conecte-se conosco


Mato Grosso

Hospital Regional de Sinop realiza treinamento sobre infecção hospitalar

Publicado

No mês de outubro, a equipe do setor de Educação Continuada do Hospital Regional de Sinop promoveu um treinamento sobre “Indicadores de Infecção Hospitalar e as Medidas de Controle de Infecções por Microrganismos Multirresistentes”, ministrado pela enfermeira responsável pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), Karla Eduarda Von Dentz. Os treinamentos são realizados todos os meses desde julho, com o objetivo de promover a qualificação de toda a equipe que trabalha no hospital e aprimorar constantemente suas competências.  

“No cronograma de outubro selecionamos o tema referente às bactérias multirresistentes justamente para que a equipe tenha acesso às informações dos indicadores na unidade e para que todos tenham noção de porquê fazemos as notificações, ou seja, para saber o nosso perfil de bactérias e garantir cada vez mais a prevenção de infecções”, explica a enfermeira.

O setor de Educação Continuada do HRSinop possui cronograma elaborado em parceria com o setor de Recursos Humanos, SCIH e gerencia de Enfermagem, mas os temas a serem desenvolvidos nos treinamentos também podem ser sugeridos pelos colaboradores.

Ainda de acordo com a enfermeira Karla Dentz, os temas da Educação Continuada do HRSinop são escolhidos conforme exigências do Ministério da Saúde e é obrigação da unidade de saúde desenvolver ações educativas com foco no treinamento do quadro de funcionários do hospital, de acordo com a demanda interna. 

Leia mais:  Animais silvestres voltam ao habitat com ajuda do Corpo de Bombeiros Militar

A estudante de enfermagem do 10º semestre da UNIC Stéfany Karoliny Velho faz estágio no HRSinop e diz que a gestão que oferece esses tipos de treinamentos no local de trabalho é de suma importância, pois todos ganham: o profissional que se qualifica e o paciente, que recebe um tratamento cada vez mais especializado.   

Informação e mudança de hábitos

Com mais acesso às informações importantes da rotina hospitalar, a equipe de Educação Continuada acredita que, consequentemente, há mudanças culturais. “O processo de educação hospitalar é fundamental porque desperta consciência e interesse nos colaboradores em conhecer e aprender mais sobre o próprio ambiente de trabalho”, disse a farmacêutica clínica Veridiana Schisler

“Para o meu setor e acredito que para todos, isso só fortalece a cultura do conhecimento, busca a conscientização da prática de bons hábitos, no âmbito da farmácia e ressalta ainda mais a importância da dispensação correta do medicamento, no horário certo, fazendo uso das boas práticas de dispensação, buscando garantir o uso seguro e racional do medicamento”, completa a farmacêutica.

A coordenadora do serviço de hotelaria do HRSinop, Flávia Dockhorn Rodrigues,  afirma que as ações de capacitação são a melhor forma de incentivar e proporcionar o ensino das rotinas hospitalares. “Quando temos educação permanente e somos informados sobre tudo o que acontece conforme exercemos nossas funções, e isso também é válido para nós que somos coordenadores, é automático buscar melhorar sempre a qualidade da assistência ofertada aos nossos pacientes. Com uma equipe multidisciplinar bem orientada, atualizada, sempre vamos inovar o nosso atendimento”, finaliza.

Leia mais:  Sema resgata 12 tartarugas nas Regiões do Araguaia e do Xingu; 8 pessoas foram presas

Treinamentos já realizados

Além dos Indicadores de Infecção Hospitalar e as Medidas de Controle de infecções por microrganismos multirresistentes, a Educação Continuada do HRSinop já abordou os seguintes temas: normas e rotinas da instituição, orientações sobre aspectos de segurança do trabalho, ações e controle de infecções hospitalares, segregação do lixo dentro do ambiente de trabalho, informações sobre o uso de controle de procedimentos antissépticos e saneantes, uso adequado dos diversos antissépticos e uso dos saneantes domissanitários, informações para ambientação, ações de controle de infecções, lavagem correta das mãos, medidas de prevenção de controle de infecções, informações sobre tipos de acidentes de trabalho, medidas de prevenção de doenças operacionais, uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPI). 

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Novo gestor de Chapada troca todos os secretários e traz ex-prefeito na equipe

Publicado

O novo prefeito de Chapada dos Guimarães (67 km ao norte de Cuiabá), Osmar Froner (MDB) anunciou a equipe de secretários que irá compor sua gestão, com a troca de todos os nomes do primeiro escalão. Entre os nomes anunciados está o ex-prefeito do município, Gilberto Mello.

Gilberto até chegou a apresentar a candidatura para a prefeitura, mas precisou ser substituído após ser barrado pela Lei da Ficha Limpa. Ele assume a Secretaria Municipal de Governo, um dos cargos mais importantes do secretariado.

Na Secretaria de Administração, o comando será do biólogo e bacharel em direito Marcos Soares Souza. Já a Secretaria de Planejamento e Orçamento é de responsabilidade do bacharel em história e pós-graduado em Gestão de Cidades, Aislan Sebastião Cunha Galvão.

A Secretaria de Finanças foi assumida pelo ex-vereador e técnico em contabilidade Dagoberto Garcia Belufi. A Educação será comandada pelo professor Benedito Antônio de Oliveira Lechner.

A pasta de Esporte e Lazer será gerida pelo empresário e líder comunitário Mauro José Conceição de Paula. A Secretaria de Saúde terá como gestora a enfermeira e ex-vereadora, Rosa Maria Blanco Manzano.

Leia mais:  Animais silvestres voltam ao habitat com ajuda do Corpo de Bombeiros Militar

Para a Assistência Social, o prefeito escolheu a bacharel em direito e ex-conselheira tutelar Fernanda Ferreira da Silva. Já a Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente tem como titular o publicitário e empresário Alexandre Parreira Severino.

 

Luis Carlos de Freitas, que é geólogo, economista e ex-prefeito de Chapada dos Guimarães, assumiu a Secretaria de Agricultura. E a Procuradoria Geral do Município fica a cargo da bacharel em direito Rosana Costa Itacaramby. (Com informações da assessoria)

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana