura de Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá, prestou esclarecimentos na delegacia do município. Segundo a Polícia Civil, ele deve responder pelo crime de peculato.

As investigações começaram no dia 22 de março, quando o prefeito Adilson Gonçalves de Macedo registrou um boletim de ocorrência denunciando o suposto desvio.

O delegado Wilyney Santana Borges disse que várias buscas foram realizadas, até que o suspeito acabou confessando o crime. Em depoimento, ele contou que os pneus foram repassados para um comerciante como parte do pagamento na aquisição de um carro dele de luxo.

Os pneus desviados eram de veículos da Secretaria Municipal de Urbanismo.

De acordo com a polícia, nas investigações, foi apurado que pneus adquiridos para serem utilizados nas automóveis da secretaria foram desviados nos meses de novembro e dezembro de 2020, por um servidor  que exercia funções no setor de frotas da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Leia mais:  Samu reforça equipe para atendimento durante carnaval

Segundo o delegado, os indícios apontados no inquérito indicam que foi possível constatar o desvio de pelo menos 12 pneus novos utilizados em caminhões e retroescavadeiras, causando um prejuízo de aproximadamente R$ 35 mil.

A Polícia Civil informou que o investigado pela venda dos pneus deverá responder ação penal pelo crime de peculato, vez que na época dos desvios, exercia o cargo de funcionário público. Já o comerciante que recebeu os pneus desviados, em troca de pagamento, responderá pelo crime de receptação.

A delegacia de Barra do Garças continua as investigações para saber se havia a conivência ou participação de outros servidores municipais, envolvidos no caso dos pneus desviados.

Por G1 MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana