conecte-se conosco


Mato Grosso

Hospital Regional de Sinop participa do Outubro Rosa realizando diversas ações

Publicado

O Hospital Regional de Sinop aderiu à campanha ‘Outubro Rosa’ com diversas ações programadas, como realização de exames e palestras informativas em todas as enfermarias. A campanha, que tem por objetivo a prevenção do câncer de mama e colo de útero, é uma iniciativa da Comissão de Humanização do HRSINOP e é realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Atenção Primária em Saúde de Sinop.

São realizados exames de Papanicolau, que detecta doenças como HPV, câncer de colo do útero e sexualmente transmissíveis. As colaboradoras do hospital são encaminhadas para mamografias e as mulheres que frequentam o hospital são orientadas por estagiárias de enfermagem da Universidade de Cuiabá (Unic) sobre os exames da campanha e realização do autoexame das mamas.

No Hospital, o quadro de colaboradores é formado em sua maior por mulheres, que também são a maioria da população brasileira e maior clientela do Sistema Único de Saúde. De acordo com a coordenadora de programas estratégicos de saúde do município de Sinop, Moaby Ferreira, a campanha Outubro Rosa no Hospital Regional mostra que instituições envolvidas estão atentas à saúde dessas trabalhadoras.

“A Secretaria de Saúde do Município de Sinop está à disposição para atender toda população de mulheres que trabalham no setor de saúde e essa campanha é muito importante porque reflete também em nossos indicadores. A equipe do hospital foi muito flexível e organizada com tudo que foi solicitado para a realização da Campanha Outubro Rosa”, destaca.

Leia mais:  Inscrições abertas para a 4ª Corrida do Bope

A avaliação dos envolvidos na campanha é de que tabus estão sendo quebrados.

“O que a gente observa é que ainda há muito receio com relação aos exames. Mas nessa campanha, nós estamos abraçando essas mulheres em todos os sentidos, deixando-as a vontade para tirar todas suas dúvidas e, sobretudo, as parabenizamos por elas participarem dessa campanha tão importante”, completou Moaby Ferreira.

Assistência à colaboradora

A campanha Outubro Rosa foi organizada pelo hospital de acordo com a disponibilidade de horários de cada uma das colaboradoras. A técnica em enfermagem da Clínica Médica, Rose Mary de Souza Franco, de 49 anos, não fazia o exame preventivo há dez anos porque tinha medo.

“O exame expõe muito o nosso corpo e é natural sentirmos medo e vergonha. Confesso que eu não queria fazer, mas por ser aqui no hospital fiz questão de conhecer a equipe que iria me atender e sinceramente me surpreendi. Desde o primeiro momento me senti especial e segura no ambiente que está acolhedor e tranquilo. Faço questão de falar para todas minhas companheiras de trabalho. O hospital está de parabéns por essa campanha”, agradeceu.

Outra colaboradora que parabenizou a iniciativa é a auxiliar administrativa do faturamento Rafaela da Silva do Nascimento, de 29 anos. “O que eu achei especial nessa campanha foi a maneira que a equipe me atendeu. Antes de fazer o exame, a enfermeira fez algumas perguntas, nós conversamos bastante ela me deu várias orientações importantes sobre o cuidado com corpo, e tudo isso me deixou bastante a vontade e tranquila para realizar os procedimentos. Eu penso que quando você é recebido com atenção na saúde, por pessoas preparadas, tudo acontece de forma tranquila”.

Leia mais:  Ação policial encontra região que servia de desmanche de carretas em Diamantino

A assistente social Margarida Dias define como libertadora a campanha Outubro Rosa no hospital. “Eu realmente tinha muito medo e vergonha de passar por esses exames preventivos e penso que não sou somente eu. Mas, somos profissionais da saúde e temos que dar o exemplo às demais mulheres. O que me chamou a atenção foi a paciência em ouvir e a forma acolhedora das profissionais da saúde do município, me deixou com sensação de liberdade”.

Outubro Rosa nas enfermarias

O Outubro Rosa no Hospital Regional também atendeu a todas as pacientes e suas acompanhantes, em parceria com os estagiários de enfermagem da UNIC. Os alunos preparam material especial para abordarem a história da campanha Outubro Rosa e as orientações e patologias dos tipos de câncer que a campanha engloba.

Os estagiários se dividiram em duas turmas de seis alunos e passaram em todos os leitos da unidade, mostrando como fazer o autoexame das mamas. “Nós fizemos uma introdução sobre a campanha e explicamos para mulheres e homens as causas do câncer, sintomas e sinais, e nós ressaltamos aos pacientes e acompanhantes a importância da prevenção através dos exames e como fazê-los na rede pública de saúde do município”. Os resultados dos exames preventivos serão disponibilizados no prazo de 30 a 40 dias e serão entregues no hospital pela mesma equipe técnica.

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Novo gestor de Chapada troca todos os secretários e traz ex-prefeito na equipe

Publicado

O novo prefeito de Chapada dos Guimarães (67 km ao norte de Cuiabá), Osmar Froner (MDB) anunciou a equipe de secretários que irá compor sua gestão, com a troca de todos os nomes do primeiro escalão. Entre os nomes anunciados está o ex-prefeito do município, Gilberto Mello.

Gilberto até chegou a apresentar a candidatura para a prefeitura, mas precisou ser substituído após ser barrado pela Lei da Ficha Limpa. Ele assume a Secretaria Municipal de Governo, um dos cargos mais importantes do secretariado.

Na Secretaria de Administração, o comando será do biólogo e bacharel em direito Marcos Soares Souza. Já a Secretaria de Planejamento e Orçamento é de responsabilidade do bacharel em história e pós-graduado em Gestão de Cidades, Aislan Sebastião Cunha Galvão.

A Secretaria de Finanças foi assumida pelo ex-vereador e técnico em contabilidade Dagoberto Garcia Belufi. A Educação será comandada pelo professor Benedito Antônio de Oliveira Lechner.

A pasta de Esporte e Lazer será gerida pelo empresário e líder comunitário Mauro José Conceição de Paula. A Secretaria de Saúde terá como gestora a enfermeira e ex-vereadora, Rosa Maria Blanco Manzano.

Leia mais:  Ação policial encontra região que servia de desmanche de carretas em Diamantino

Para a Assistência Social, o prefeito escolheu a bacharel em direito e ex-conselheira tutelar Fernanda Ferreira da Silva. Já a Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente tem como titular o publicitário e empresário Alexandre Parreira Severino.

 

Luis Carlos de Freitas, que é geólogo, economista e ex-prefeito de Chapada dos Guimarães, assumiu a Secretaria de Agricultura. E a Procuradoria Geral do Município fica a cargo da bacharel em direito Rosana Costa Itacaramby. (Com informações da assessoria)

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana