conecte-se conosco


Mato Grosso

Governo destaca ações de enfrentamento à violência doméstica e familiar

Publicado

Os altos índices de violência contra mulher reforçam que ainda há muito a ser feito para garantir a segurança das vítimas. O assunto é uma das bandeiras defendidas pela primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, e vem ganhando espaço nos trabalhos desenvolvidos pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc).

Durante a audiência pública “Enfrentamento da violência familiar contra mulher: Juntos por uma rede estruturada de atendimento em Mato Grosso”, realizada pelo Poder Judiciário nessa sexta-feira (26.04), a secretária da Setasc, Rosamaria Carvalho, que representava a primeira-dama, ressaltou a importância das ações de combate a violência contra mulher.

Entre as ações que já estão em andamento a secretária Rosamaria elencou o início do atendimento psicossocial na atual delegacia da mulher. A previsão é que em maio uma assistente social e uma psicológica fiquem à disposição para um melhor atendimento às vítiumas.

“Além disto, a segunda frente de ação, liderada diretamente pela primeira-dama Virginia Mendes, diz respeito a conclusão das obras para implantação do Plantão 24 horas de atendimento aos casos de violência doméstica e familiar”, também pontuou a secretária durante o evento.

Leia mais:  UnB oferece 85 vagas em vestibular indígena

Recentemente, a primeira-dama realizou um evento beneficente e arrecadou mais de R$ 120 mil reais, que serão destinados para esta obra. O atendimento do Plantão 24 horas será onde antes funcionava o Cisc Planalto e agora funciona a 2ª Delegacia do Carumbé. No Plantão será feito acolhimento de mulheres e dos acompanhantes e o registro de ocorrências de crimes contra a violência doméstica e familiar.

AudiênciaPública

Durante a audiência pública foram discutidas medidas para a implementação de políticas públicas em prol enfrentamento dos crescentes e recorrentes casos de violência contra a mulher e, principalmente, contra o feminicídio no Estado.

Promovido pelo Poder Judiciário de Mato Grosso, o evento foi organizado pela Corregedoria-Geral da Justiça do Estado (CGJ-MT), pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar no âmbito do Tribunal de Justiça (Cemulher) em parceria com a Setasc e demais entidades do setor público.

A desembargadora Maria Erotides Kneip, que está à frente da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar no âmbito do Tribunal de Justiça (Cemulher), diz que vê este evento com muita esperança, já que é uma ação que pode gerar muitos bons frutos. “Fazer com que esses conselhos tenham voz, tenham vez, tenham constituição correta para poder, inclusive receber os fundos que podem ser destinados a eles”.

Leia mais:  Call Center da Sefaz passa a atender em novo horário

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Servidores realizam doações de brinquedos para crianças com deficiências

Publicado

por

Os servidores da Superintendência da Pessoa com Deficiência da Casa Civil promoveram neste ano o Natal Solidário para as crianças com deficiência do Instituto dos Cegos de Mato Grosso (Icemat). Cada servidor adotou uma cartinha e comprou um brinquedo para entregar a uma das crianças assistidas pela instituição. As doações foram entregues na manhã desta sexta-feira (13.12), data em que é celebrado o Dia Nacional do Cego.

A mãe do pequeno Juvenil, de 12 anos, Diana Lúcia Rondon, comemorou a ação. “É muito importante. Você vê a alegria no rosto de cada criança que recebe um presente. Por vezes, elas são discriminadas, e aqui não, aqui eles recebem atenção e carinho”, disse.

O casal Joice Gleibiane Santos e Ademir Pilatte, pais do Thomas, de 2 aninhos, também expressaram a alegria durante as doações. “É gratificante para nós pais e para o instituto também. Fico feliz que o meu filho desenvolveu bastante com a Instituição que hoje está presenteando e realizando um desejo tão esperado”, externou.

A entrega de brinquedos contou com a participação da superintendente das Pessoas com Deficiência da Casa Civil, Taís Augusta de Paula, que esteve no evento representando os servidores. Ela conta que a ideia da iniciativa surgiu com a intenção de realizar um Natal diferente. “Em anos anteriores a instituição mandava as cartinhas para os correios, que demorava muito para retornar e geralmente já tinha passado o natal, então resolvemos esse ano fazer essa parceria solidária”, disse.

Leia mais:  Governo e iniciativa privada trabalham juntos para retomada da ZPE

Conforme Taís, essa foi uma primeira experiência e a intenção agora é ampliar a ação. “Todas as crianças têm sonhos e desejos. Esse foi apenas um plano piloto. Esperamos que a Casa Civil junto a primeira-dama, Virginia Mendes e o Governo do estado possam levar esse trabalho para toda a rede estadual e organizações que atendam as pessoas com deficiência”, destacou.

O presidente do Icemat, Udeilson César de Arruda, disse que a iniciativa os ajudam a cumprir o papel de promoção dos Direitos Humanos, tornando o Natal das crianças mais feliz. “Essa ação mostra que as pessoas ainda são solidárias e estão preocupadas com o bem-estar do próximo. É muito enriquecedor para nós, ter esse tipo de parceria, até para estimular os alunos no estudo”, ressaltou

Para o presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede), Luiz Grassi, o evento é de extrema importância para as crianças que são atendidas na instituição. “Esse evento realizado em parceria contribui para o desenvolvimento dessas crianças, que para algumas esse é o primeiro presente recebido no ano. Qualquer presente simbólico torna a vida delas mais alegre ainda”, pontuou.

Leia mais:  UFMT capacita servidores penitenciários de unidades de Cuiabá

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Deixe sua Opinião

Como você define o governo de Mauro Mendes, até agora ?

Polícia

Mato Grosso

Entretenimento

Esportes

Mais Lidas da Semana